6 de abril de 2019

Major League Soccer - Época Regular 2019 - 6ª Jornada (Antevisão)

Chegada a 6ª jornada, começa a ser possível identificar alguns padrões em algumas equipas, assim como se começa a desenhar o possível futuro de algumas delas. Juntem-se a nós para mais um conjunto de jogos da competição máxima do futebol norte-americano!


Sábado, 6 de Abril de 2019, 20:00 - Audi Field, Washington, D.C.



História principal: A melhor defesa da MLS recebe o melhor ataque, naquele que é o grande destaque da 6ª jornada da Major League Soccer.

Com ambas as equipas a liderar as respectivas conferências, conseguirá alguma delas superiorizar-se neste encontro ou estaremos perante um inconclusivo braço de ferro?


Ponto de vista: Los Angeles será, por certo, a equipa mais emocionante, mas isso, só por si, não garante vitórias, muito menos em casa de uma equipa que parece dar continuidade ao trabalho da época passada e tenta posicionar-se como forte candidata ao post-season.

Com uma defesa, até ver, segura, e beneficiando da vantagem de jogar em casa, D.C. poderá abordar este jogo com alguma confiança, ainda que acreditemos que Ben Olsen está consciente do valor do adversário e evitará que a sua equipa entre em campo como se o adversário fosse um conjunto de fundo de tabela. Antevemos D.C. a entrar de forma forte, tentando definir o ritmo da partida, mas sem aventuras ofensivas demasiado arriscadas.
E se podemos pensar em Rooney, Acosta ou Arriola como fundamentais para o sucesso ofensivo da equipa da capital, a linha defensiva - geralmente composta por Mora, Brillant, Birnbaum e Jara - será posta à prova e terá que estar à altura do desafio, pois os californianos, apesar da enorme deslocação, não estão em Washington para perder.

Consciente do potencial perigo que será jogar em D.C. após uma viagem extremamente longa, Bob Bradley não deverá instruir os seus jogadores da mesma forma que o fez para o jogo que resultou na demolição de San Jose. Se é verdade que LAFC é uma equipa que gosta de atacar e faz da força ofensiva uma espécie de imagem de marca, também é verdade que fazê-lo aqui poderia ter um resultado indesejado. Assim sendo, enquanto acreditamos que os californianos não irão abdicar totalmente do seu estilo, a sua abordagem inicial deverá ser mais cautelosa, aproveitando erros e procurando espaços por onde jogadores como Carlos Vela possam fazer estragos.
Do outro lado do campo, Beitashour e companhia também não deverão ter vida fácil.

Se ambas as equipas jogarem ao seu melhor nível, estaremos perante um excelente jogo que poderá decidir-se nos detalhes.


Prognóstico: Parece-nos uma partida que pode pender para qualquer uma das equipas. Atribuímos um ligeiro favoritismo a D.C. pelo factor casa e pelo peso da deslocação feita por LAFC, mas nenhum resultado é de descartar totalmente, sendo que um empate com golos é de uma probabilidade razoável.


Sugestões de aposta: -3,5 Golos com golos para ambas as equipas parece-nos ser uma aposta segura, assim como ter em consideração Rooney e Acosta, do lado de D.C. e Vela e Diomande, do lado de LAFC, no que respeita a nomes na lista de marcadores. Quanto ao jogo em si, a melhor estratégia talvez seja mesmo live betting.



Domingo, 7 de Abril de 2019, 00:30 - Orlando City Stadium, Orlando (FL)


História principal: Duas das piores equipas da temporada passada, Orlando e Colorado entraram na nova época com ambições renovadas - a forma como mexeram nos plantéis indica isso mesmo, que existe um desejo de esquecer o ano anterior.

Se Orlando parece estar, de facto, melhor, os Rapids, apesar da adição de qualidade ofensiva e evolução no seu jogo, continuam a ter problemas em conseguir pontos, e esta deslocação à Florida não se afigura como a melhor forma de o fazer.


Ponto de vista: Como já dissemos anteriormente, ambas as equipas trataram de resolver alguns dos seus problemas a nível de plantel. Orlando fez algumas contratações, uma delas bastante ambiciosa, enquanto os Rapids rechearam a equipa de opções atacantes, algo que não possuíam em grande número na época transacta.

A equipa da casa vai acertando o passo e ganhando alguma confiança, pelo que deverão encarar esta partida com algum optimismo, como uma oportunidade para estabilizar. Dito isto, um deslize poderá ter graves consequências anímicas, pelo que Orlando não pode descuidar-se e pensar que o encontro está ganho. Uma equipa atacante mas com algumas precauções é o que esperamos, com especial ênfase na procura de espaços cedidos pelos Rapids, essa que parece ser uma das suas fraquezas.

Sabendo aquilo que os espera e no rescaldo da goleada sofrida às mãos de Houston (muito em parte, precisamente, pelo excesso de espaço cedido a jogadores chave do adversário), os Rapids talvez se contentem com um jogo para o empate, optando por tentar conter a ofensiva de Orlando e esperando que Kamara ou Rubio (este ainda em dúvida) possam aproveitar uma rara oportunidade e gelar o Orlando City Stadium.
Continuamos a acreditar que estes Rapids têm qualidade para fazer mais e melhor do que em 2018, mas não o deverão conseguir enquanto não existir maior acuidade táctica.


Prognóstico: Vitória caseira para Orlando. Os Rapids não deverão ser grande ameaça, mas não é demasiado mencionar que poderão causar alguns problemas se conseguirem, finalmente, mostrar acerto táctico.


Sugestões de aposta: +2,5 golos parece ser um bom mercado a explorar, assim como +1,5 golos para a equipa da casa. Dwyer e Nani serão os nomes mais prováveis para a lista de marcadores. Para os apostadores mais aventureiros, Kamara pode ser outra das opções no que respeita a golos marcados.



Domingo, 7 de Abril de 2019, 00:30 - Talen Energy Stadium, Chester (PA)


História principal: Se no jogo anterior falámos de duas equipas que se reforçaram para apagar a má imagem deixada na época anterior, agora temos duas equipas que pretendem manter o nível atingido anteriormente ou até mesmo ultrapassá-lo, mas cada uma com a sua própria abordagem.

Philadelphia optou por arrumar a casa e reforçar-se de forma mais cirúrgica, tendo conseguido Fabián, um jogador que já provou ser capaz de fazer a diferença, e operando algumas adaptações tácticas que parecem começar a dar resultado.

Já os Texanos deixaram sair alguns nomes que já eram sinónimos de FC Dallas, como Ulloa e Urruti, mantendo a sua vontade de apostar em homegrown players e escolhas do draft. As contratações de Bressan e Bryan Acosta acrescentam, também, qualidade a esta nova equipa de Dallas.

Com ambas as equipas a atravessar um momento positivo, poderemos estar perante uma boa partida e, quem sabe, estar também a olhar para uma das equipas que poderá surpreender em fases mais tardias da temporada.


Ponto de vista: Os Union não são uma equipa a ignorar, comecemos por dizer isto. O seu plantel mostra-se mais equilibrado do que era antes e possui qualidade em sectores chave, ainda que Medunjanin nem sempre pareça estar à altura da tarefa, algo que Dallas pode querer aproveitar.
Jogando em casa, parece-nos óbvio que os anfitriões quererão dar continuação ao bom momento de forma e tentar encostar os texanos às cordas. Uma abordagem ofensiva e com intuito dominante parece-nos o cenário mais provável.

Sabendo isso mesmo, Dallas deverá tentar, numa primeira fase, tentar conter o ímpeto da equipa da casa, para se colocar mais à vontade assim que o ritmo dos anfitriões abrande ligeiramente. Não deverão entrar para este jogo com uma obsessão pelo domínio dos acontecimentos, mas a vitória estará nas suas cogitações e, sendo a equipa equilibrada que são, têm todas as qualidades para o conseguir.


Prognóstico: Um jogo um tanto incerto. Ambas as equipas parecem um pouco próximas uma da outra, e se Philadelphia possui a vantagem caseira, também existe o factor Medunjanin e a possibilidade de algum desacerto táctico. Um empate não é de descartar, mas deverá ser um encontro em que o resultado poderá favorecer qualquer uma das equipas.


Sugestões de aposta: Live betting poderá ser uma boa opção para esta partida. Quanto a golos, +2,5 golos, com golos para ambos os conjuntos, poderá ser uma opção a explorar, assim como tentos para Fabián ou Accam, do lado de Philadelphia. Do lado texano, será uma boa ideia ter em consideração Pomykal ou Barrios.



Outros encontros de interesse


Domingo, 7 de Abril de 2019, 01:00 - Avaya Stadium, San Jose (CA)


História principal: Portland fez, frente aos Galaxy, um dos seus melhores - ou até mesmo o seu melhor - encontros desta temporada, apesar da derrota. Já os Earthquakes preparam-se para bater mais um recorde negativo, estando muito perto de conseguirem o pior arranque de sempre na história da MLS. 

É certo que jogam em casa, mas, para os Quakes, isso talvez não signifique muito.


O que deverá acontecer: Portland, mostrando a mesma vontade e capacidade que evidenciaram frente aos Galaxy, deverão vencer o jogo de forma tranquila. Não nos parece que seja um 0-5, como conseguiu a equipa de Bob Bradley, mas uma vitória forasteira é o cenário mais provável.


O que não deverá acontecer: A julgar pelo que se tem visto de San Jose, e pela intransigência do seu treinador, que afirma não mudar o estilo de jogo por nada deste mundo, a equipa da casa não deverá fazer uma exibição muito inspirada. É muito provável que nem sequer consigam pontuar.



Domingo, 7 de Abril de 2019, 03:00 - Centurylink Field, Seattle (WA)


História principal: Os Sounders, que entraram a toda a velocidade nesta edição da MLS, foram obrigados a abrandar ligeiramente na última jornada, tendo empatado a zero com os Whitecaps, seus rivais de longa data.

Com vontade de deixar esse resultado para trás, nada parecerá mais simples do que vencer uma equipa de Salt Lake que, na actual época, se mostra um pouco indisciplinada e com dificuldades em impor o seu estilo de jogo.

As vitórias nunca estão garantidas, é certo, mas este encontro promete ser bastante complicado para a formação visitante.


O que deverá acontecer: A vitória de Seattle, possivelmente por 2 ou mais golos. Não fosse o futebol ser cheio de surpresas, diríamos mesmo que a vitória caseira dos Sounders poderia ser inevitável. Olhando também para o registo disciplinar, não é de todo arriscado imaginar que Salt Lake possa acabar a partida a jogar com 10 jogadores.


O que não deverá acontecer: Uma vitória de Salt Lake. Se a equipa de Mike Petke, na temporada anterior, era perigosa em casa mas desastrosa nos jogos fora, esta época parece ter preferido a consistência e mostra-se atrapalhada em qualquer terreno. A não ser que exista um pouco provável volte-face, Salt Lake não deverá conseguir qualquer ponto num terreno tradicionalmente complicado.

Sem comentários:

Enviar um comentário