1 de março de 2019

Major League Soccer - Época Regular 2019 - 1ª Jornada

Com a chegada da MLS, chegou também a hora de retomarmos as nossas antevisões relativas a algumas partidas. Estes são os jogos que escolhemos para esta primeira jornada, mas encorajamos o leitor a acompanhar também os restantes!

2 de Março de 2019, 21:30 - MAPFRE Stadium, Columbus, OH



Após uma época sob o fantasma da possibilidade de deixar de existir - ou, mais concretamente, ser relocalizada para o Texas -, a equipa de Columbus procura continuar o seu sólido e ambicioso trajecto na MLS, agora sem Gregg Berhalter, o homem que liderou (com sucesso) este conjunto até ao fim da temporada anterior.

Para isso, os homens do Ohio tentarão entrar da melhor forma na competição, algo que não será fácil graças ao adversário que têm pela frente, os Red Bulls.

A equipa de Chris Armas já terá esquecido a malfadada final de conferência da época transacta e vai querer, desde cedo, assumir-se como candidata ao troféu máximo. Poderão enviar já uma forte mensagem ao ganhar em Columbus?



O ponto forte de Columbus é, tradicionalmente, o seu equilíbrio. Um conjunto que não está recheado de estrelas mas tampouco de jogadores fracos, os Crew mostram-se seguros e coesos, conseguindo dificultar a vida à maioria dos seus adversários. Era assim com Gregg Berhalter, e a tendência deverá continuar com Caleb Porter, ele que é um treinador com provas dadas.

Quanto aos Red Bulls, não mostram grandes alterações desde a temporada passada, pelo que a sua força deverá manter-se intacta. É necessário ressalvar, claro, que tal não é um dado garantido, especialmente se Chris Armas não corrigir alguns dos seus erros, mas acreditamos que a maturidade desta equipa permitirá que se mostrem a bom nível.

Relativamente ao jogo, esperamos equilíbrio e ambição por parte dos Crew e alguma cautela e solidez defensiva do lado da turma nova-iorquina, que, aliás, se mostrou à vontade com essa forma de jogar desde que Chris Armas assumiu o comando da equipa.



Favoritismo caseiro para Columbus, especialmente se Caleb Porter mantiver a competência que demonstrou na sua passagem pelos Timbers. Contudo, caso os Bulls se mostrem ao nível da época anterior, serão um adversário complicado.


Jogo equilibrado com algum pendor para uma vitória de Columbus. Um empate com também não será de descartar, pelo menos tendo em conta os conjuntos da época anterior. -2,5 golos poderá ser algo a considerar caso as equipas se mostrem reticentes em arriscar demasiado.





3 de Março de 2019, 03:00 - Centurylink Field, Seattle, WA



Cincinnati estreia-se na MLS com um teste nada amigável, uma visita a um dos terrenos mais complicados da competição. Falamos, claro, do recinto dos Seattle Sounders, local onde conseguir uma vitória nunca é fácil para as formações visitantes, sendo que algumas delas - e nem todas muito abaixo do nível da equipa da casa - acabam mesmo goleadas. 

Pensar-se-ia numa vitória dos Sounders, mas tendo em conta a novidade que é este recém-chegado adversário, será a partida assim tão simples para os homens da casa?



Para este encontro é necessário considerar alguns pontos.

Em primeiro lugar, trata-se da 1ª jornada de uma competição que tem como característica alguma volatilidade de ano para ano - ou seja, nem sempre aquilo que ocorreu na temporada transacta serve como indicação daquilo que iremos ver na época que agora inicia.

Seguidamente, é inevitável não falar da tendência dos Sounders para arrancar a temporada de forma lenta, sentindo algumas dificuldades em obter resultados durante os primeiros meses. No entanto, apesar de tal, esta equipa continua a revelar-se complicada de bater, especialmente em frente ao seu próprio público.

Em terceiro e último lugar, Cincinnati. A recém-chegada equipa possui um plantel com jogadores de créditos firmados nesta competição, podendo ter argumentos para baralhar muitas contas com o decorrer da época. Deve dizer-se, no entanto, que é difícil saber o que esperar de um conjunto de jogadores que não têm o entrosamento nem as rotinas de outros grupos - podemos estar perante uma equipa pronta a surpreender desde o 1º dia, como também podemos estar prestes a observar uma época de plena irrelevância.

Contudo, não esperamos ver a equipa de Cincinnati a atacar de forma desenfreada em terreno hostil, especialmente contra um adversário que quererá reavivar o ritmo evidenciado na recta final da época passada. Se jogadores como Ruidíaz e Lodeiro entrarem com o pé direito nesta nova aventura, os forasteiros terão um dificílimo teste defensivo em mãos. Da mesma forma, Seattle não deverá ignorar o potencial perigo que o seu adversário representa.



O favoritismo está do lado dos Sounders, pelo menos em teoria. Contudo, este conjunto de Cincinnati parece, à primeira vista, ter argumentos para complicar os jogos aos seus adversários. O desenrolar da época confirmará (ou descartará) a validade desta afirmação.



Sendo o primeiro jogo da época, recomendamos alguma precaução nas apostas. Acreditamos, no entanto, que os Sounders poderão vencer e que Cincinnati poderá marcar pelo menos um golo. Ruidíaz poderá assinar o seu nome na lista de marcadores. +2,5 golos poderá ser uma possibilidade em caso de domínio atacante por parte dos Sounders.





3 de Março de 2019, 23:00 - Audi Field, Washington, D.C.



Depois de conseguir uma segunda metade de 2018 quase perfeita, a equipa da capital norte-americana desejará trazer a mesma forma para 2019. Cautela, no entanto, pois mesmo com Rooney e Acosta em boa forma e Arriola a mostrar-se a bom nível, os comandados de Ben Olsen não vão ter o eterno conforto do Audi Field, local onde jogaram quase toda a segunda parte da época. 
Como irá a equipa responder ao regresso ao calendário habitual? Conseguirão ombrear com uma equipa de Atlanta que se apresenta neste novo ano sem, aparentemente, perder grande parte das suas armas?



A forma caseira de D.C. evoluiu favoravelmente assim que Wayne Rooney se adaptou à sua nova realidade, mas resta saber como serão as coisas na temporada que agora começa. Embora algumas alterações tenham sido operadas a nível de plantel, as linhas mais recuadas da equipa da casa continuam a não inspirar a máxima confiança, mesmo não se olhando para elas como se olha para uma peneira. Eficácia atacante e atenção na defesa serão necessárias para vencer este jogo, mesmo caso a equipa visitante não se mostre ao nível de um vencedor da MLS Cup.

Vencedores esses que, julgando pela qualidade do plantel, terão todas as hipóteses de revalidar o título. É verdade que Almirón saiu, mas entrou Pity Martínez e as outras grandes estrelas da companhia acabaram por ficar em Atlanta, o que dá a Frank de Boer um plantel que fará inveja à maioria dos outros treinadores neste campeonato. 

E é neste ponto, o treinador, sobre o qual cairão todos os olhares. A qualidade do plantel não precisa de reparos, como dito anteriormente, mas o homem do leme não foi feliz nos seus últimos projectos mais visíveis. O estilo atacante, tradicionalmente holandês, poderá ser uma interessante adição à MLS, mas desatenções defensivas poderão ser fatais para as ambições de de Boer. Resta-nos aguardar para ver qual a abordagem tomada por esta antiga glória da laranja mecânica.



A superioridade do plantel de Atlanta é inquestionável, mas o factor de Boer levanta algumas dúvidas em relação ao que poderá acontecer. D.C. poderá e deverá querer aproveitar algum desencontro dos jogadores adversários com uma potencial nova abordagem ao jogo.



Pelo que foi referido na secção de prognóstico, recomendamos live betting. No entanto, para os mais ousados, apostar numa possível vitória de D.C. poderá ser algo a considerar.

Sem comentários:

Enviar um comentário