31 de julho de 2018

J-League - 19ª Jornada - Antevisão


Gomen, Gomen, temos falhado um pouco no que toca à J-League, nós sabemos, mas não venham atrás de nós com tochas e vários tipos de utensílios agrícolas, não temos culpa de os Japoneses serem estranhos em tudo e mais alguma coisa!

Findada a missão de atirar as culpas para cima do extraordinário povo japonês, voltamos à nossa rotina habitual e oferecemo-vos uma pequena antevisão de algumas partidas que vão ter lugar já esta quarta-feira! Ao contrário de alguns políticos, não vamos prometer que tudo vai acontecer como previsto, até porque está provado que esta competição é demasiado volátil para se ter grandes certezas. 

Nota: Dada a já mencionada tendência da J-League para ser algo volátil no que toca a resultados, a nossa recomendação principal para apostadores é que, se possível, façam live betting nesta competição.


Kashima Antlers vs FC Tokyo

(1 de Agosto, 11:00 - Kashima Soccer Stadium, Kashima)


História principal: Os Antlers continuam a sua série de jogos sem beneficiar de um descanso semelhante ao de outras equipas, algo que, apesar de tudo, não tem tido um impacto demasiado negativo nos resultados desta formação, mostrando-se mais capaz do que durante a primeira parte da época. É certo que esta situação acabará por ter as suas consequências, mas, para já, Kashima parece conseguir lidar relativamente bem com o problema.
A equipa visitante chega a este encontro após uma derrota frente ao V-Varen Nagasaki, algo um pouco surpreendente dado a posição que ocupam. Como já vimos, no entanto, esta liga é fértil em situações destas, pelo que não pode ser considerado totalmente chocante.

O nosso ponto de vista: Estamos perante duas equipas que estão entre as melhores da liga desde o reatamento da mesma, apesar das diferenças evidenciadas antes da pausa para o mundial. 
Prevemos um jogo de gestão para a equipa da casa, que poderá pretender conservar energias e jogar de forma mais contida e pragmática frente a este FC Tokyo, tentando manter a posse de bola sempre que possível, de forma a definir um ritmo de jogo que lhe seja conveniente.
O FC Tokyo tudo fará para contrariar essa situação e rectificar a derrota do fim de semana, tentando ir para cima do seu adversário assim que este mostre algumas fragilidades. Tentarão, também, tirar partido de algum cansaço que a equipa anfitriã possa acusar, especialmente em fases mais adiantadas da partida.

Prognóstico: Estranhezas desta liga à parte, não imaginamos FC Tokyo a perder esta partida. A nossa opinião tem como base o facto de a equipa da casa estar com o calendário sobrecarregado e uma corrida desenfreada nesta partida poderia deitar tudo a perder em jogos futuros. Mesmo sendo um jogo caseiro, não imaginamos os Antlers a ficarem muito insatisfeitos com um empate. +1,5 folos para FC Tokyo poderá ser, também, um mercado a ter em conta.

Notas de Interesse e Curiosidades

  • Kashima não perde há 4 jogos.
  • Nos últimos 5 encontros entre as duas equipas, Tokyo venceu por 3 vezes, enquanto Kashima apenas conseguiu um triunfo.
  • FC Tokyo dá-se bem fora de portas, tendo perdido apenas 2 de 8 encontros realizados como equipa visitante.

Cerezo Osaka vs Vissel Kobe

(1 de Agosto, 11:00 - Kincho Stadium, Osaka) 


História principal: Uma partida entre uma equipa que mostra bom futebol mas tem problemas na concretização e um conjunto que, ultimamente, não tem mostrado ser grande ameaça para os seus adversários.
A equipa visitante, o Vissel, já mostrou que tem qualidade e potencial para causar problemas a qualquer um, especialmente em tempos mais recentes, mas a sua tendência para perdoar no momento da verdade acaba por deitar por terra boas exibições que este conjunto consegue fazer.
Do lado da casa temos a formação do Cerezo, que é um claro exemplo do efeito negativo que uma pausa pode ter, não tendo vencido qualquer jogo desde que a competição foi retomada. Talvez alguém deva dizer a esta equipa que as férias de verão já acabaram, ou arriscam-se a destruir tudo o que conseguiram na primeira parte da temporada.

O nosso ponto de vista: A equipa da casa precisa de uma wake-up call com urgência, pois falta, claramente, confiança aos jogadores. Uma reavaliação de estratégias também não é de descartar, pois os adversários não têm tido grandes dificuldades nos últimos jogos em que defrontaram este conjunto.
Cientes disso mesmo estarão os jogadores e equipa técnica do Vissel, que não hesitarão em aceitar um convite do Cerezo para controlar o jogo e criar oportunidades de golo. Uma vitória forasteira poderá depender muito da resolução dos problemas de finalização que a equipa evidencia.

Prognóstico: Com base no que temos visto, não é fácil ver a equipa do Vissel perder este encontro. É verdade que o Cerezo não está perto dos primeiros lugares por mero acaso, mas a sua forma actual é muito fraca, e talvez não seja fácil voltar aos velhos tempos de um dia para o outro. Prevemos um jogo com alguns golos, sendo o mercado de +2,5 golos algo que pode ser explorado.

Notas de Interesse e Curiosidades

  • Kobe não regista nenhum empate nos seus últimos 6 encontros.
  • A equipa anfitriã não venceu nenhuma das suas últimas 4 partidas.
  • Nas últimas 5 partidas disputadas entre estas duas equipas, o histórico sorri ao Cerezo, com 3 vitórias face a 1 do seu adversário.


Yokohama F. Marinos vs Sanfrecce Hiroshima

(1 de Agosto, 11:30 - NHK Spring Mitsuzawa Football Stadium, Yokohama)




História principal: Neste encontro defrontam-se os actuais líderes da competição, o Sanfrecce Hiroshima, e aquela que é uma das equipas mais curiosas da liga, os F. Marinos. Se Hiroshima é, por norma, um exemplo de organização e segurança, Yokohama é precisamente o contrário, jogando de uma forma que chega a lembrar as peladinhas que as crianças jogam por essas ruas fora, onde defender é palavra que não existe no dicionário. Isso, claro está, é evidente nos resultados da equipa da casa, e dificilmente será diferente nesta partida. Questionamo-nos, no entanto, acerca do efeito que a inesperada derrota de Sanfrecce frente a Urawa poderá ter na formação visitante.

O nosso ponto de vista: Estaremos perante um jogo que poderá ser resumido como coração vs cabeça, isto se ambos os conjuntos se mantiverem fieis à sua forma de jogar habitual. 
Sanfrecce chegará a Yokohama com toda a vontade de atirar a derrota frente a Urawa para o passado e mostrar que tal não passou de um percalço, vencendo a partida e mantendo a sua distância para os perseguidores. Não antevemos grandes mudanças no habitual estilo desta equipa, que deverá optar por um jogo baseado em posse de bola e ataques pelos flancos, fazendo por manter um bloco defensivo compacto.
Do lado da casa, Yokohama também não deverá proceder a grandes alterações, até porque não parece ser uma equipa que saiba jogar de forma defensiva. Partirão para o ataque na esperança de apanhar o adversário desprevenido e assim conseguirem construir uma vantagem confortável enquanto este se recompõe. Se isso foi possível frente ao Vegalta (2-8), não estamos assim tão certos que seja possível neste encontro, até porque essa mesma estratégia resultou numa pesada derrota por 5-2 no terreno do FC Tokyo.
O Sanfrecce tem aqui uma boa oportunidade para somar mais 3 pontos na sua luta pelo título.

Prognóstico: Em condições normais (alerta J-League), Hiroshima deve vencer. Talvez não seja uma vitória fácil, mas são uma equipa mais forte que os F. Marinos. No entanto, seja qual for o caso, algo que é practicamente certo é a existência de golos. A julgar por encontros anteriores nos quais a equipa de Yokohama está envolvida, +2,5 golos é um mercado quase obrigatório.

Notas de Interesse e Curiosidades

  • Apesar da derrota (1-4) frente a Urawa, o Sanfrecce continua a ter o melhor registo defensivo da J-League.
  • Do outro lado, apenas Nagoya possui um registo defensivo inferior ao dos F. Marinos.
  • Curiosamente, e apesar do seu 13º lugar, o melhor registo ofensivo da competição pertence mesmo à equipa da casa, com 33 golos marcados.

MLS - 22ª Jornada - Resumo


Montreal Impact 1-2 Atlanta United




Ver partidas atrasadas por questões climatéricas já começa a tornar-se um hábito. Por volta do intervalo deste encontro, o céu canadiano brindou-nos com uma borrasca digna de respeito, causando um atraso superior a uma hora. Felizmente (para nós também), esse atraso acabou por ter poucas consequências nos 45 minutos de jogo que se seguiram, cumprindo-se a previsão que apontava Atlanta como equipa favorita a vencer. 
Assistimos a uma partida interessante, com ambas as equipas a ter os seus momentos e oportunidades de parte a parte, sendo que essas foram melhor aproveitadas pela formação forasteira. Martínez foi o autor dos 2 golos de Atlanta e continua imparável, enquanto Piatti realçou a sua importância para o conjunto canadiano ao fazer o tento de honra para a equipa da casa.
Termina assim a série vitoriosa de Montreal no seu estádio, sendo que Atlanta aumenta para 7-2-2 o seu registo como visitante, algo bastante impressionante tendo em conta as características desta competição.


New York Red Bulls 2-3 Columbus Crew 



Há sempre alguém que te diz: Tem cuidado! Pois bem, essa mensagem não foi entregue a Chris Armas nem à sua equipa dos Red Bulls, que voltou a fazer uma primeira parte digna de obrigar qualquer adepto a mudar de canal e virar a sua atenção para programas de culinária...ou qualquer coisa que não fosse o conjunto das bebidas energéticas. Tenha sido por excesso de confiança ou por não esperar uma mudança táctica e entrada tão forte de Columbus, o que é certo é que os Bulls ficaram a ver jogar durante os primeiros 45 minutos, chegando ao intervalo a perder por uns esclarecedores 0-3 (Mensah, 7' - Mullins, 24' - Davis (AG), 31').
Mas se a equipa de Armas nos tem habituado (excepção feita ao encontro frente a D.C.) a primeiras partes fracas, também nos tem mostrado que ninguém consegue aguentar os seus demolidores segundos tempos, pelo menos até aqui. Os Red Bulls melhoraram consideravelmente na segunda parte, com os recém-entrados Wright-Phillips e Kaku a disponibilizarem os seus talentos para virar completamente o rumo do jogo, precisando de apenas 24 minutos para reduzir a desvantagem para 2-3 (Mensah (AG), 50' - Royer, 69'), colocando os Crew entre a espada e a parede até ao final da partida. Mas como se diz por essas terras, não se pode ter tudo, e a formação visitante acabaria por aguentar o resultado até ao apito final. 
Uma vitória memorável e importante para uma equipa de Columbus que vê os seus adeptos lutar para prevenir uma relocalização do franchise. Já os Bulls, era uma questão de tempo até as suas fracas entradas colocarem a equipa numa situação da qual não conseguiria sair. Resta saber se continuarão assim ou se usarão esta derrota como catalisador para acabar com o problema de uma vez por todas.


Sporting Kansas City 2-3 FC Dallas 



Há problemas no paraíso, e bem sérios. Numa liga como esta é sempre arriscado fazer uma afirmação deste calibre, é certo, mas a situação piora a cada jornada. Onde estás, SKC? Que é feito daquele conjunto que, há cerca de 40 dias, se encontrava numa excelente posição e se assumia como um forte candidato a vencer a sua conferência? No meio de especulação relativa a jogadores afastados pelo treinador por, supostamente, não se aplicarem ao máximo em campo, questões disciplinares ou mesmo azar, ninguém sabe.
O que sabemos é que esta equipa foi, mais uma vez, derrotada, e logo por uma equipa que, apesar da sua inegável qualidade, não vencia neste terreno desde os tempos em que Barack Obama ainda era presidente.
Talvez pareça que Dallas foi uma equipa superior e encostou SKC às cordas durante toda a partida, mas não, não foi isso que aconteceu. Tal como em outros encontros recentes, Kansas City mostrou-se como a formação mais rematadora e com mais posse de bola, mas falhando demasiado nos momentos defensivos - algo que não se pode fazer frente a um FC Dallas. A fraca pontaria dos jogadores da equipa da casa, que viu algumas das suas melhores chances sair dos pés de Zusi, um lateral-direito, também contribuiu para um desfecho negativo.
Dallas consegue aqui um resultado do qual se pode orgulhar, tendo aproveitado as fragilidades do adversário ao máximo, mostrando um pragmatismo e frieza dignos de um conjunto que quer lutar pela MLS Cup. Kansas City, no entanto, tem que fazer soar os alarmes de calamidade e trazer ordem à casa, isto se pretendem que esta série negativa não passe mesmo disso, uma série.


Seattle Sounders 3-1 New York City FC 



Tudo tem um fim, e a sorte não é excepção. Tal como aconteceu ao seu grande rival, NYCFC viu posto um ponto final na sua recente série de vitórias em jogos-menos-bem-jogados, ao sofrer uma derrota por 3-1 às mãos dos Sounders. Nada que não fosse imprevisível, até porque a equipa de Seattle é tradicionalmente forte no seu reduto e joga com índices de confiança renovados.
Os primeiros momentos da partida decorreram sem registo de grandes acontecimentos, com ambas as equipas a jogarem de forma algo cautelosa e pouco amiga do entretenimento, o primeiro golo apareceria aos 36 minutos, por Roldan. Após um período em que os visitantes se revelaram um pouco mais perigosos, chegando mesmo a enviar uma bola à trave, seria a formação da casa a chegar à vantagem, resultado que não se alteraria até ao intervalo.
A segunda parte não foi muito diferente, sendo que os Sounders precisaram de apenas 6 minutos para fazer o 2-0, quando um passe de Shipp encontrou Svensson e este disparou para o fundo das redes, a cerca de 30 metros de distância. A tranquilidade de Seattle seria abalada algum tempo depois, quando Medina (68') aproveitou da melhor forma a letargia da defesa dos Sounders, fazendo o 2-1. A partida estava relançada, mas seriam os homens da casa a mostrar superioridade e a matar o jogo, aos 86 minutos, através de um golo de Harry Shipp. Holy Shipp, cantava-se nas bancadas, e com toda a razão, pois foi ele um dos homens chave nesta vitória de Seattle, que parece estar a seguir a sua tradição e a começar uma recuperação galopante rumo aos playoffs. O tempo dirá se assim é, mas, para já, tudo indica que sim.
Domenec Torrent terá ficado a pensar no que pode mudar para melhorar o jogo da sua equipa. A qualidade está lá, é inegável, mas as exibições estão longe de convencer.


Outros encontros



Toronto FC 3-0 Chicago Fire: Os campeões voltaram?  A equipa de Toronto parece ter afastado os seus fantasmas e começa a recuperar terreno, desta feita com uma vitória caseira frente aos Chicago Fire. Será o regresso de um peso pesado ou apenas fogo de vista? As próximas jornadas servirão para tirar conclusões.

D.C. United 2-1 Colorado Rapids: D.C. consegue aqui uma importante vitória caseira frente a um dos seus rivais na luta pela fuga ao fundo da tabela. Poderemos ver mais alguns triunfos de D.C., fruto dos seus jogos caseiros, mas dificilmente poderemos esperar o mesmo de Colorado.

San Jose Earthquakes 0-0 Real Salt Lake: Um empate aborrecido numa partida que também não se revelou muito excitante e que pecou em oportunidades de golo. Os Quakes mostraram-se mais atacantes, mas o resultado não é totalmente injusto. Dada a sua situação, a equipa da casa não ficará muito insatisfeita por conseguir um ponto.

Vancouver Whitecaps 4-2 Minnesota United: O contrário do encontro acima mencionado. A fraca performance defensiva de ambos os conjuntos ajudou à festa de golos, mas o homem do momento foi mesmo Alphonso Davies, com uma exibição de fantástica qualidade. Apesar da derrota, Minnesota recebe nota positiva a nível atacante, tendo conseguido recuperar de uma desvantagem de 3 golos.

Portland Timbers 2-1 Houston Dynamo: Uma vitória justíssima dos Timbers, que dominaram a partida durante grande parte dos 90 minutos, sem permitir grandes veleidades ao seu adversário. Um bom regresso aos resultados positivos. 

Los Angeles Galaxy 4-3 Orlando City: Está visto que os Galaxy gostam de um bom desafio, tendo vencido mais uma partida após ficarem para trás no marcador. Ibrahimovic brilhou ao fazer dois golos. Destaque também para a exibição positiva de Orlando City, apesar da derrota.


Homem da Jornada



A escolha talvez pareça óbvia, ou talvez não. Com vários jogadores a fazerem excelentes exibições nesta jornada da MLS, escolhemos Alphonso Davies. O jovem canadiano foi instrumental na vitória da sua equipa frente a Minnesota, mostrando o porquê de o Bayern de Munique ter decidido avançar para a sua contratação.


29 de julho de 2018

Top 5 Small Forwards da Free Agency de 2018

Após análises às prestações da Summer League e aos casos mais marcantes desta off-season voltamos exatamente onde ficamos neste rescaldo da Free Agency. Naturalmente, continuando pela ordem que temos vindo a utilizar, o próximo objeto de análise é aquele que, normalmente, é designado como a posição mais atlética da liga. Falamos claramente dos Small Forwards.
Entre os nomes que se seguem temos um pouco de tudo. O absoluto topo da liga, a elite, um jogador em ressurgência, uma peça chave e um talento que tem vindo a ser desperdiçado. Diferentes situações que merecem diferentes pontos de vista. E sem mais demoras...

LeBron James



Nenhum outro homem consegue fazer o mundo do basquetebol parar como este. Nesta altura da sua carreira, já não resta dúvida nenhuma que o "King" é um dos dois melhores jogadores de sempre (para não dizer outra coisa). Apenas Michael Jordan pode estar na mesma frase que LeBron quando se avalia grandeza. Dito isto, pode compreender-se a magnitude da sua decisão.
Durante todo o ano a grande pergunta foi "Onde estará LeBron James na próxima época?". Uma pergunta que suscitava maior curiosidade do que qualquer outra. Philadelphia 76ers, Houston Rockets, o regresso aos Cavs e a certa altura até mesmo os San Antonio Spurs foram hipóteses faladas mas a verdade é que se confirmou o favoritismo da equipa de roxo e dourado e LeBron James é um Laker.
Quanto a como encaixa na equipa, é fácil dizer. É dono e senhor do Staples Center, sorry Clippers. Será, obviamente, o grande foco da equipa da cidade dos anjos e torna-os automaticamente em candidatos ao título (pelo menos naquele segundo patamar abaixo dos Warriors). Levantam-se questões sobre como será a evolução de Kuzma, Ingram e principalmente Lonzo Ball dado que as expetativas e a margem de erro são agora outras mas há uma certeza que até já foi dada por Magic Johnson: É LeBron e mais 4.


Paul George



Não tivessem DeMarcus Cousins e Isaiah Thomas deixado os seguidores da modalidade boquiabertos e esta seria a grande surpresa da Free Agency. Durante os últimos dois anos PG era dado como praticamente certo nos Los Angeles Lakers. O próprio jogador admitiu que esta era a sua vontade e quando se anunciou que a ESPN iria transmitir um mini-programa televisivo sobre a sua decisão parecia que era só mais uma das habituais manobras de marketing com Los Angeles como figura central. Maior que a minha surpresa só mesmo a cara de tacho de todos os fãs dos Lakers que, nos últimos 3 anos, garantiram que PG13 iria ingressar a equipa na Free Agency de 2018. Assim, "Playoff P" renovou contrato com os Oklahoma City Thunder para os próximos 4 anos. Num ano sem a instabilidade de Carmelo Anthony e com um banco melhorado veremos o que será destes OKC revigorados. Para já posso apenas tirar o chapéu, mais uma vez, a Sam Presti, líder da direção da equipa. Excelente negócio!


Tyreke Evans



Passando para outro jogador, quero começar por dizer que esta é a contratação mais subestimada desta Free Agency. Tyreke Evans é um jogador com quem a vida tem sido injusta. Nos Sacramento Kings, onde foi draftado, teve uma das melhores épocas de rookie da era moderna. A instabilidade dessa equipa, a sua saúde e o seu aproveitamento por parte de maioria dos treinadores que teve são o que se segue naquela que parecia continuar a ser uma triste história que nos deixaria a pensar no que poderia ter sido.
Uma época nos Memphis Grizzlies foi o suficiente para trazer de volta o Tyreke Evans que encantou audiências em 2009/2010. O papel de sexto homem, inicialmente, fez com que este se revigorasse e acabou por fazer um pouco de tudo dentro das 4 linhas.
O ex-rookie do ano assina agora com uma equipa que está a crescer e precisava urgentemente de uma melhoria na posição de Small Forward. Podendo ser titular ou liderar a segunda linha, não há dúvidas que Tyreke será uma grande mais valia para uma equipa que será ainda melhor este ano.


Trevor Ariza



É caso para dizer que Ariza leva o saco do pai Natal. Como os meus leitores mais assíduos devem saber, eu não me canso de dizer que estes Houston Rockets de D'Antoni estão a mudar o jogo de basquetebol e são absolutamente revolucionários. Ariza encaixava perfeitamente na ideia do jogo exterior, no entanto, era uma peça chave porque dava aquele extra à equipa que falta em muitos dos seus elementos - defesa. Trevor Ariza é um defensor de elite, já o tem sido durante muitos anos. O seu último jogo como Rocket é para esquecer, mas também já me disseram que um jogo não faz um jogador. Com esta perda os Rockets podem ter dado um tiro no pé.
Apesar de todos os elogios que acabei de proferir, a contratação de Ariza por parte dos Phoenix Suns não faz qualquer sentido na minha opinião. Ariza é uma peça que devia ser usada numa equipa candidata ao título, não num dos mais jovens conjuntos da liga. Será, certamente, titular, o que me deixa um pouco a coçar a cabeça já que vai tirar bons minutos a TJ Warren ou Mikal Bridges. Juntando tudo isto ao facto de que vai receber 15 milhões de dólares e não se percebe a lógica da direção dos Suns, ainda que seja só por um ano.


Mario Hezonja



Ora cá está o clássico caso de um talento desperdiçado. Nos últimos anos, os Orlando Magic têm criado muitos suspiros de desespero com a maneira como gerem os seus jovens jogadores. Exemplos de desperdício de talento na equipa da Florida são Elfrid Payton, Aaron Gordon e claro, Victor Oladipo. Este último é a grande prova de que algo está muito mal em Orlando. Hezonja é mais um da lista que se está a tornar extensa. Um jogador que saiu de Barcelona rotulado de génio e a quem os os olheiros chamavam uma versão melhorada de JR Smith no seu prime. Felizmente, ainda sai jovem e a tempo de mudar.
O croata assinou pelos New York Knicks onde terá um lugar na rotação e bons minutos à sua espera. No jogo atual o europeu pode fazer 3 posições e a lesão de Porzingis pode abrir uma vaga na posição número 4. Com bons minutos, uma melhor organização e um excelente treinador em Dave Fizdale esperasse que Hezonja continue a boa forma com que acabou a época passada.


Listamos assim os nossos 5 Small Forwards e também os ballhandlers já que na próxima análise a esta Free Agency analisaremos pela primeira vez os bigs, especificamente Power Forwards.

28 de julho de 2018

Que clube vencerá a Liga NOS 18/19?

A nova época arranca em breve, hoje FC Porto e Sporting já se apresentam aos seus adeptos. Vai ser uma temporada extremamente competitiva e porventura polémica. Que clube vencerá a Liga NOS 18/19?


O FC Porto é o campeão e manteve Sérgio Conceição na liderança do balneário. Poucos reforços chegaram ainda ao Reino do Dragão, pelo que a equipa titular deverá aproximar-se da do ano passado, com algumas exceções na defesa. Como campeão, o Porto talvez seja o favorito, mas dentro das quatro linhas é que conta.

O Benfica reforçou-se imenso e Rui Vitória está sob pressão. No entanto, o mesmo já demonstrou ser um treinador campeão e o Benfica procura retomar a estrada do sucesso nas competições domésticas. A equipa da Luz é uma séria candidata ao título, será com certeza uma luta imensa contra os rivais pela vitória final.

O Sporting passou por muitos problemas, mas Sousa Cintra está a criar uma equipa competitiva. Em Alvalade moram grandes jogadores, com alguns regressos e novas caras. O Sporting Clube de Portugal, pela mão de José Peseiro, promete lutar até ao fim pelo título de campeão que escapa aos leões há muitos anos.

Por último, atenção ao Braga. Os minhotos têm uma excelente equipa e mantiveram o mesmo treinador, que terminou a última época com uma série de vitórias espetacular. Será este o ano dos Guerreiros do Minho?

MLS - 22ª Jornada - Antevisão Parte II





Nota: Todos os encontros serão anunciados como sendo da 22ª jornada. A razão para isto deve-se ao facto de assim estar no website da própria MLS. Agradecemos a vossa compreensão!


Montreal Impact vs Atlanta United
(29 de Julho, 00:00 - Saputo Stadium, Montréal, QC)


História principal: Atlanta soma e segue, continuando a sua caminhada triunfal rumo aos playoffs. Esta equipa parece quase imparável, mostrando poucos problemas em vencer a maioria dos adversários. É preciso, no entanto, ter algum cuidado, pois o mais pequeno deslize poderá permitir a aproximação das equipas da Big Apple, que têm jogos a menos.
Montreal vem de um empate num terreno complicadíssimo, pelo que a sua moral estará em alta e usarão esse argumento para tentar pôr um travão na equipa de Atlanta e somar mais alguns pontos na sua candidatura aos playoffs.

O nosso ponto de vista: Atlanta é, claramente, a equipa superior. Se o futebol fosse uma questão de comparar conjuntos, nem valeria a pena a equipa de Montreal sair do balneário. Mas assim não é, e Montreal pode mesmo ter aqui uma hipótese de causar tremores aos actuais líderes da conferência este. Se Atlanta United tem Martínez, Almiron & companhia, os Impact têm o seu talismã, Piatti, e um histórico que nada favorece a equipa visitante, que nunca venceu em solo canadiano. Esta partida tanto poderá ser um passeio como uma espécie de pesadelo para a equipa de Atlanta. Pragmatismo e concentração deverão ser factores chave para uma vitória dos forasteiros.

Prognóstico: Embora Montreal mostre que a sua especialidade é, em geral, derrotar equipas mais fracas, não se pode ignorar o seu registo caseiro nem o fraco histórico de Atlanta a norte da fronteira. Os forasteiros partirão, em teoria, como favoritos, mas não se pode descartar totalmente uma partida a pender para o lado da formação do Québec, especialmente caso Atlanta trema como já fez em alguns jogos fora de portas. Para apostadores, +2,5 golos poderá ser algo a explorar.


Notas de Interesse e Curiosidades

  • A equipa de Montreal sofreu sempre golos nos jogos que realizou frente a Atlanta.
  • Na época transacta, Montreal recebeu e venceu Atlanta por 2-1. 
  • Montreal vem de uma derrota por 2-0 frente a Vancouver, a contar para o Canadian Championship. 
  • Josef Martínez fez um hat-trick no último encontro da equipa visitante, aumentando a sua conta para 22 golos e cimentando o 1º lugar na lista de melhores marcadores. Piatti (Montreal) é 5º classificado, com 10 golos.  



New York Red Bulls vs Columbus Crew
(29 de Julho, 00:00 - Red Bull Arena, Harrison, NJ) 



História principal: Os Red Bulls conseguiram (finalmente) entrar numa partida a mandar e manter o domínio durante a primeira parte, algo que parecia revelar-se complicado desde que Armas chegou ao comando do conjunto. Nem sempre foi fácil ou sem problemas, mas revelaram-se mais tranquilos do que em jogos anteriores, tendo vencido D.C. com toda a justiça, numa partida onde a pontaria poderia ter estado mais afinada. Chegam a este jogo, no entanto, com apenas 3 dias de descanso.
Columbus vem com a confiança de uma vitória caseira, arrancada nos últimos minutos de jogo e que acabou com a série negra da equipa do Ohio. Tal como o grande rival dos Bulls pode constatar, os Crew não são uma equipa fácil de derrotar e tentarão dificultar a vida ao conjunto da casa com o seu equilíbrio e pragmatismo em terreno alheio.

O nosso ponto de vista: O favoritismo está do lado dos anfitriões. Os Bulls são a equipa mais forte e possuem um bom registo caseiro. Se o problema das más entradas nas partidas estiver resolvido, Columbus não terá uma tarefa fácil frente a esta equipa, ainda que possa vir a beneficiar de algum cansaço por parte do seu adversário, isto caso Armas decida não rodar a equipa. Bradley Wright-Phillips chegou, no seu último jogo, aos 100 golos na MLS, e não quererá ficar por aí.

Prognóstico: Vitória para os Red Bulls. Relativamente a golos, é um jogo a acompanhar. +2,5 golos é uma possibilidade, mas algo abaixo disso não é totalmente de descartar. Wright-Phillips e Zardes para marcar poderão ser propostas interessantes para os mais aventureiros.

Notas de Interesse e Curiosidades

  • Wright-Phillips é oficialmente o jogador mais rápido a atingir 100 golos na MLS.
  • Columbus tem alguma dificuldade em marcar fora de portas, contando com apenas 0,3 golos por cada jogo realizado na condição de visitante.
  • Os Crew sofrem mais golos em casa (1,4 golos/jogo) do que fora (1 golo/jogo)
  • Os Bulls, por seu lado, possuem uma impressionante média de 2,5 golos por cada jogo realizado como anfitriões.
  •  


Sporting Kansas City vs FC Dallas
(29 de Julho, 02:00 - Children's Mercy Park, Kansas City, KS)


História principal: Esta partida de Sábado (hora local) põe frente a frente dois dos pesos pesados da conferência oeste. De um lado, um FC Dallas com os olhos postos no título e cuja forma, embora longe de ser considerada má, já teve melhores dias, e do outro, uma equipa do Sporting Kansas City que luta por sair de uma fase negra que fez a equipa tombar alguns lugares na sua conferência, mas que chega a esta partida com 10 dias de descanso.

O nosso ponto de vista: FC Dallas já mostrou que é uma equipa forte e séria, sempre com ambição de vencer, apesar de alguns percalços recentes. Gostam de jogar ao ataque mas não têm problemas em tornar o jogo mais aborrecido e pragmático caso isso se revele necessário, e talvez tenham que o fazer frente a SKC, até porque não têm conseguido impor-se em partidas fora de casa.
A equipa anfitriã tentará aproveitar o longo descanso para conseguir algo positivo desta partida, ainda que a moral do plantel não pareça estar nos seus melhores níveis, com Peter Vermes a acusar alguns jogadores de desistirem dos jogos (mais concretamente, no rescaldo da derrota por 4-2 frente a Houston, a contar para a Open Cup). Dito isto, espera-se que SKC mantenha o seu estilo equilibrado e tente controlar o jogo, não dando muitos espaços ao adversário.

Prognóstico: Apesar da teórica superioridade actual de Dallas, SKC parte com algum favoritismo. Jogam no seu estádio e os registos estão contra o seu adversário, que não vence neste campo há vários anos. É uma partida a acompanhar de perto. +2,5 golos e golos para ambas as equipas poderão ser opções a ter em conta. Para os mais aventureiros, uma aposta em Johnny Russell para marcar um golo poderá ser uma possibilidade interessante.

Notas de Interesse e Curiosidades
  • SKC sofreu exactamente 2 golos por jogo nos seus últimos 7 encontros em todas as competições.
  • Apesar da sua má forma recente (4 jogos sem vencer), SKC apenas perdeu uma vez no seu terreno.
  • Dallas tem, juntamente com Seattle, a melhor defesa da Conferência e a 2ª melhor da actual edição da MLS
  • O FC Dallas não venceu nenhum dos seus últimos 10 jogos em Kansas City.


 Seattle Sounders vs New York City FC
(29 de Julho, 22:00 - CenturyLink Field, Seattle, WA - Eurosport 1/Eurosport HD)




História Principal: Estarão os Sounders a preparar-se para armar uma corrida aos playoffs? Com algumas melhorias exibicionais e a nível de resultados, esta equipa parece estar a recuperar de uma primeira parte de época bastante negativa. Este jogo, mais um em casa, pode ser uma oportunidade de ouro para aumentar ainda mais a moral deste conjunto. Mas atenção, do outro lado vai estar o NYCFC, que tem vencido jogos independentemente da qualidade das suas exibições e pretende continuar nesse caminho, Afinal de contas, uma vitória feia não deixa de ser uma vitória.

O nosso ponto de vista: Os Sounders são tradicionalmente difíceis de bater no seu terreno, qualquer equipa da MLS sabe isso. Não é uma missão impossível, mas não se vence no CenturyLink field sem que Seattle venda a derrota por um preço bem elevado. As duas últimas vitórias terão elevado a moral da equipa e os Sounders tudo farão para vencer o seu adversário. Se NYCFC repetir a fraca exibição feita frente a Orlando (admitida pelo próprio Domenec Torrent), a equipa de Seattle tem tudo para vencer esta partida, mas deverá ter cuidado para não cometer erros, pois o seu adversário já mostrou que possui uma frieza assassina nesse tipo de situações. 

Prognóstico: O favoritismo está do lado dos Sounders, podendo estes conseguir a vitória. NYCFC tem hipóteses, isso é certo, mas terão que melhorar o seu jogo ou contar com erros por parte da equipa da casa. Um empate é um resultado que parece pouco provável.
+2,5 golos e Ruidíaz (que já abriu a sua conta pelos Sounders, marcando o golo da vitória frente a SJ) para marcar pode ser algo a considerar por apostadores.

 Notas de Interesse e Curiosidades
  • NYCFC não empata há 6 jogos, tendo vencido os seus últimos 4 encontros sem conceder qualquer golo.
  • Seattle possui uma das melhores defesas da MLS (23 golos sofridos).
  • Os Sounders não perdem há 5 jogos.
  • Seattle recebeu NYCFC no seu estádio apenas uma vez, tendo perdido esse encontro por 0-2.
  • NYCFC concede, em média, 2 golos por cada jogos realizado como equipa visitante.


     

27 de julho de 2018

J-League - 18ª Jornada - Antevisão



Preparem o sushi e o saké, estamos de volta! Ao contrário da J-League, nós somos previsíveis e por isso cá estamos para vos oferecer uma pequena antevisão de algumas partidas da 18ª jornada da divisão de elite do futebol nipónico. Bom apetite!


Gamba Osaka vs Kashima Antlers

(28 de Julho, 11:00 - Panasonic Stadium Suita, Osaka)



História principal: A pausa do mundial parece ter feito bem aos Antlers, que entram para este jogo sem ter sofrido qualquer derrota desde que a competição foi retomada, destacando-se uma goleada caseira por 6-2 frente ao Kashiwa Reysol. Os seus rivais para esta jornada, o Gamba, não estão a fazer uma época positiva, encontrando-se na zona de despromoção e desesperadamente à procura de somar pontos, por poucos que sejam, para se verem livres do fantasma de uma possível descida à J-2.

O nosso ponto de vista: Os Antlers fazem aqui o seu 3º jogo em apenas 7 dias, o que poderá pesar na exibição da equipa. Uma equipa de Kashima a entrar de forma mais pragmática e calculista é uma forte possibilidade, não só pela questão da gestão de esforço mas também porque se trata de uma partida em solo alheio.
Já o Gamba Osaka, fraco estava e fraco se mantém. Embora não sejam exactamente uma equipa que faz exibições de meter medo ao susto, são um conjunto muito desequilibrado e que gosta de tentar fazer um jogo mais aberto e ofensivo. Como não possuem grandes argumentos para tal, e ainda menos argumentos defensivos para suportar semelhantes aventuras, a sua classificação actual não é surpresa. Não se espera, em condições normais, que retirem algo muito positivo deste encontro, mas muito dependerá da forma física do seu adversário.

Prognóstico: Se há liga na qual não é fácil avançar resultados, é a J-League, e esta partida não é excepção. Apesar da teórica superioridade de Kashima, esta partida poderá acabar por sorrir a qualquer um dos conjuntos, dependendo muito da gestão que ambas fizerem do jogo, especialmente Kashima, que necessitará de gerir o cansaço. Acompanhamento em directo é o que sugerimos, sendo que avançamos "ambas as equipas marcarem", "golos nos últimos 15 minutos" e "+1,5 golos na segunda parte" como possíveis mercados a explorar pelos mais aventureiros. 


Notas de Interesse e Curiosidades

  • Kashima não conhece o sabor da derrota há 4 jogos.
  • O Gamba não venceu nenhuma das suas últimas 5 partidas.


Sanfrecce Hiroshima vs Urawa Red Diamonds

(28 de Julho, 11:00 - EDION Stadium Hiroshima, Hiroshima) 



História principal: Competência versus sorte poderia ser um bom título para este encontro. "Porquê?", questionar-se-ão os nossos leitores. A resposta é bastante simples! A jogar no seu castelo, temos o Sanfrecce, aquela que tem mostrado ser a mais forte e equilibrada equipa neste campeonato, liderando a tabela com toda a justiça.
No campo oposto temos os Urawa Red Diamonds, que, pode dizer-se, foram um tanto bafejados pela sorte nos seus últimos encontros, sendo que os seus resultados reflectem um nível de competência que a equipa não tem realmente demonstrado, pois chegaram a ter bastantes dificuldades na partida frente ao Nagoya (V 3-1) e beneficiaram de uma tremenda falta de eficácia do adversário no empate em casa do Cerezo Osaka (1-1).

O nosso ponto de vista: Se este encontro seguir os padrões dos últimos jogos efectuados pelas duas equipas, poderemos estar a olhar para uma partida que será facilmente controlada pela formação da casa. Urawa, apesar do seu impressionante registo defensivo (considerando a posição ocupada), revela dificuldades em conter os adversários e no seu posicionamento defensivo. A situação melhora assim que olhamos para o ataque, e torna-se quase brilhante em situações de bola parada (se alguma equipa estiver interessada em aprimorar este atributo, é favor contactar o workshop de bolas paradas dos Red Diamonds), mas isso poderá não ser suficiente para fazer frente a este Sanfrecce. 

Prognóstico: Estranhezas japonesas à parte, Sanfrecce deve vencer este jogo, possivelmente por 2 golos ou mais. Tendo perdido pontos para as equipas perseguidoras, a equipa de Hiroshima não pode dar-se ao luxo de voltar a marcar passo, pois isso acrescentaria uma pressão desnecessária ao conjunto. Se a defesa da equipa da casa se mantiver compacta, Urawa poderá ter sérias dificuldades em fazer balançar as redes, excepto para situações de contra-ataque ou bolas paradas.


Notas de Interesse e Curiosidades 

  • Sanfrecce possui a defesa mais sólida da liga, com apenas 8 golos sofridos.
  • Urawa não perde há 4 jogos. 
  • Desde que a J-League retomou a acção, todos os golos marcados pela equipa de Urawa resultaram de bolas paradas.


Sagan Tosu vs Júbilo Iwata

(28 de Julho, 11:00 - Best Amenity Stadium, Tosu) 



História principal: Sagan Tosu, um conjunto que parece, à primeira vista, fraco e irrelevante, mas que consegue ter a reputação de causar bastantes problemas às equipas que os defrontam no seu estádio. É verdade que são uma das equipas com mais derrotas em casa, até mais do que os seus colegas de despromoção, mas nenhuma equipa sai de Tosu com 3 pontos sem ser obrigada a trabalhar para eles. 
O seu adversário, o Júbilo, é uma clássica equipa de meio de tabela, não deslumbrando nem desapontando terrivelmente e com dificuldade em manter consistência exibicional. Alta qualidade não é algo que esperemos deste encontro, ainda que possa vir a ter o seu charme, ao seu próprio estilo.

O nosso ponto de vista: Um Sagan Tosu a tentar dar alegrias aos seus adeptos, que esperam ansiosamente por vitórias e pela estreia de Fernando Torres frente a um Júbilo que talvez se contente com um empate se não conseguir quebrar a barreira da equipa da casa é, talvez, aquilo que podemos esperar deste encontro. Qualquer uma das equipas gostaria de conseguir os 3 pontos, é certo, mas nenhuma delas ficará incomodada com apenas 1, especialmente o conjunto anfitrião, para quem todos os pontos contam.

Prognóstico: O empate é um resultado bastante provável, podendo +2,5 golos ser um mercado a ter em consideração. Golos para ambas as equipas é outra forte possibilidade.


Notas de Interesse e Curiosidades

  • Apesar da sua reputação de equipa complicada, o Sagan divide com Kashiwa o indesejado registo de equipa mais derrotada em casa.
  • A forma da equipa do Júbilo, como forasteira (3-2-3) é muito semelhante ao seu registo como visitado (3-3-3)
  • O Júbilo possui um registo de golos positivo em situação de visitante. 
  • Ambas as equipas não registam qualquer vitória nas últimas 4 partidas.

25 de julho de 2018

MLS - 22ª Jornada - Antevisão Parte I




Cordiais Saudações, caros leitores! Decidimos inovar um pouco e trazer-vos não só a tradicional antevisão de alguns encontros da Major League Soccer, mas também operações de divisão! É isso mesmo, a matemática está tão forte para estes lados que decidimos dividir este artigo em duas partes, sendo esta a primeira!


D.C. United vs New York Red Bulls

(26 de Julho, 01:00 - Audi Field, Washington, D.C.)


História principal: Após uma derrota em Atlanta, sem grande contestação, a equipa da capital espera conseguir um resultado positivo neste que é um regresso à nova casa. Este conjunto tem desapontado bastante no que respeita a resultados, é certo, mas há que ter em conta que só recentemente começaram a jogar num terreno que é realmente seu e onde continuarão para 14 dos seus próximos 17 encontros. Poderá esta equipa tirar partido disso para mostrar que, afinal, não é assim tão má como a pintam?
À espera que isso não se verifique estão os New York Red Bulls, a segunda equipa a visitar o Audi Field. Poderia dizer-se que o registo de ambas as equipas favorece claramente os visitantes, mas a equipa de D.C. já mostrou que, a jogar em casa, não está para brincadeiras. Que o digam os Whitecaps, que foram derrotados sem qualquer piedade na partida que coroou a inauguração do novo recinto da equipa da casa. Dito isso, no entanto, há uma clara diferença de qualidade entre esses Whitecaps e estes Red Bulls. Se há, na MLS, equipas capazes de vencer no novo Audi Field, a turma de Chris Armas está entre elas.

O nosso ponto de vista:  D.C vai querer, sem qualquer sombra de dúvida, fazer da sua nova casa uma espécie de fortaleza para o que resta da época. Ao contrário de outros conjuntos, não se pode dizer que lhes falte imensa qualidade. Não são deslumbrantes, mas possuem qualidade em potencial, pelo que é de imaginar que possam causar problemas a várias equipas, especialmente agora que vão jogar quase sempre em terreno próprio.
Os Red Bulls, apesar da sua qualidade, têm evidenciado algumas mudanças desde que Chris Armas substituiu Jesse Marsch. Continuando a ser uma equipa de qualidade e sempre perigosa nas linhas da frente, este conjunto nova-iorquino tem mostrado, no entanto, problemas em conseguir fazer primeiras-partes fortes e consistentes, algo que poderá ser aproveitado pelo adversário. Não obstante, o histórico favorece claramente os Bulls, que apenas perderam uma vez com D.C. nos últimos 11 encontros entre ambos os conjuntos. Espera-se, talvez, um conjunto dos Red Bulls mais perigoso que o seu adversário nos segundos 45 minutos.

Prognóstico: A equipa da casa pode muito bem conseguir aqui uma gracinha, tem que ser dito. Embora o favoritismo esteja, teoricamente, com a equipa dos Bulls, um mau arranque pode deitar tudo a perder para os visitantes. Na eventualidade de se verificar um empate ao intervalo, vemos o favoritismo dos Bulls a acentuar-se. Quase certo é que esta será uma partida com golos (+2,5 golos poderá ser uma boa hipótese), pois raramente se vê um jogo de D.C. ou dos Bulls terminar com um nulo no marcador.


Notas de Interesse e Curiosidades

  • D.C. apenas não marcou num dos encontros realizados esta época, mas sofreram pelo menos 1 golos em 15 dos seus 16 jogos.
  • Os Red Bulls apenas venceram 1 dos seus últimos 4 jogos na condição de visitante
  • Yamil Asad (8) e Bradley Wright-Phillips (13) são os melhores marcadores de D.C. e N.Y., respectivamente, e encontram-se em excelente forma.



Los Angeles FC vs Los Angeles Galaxy

(27 de Julho - 03:30 - Banc of California Stadium, Los Angeles, CA)



História principal: El Tráfico 2.0! Não se preocupem, não andamos a fazer nada de ilegal, isto é apenas o nome dado a este recente clássico da MLS.
Se este encontro for algo como o primeiro do seu nome, então estaremos perante um verdadeiro espectáculo de futebol, com Zlatan a ser a cereja no topo do bolo. 
Como se não bastasse terem perdido o 1º encontro, a equipa da casa vem de uma humilhação às mãos de Minnesota (sugestão que, há algumas semanas, pareceria tirada de uma lista de piadas de mau gosto), transformando isto num verdadeiro jogo de do or die. Se a sua corrida aos playoffs não fica, no imediato, minimamente em risco em caso de um mau resultado, talvez não se possa dizer o mesmo do impacto de todos esses eventos na moral do conjunto. Certo é que, a julgar pelo que se observa entre os adeptos, a confiança está em alta e a vontade de conseguir vingança pelo El Tráfico 1.0 já faz ferver o ambiente.
Os Galaxy, pelo contrário, parecem ter encontrado a sua receita mágica para marcar golos e vencer jogos, o que os fará encarar este encontro com confiança.

O nosso ponto de vista: Os Galaxy são uma equipa com qualidade, mas capaz de ir de 8 a 80 no mesmo encontro. A sua forma recente é encorajadora e as suas estranhas estatísticas também (um excelente registo fora de casa, ao contrário do que é habitual nesta competição), mas sabemos que o futebol não é assim tão simples, pois há sempre outra equipa em campo. Neste caso, essa equipa são os LAFC, que ainda não sabem o que é perder em casa e, excepção feita a desaires desnivelados com Atlanta e Minnesota, estão a fazer uma excelente época.
Em termos de individualidades, ambas as equipas estão bastante bem servidas, com nomes como Pontius, Alessandrini e Ibrahimovic do lado dos Galaxy, e Vela, Diomande, Nguyen e Feilhaber do lado da equipa da casa. Prevemos uma partida interessante e bem jogada, que valerá a pena acompanhar!

Prognóstico: Uma festa de golos (+2,5 golos deverá ser seguro e +3,5 é uma boa possibilidade) e futebol, é o que se espera. Não é fácil avançar um vencedor, ainda que possa existir algum favoritismo por parte da equipa da casa. Pode ser uma boa partida para live betting.

 Notas de Interesse e Curiosidades

  • O nome El Tráfico deve-se ao caótico trânsito da cidade de Los Angeles (sim, é mesmo isso, não há ali segunda intenção).
  • A equipa dos Galaxy apenas perdeu 3 dos seus 10 jogos como equipa visitante.
  • No último encontro entre as duas equipas, os Galaxy venceram a partida após estarem a perder por 3 golos
  • Os últimos 5 encontros envolvendo a equipa dos Galaxy resultaram em mais de 3,5 golos no total.
  • A equipa das estrelas não perde há 7 jogos e marcou 3 ou mais golos nos seus últimos 5 encontros.
  • 5 dos últimos 7 jogos dos LAFC acabaram com mais de 3,5 golos marcados.