29 de julho de 2018

Top 5 Small Forwards da Free Agency de 2018

Após análises às prestações da Summer League e aos casos mais marcantes desta off-season voltamos exatamente onde ficamos neste rescaldo da Free Agency. Naturalmente, continuando pela ordem que temos vindo a utilizar, o próximo objeto de análise é aquele que, normalmente, é designado como a posição mais atlética da liga. Falamos claramente dos Small Forwards.
Entre os nomes que se seguem temos um pouco de tudo. O absoluto topo da liga, a elite, um jogador em ressurgência, uma peça chave e um talento que tem vindo a ser desperdiçado. Diferentes situações que merecem diferentes pontos de vista. E sem mais demoras...

LeBron James



Nenhum outro homem consegue fazer o mundo do basquetebol parar como este. Nesta altura da sua carreira, já não resta dúvida nenhuma que o "King" é um dos dois melhores jogadores de sempre (para não dizer outra coisa). Apenas Michael Jordan pode estar na mesma frase que LeBron quando se avalia grandeza. Dito isto, pode compreender-se a magnitude da sua decisão.
Durante todo o ano a grande pergunta foi "Onde estará LeBron James na próxima época?". Uma pergunta que suscitava maior curiosidade do que qualquer outra. Philadelphia 76ers, Houston Rockets, o regresso aos Cavs e a certa altura até mesmo os San Antonio Spurs foram hipóteses faladas mas a verdade é que se confirmou o favoritismo da equipa de roxo e dourado e LeBron James é um Laker.
Quanto a como encaixa na equipa, é fácil dizer. É dono e senhor do Staples Center, sorry Clippers. Será, obviamente, o grande foco da equipa da cidade dos anjos e torna-os automaticamente em candidatos ao título (pelo menos naquele segundo patamar abaixo dos Warriors). Levantam-se questões sobre como será a evolução de Kuzma, Ingram e principalmente Lonzo Ball dado que as expetativas e a margem de erro são agora outras mas há uma certeza que até já foi dada por Magic Johnson: É LeBron e mais 4.


Paul George



Não tivessem DeMarcus Cousins e Isaiah Thomas deixado os seguidores da modalidade boquiabertos e esta seria a grande surpresa da Free Agency. Durante os últimos dois anos PG era dado como praticamente certo nos Los Angeles Lakers. O próprio jogador admitiu que esta era a sua vontade e quando se anunciou que a ESPN iria transmitir um mini-programa televisivo sobre a sua decisão parecia que era só mais uma das habituais manobras de marketing com Los Angeles como figura central. Maior que a minha surpresa só mesmo a cara de tacho de todos os fãs dos Lakers que, nos últimos 3 anos, garantiram que PG13 iria ingressar a equipa na Free Agency de 2018. Assim, "Playoff P" renovou contrato com os Oklahoma City Thunder para os próximos 4 anos. Num ano sem a instabilidade de Carmelo Anthony e com um banco melhorado veremos o que será destes OKC revigorados. Para já posso apenas tirar o chapéu, mais uma vez, a Sam Presti, líder da direção da equipa. Excelente negócio!


Tyreke Evans



Passando para outro jogador, quero começar por dizer que esta é a contratação mais subestimada desta Free Agency. Tyreke Evans é um jogador com quem a vida tem sido injusta. Nos Sacramento Kings, onde foi draftado, teve uma das melhores épocas de rookie da era moderna. A instabilidade dessa equipa, a sua saúde e o seu aproveitamento por parte de maioria dos treinadores que teve são o que se segue naquela que parecia continuar a ser uma triste história que nos deixaria a pensar no que poderia ter sido.
Uma época nos Memphis Grizzlies foi o suficiente para trazer de volta o Tyreke Evans que encantou audiências em 2009/2010. O papel de sexto homem, inicialmente, fez com que este se revigorasse e acabou por fazer um pouco de tudo dentro das 4 linhas.
O ex-rookie do ano assina agora com uma equipa que está a crescer e precisava urgentemente de uma melhoria na posição de Small Forward. Podendo ser titular ou liderar a segunda linha, não há dúvidas que Tyreke será uma grande mais valia para uma equipa que será ainda melhor este ano.


Trevor Ariza



É caso para dizer que Ariza leva o saco do pai Natal. Como os meus leitores mais assíduos devem saber, eu não me canso de dizer que estes Houston Rockets de D'Antoni estão a mudar o jogo de basquetebol e são absolutamente revolucionários. Ariza encaixava perfeitamente na ideia do jogo exterior, no entanto, era uma peça chave porque dava aquele extra à equipa que falta em muitos dos seus elementos - defesa. Trevor Ariza é um defensor de elite, já o tem sido durante muitos anos. O seu último jogo como Rocket é para esquecer, mas também já me disseram que um jogo não faz um jogador. Com esta perda os Rockets podem ter dado um tiro no pé.
Apesar de todos os elogios que acabei de proferir, a contratação de Ariza por parte dos Phoenix Suns não faz qualquer sentido na minha opinião. Ariza é uma peça que devia ser usada numa equipa candidata ao título, não num dos mais jovens conjuntos da liga. Será, certamente, titular, o que me deixa um pouco a coçar a cabeça já que vai tirar bons minutos a TJ Warren ou Mikal Bridges. Juntando tudo isto ao facto de que vai receber 15 milhões de dólares e não se percebe a lógica da direção dos Suns, ainda que seja só por um ano.


Mario Hezonja



Ora cá está o clássico caso de um talento desperdiçado. Nos últimos anos, os Orlando Magic têm criado muitos suspiros de desespero com a maneira como gerem os seus jovens jogadores. Exemplos de desperdício de talento na equipa da Florida são Elfrid Payton, Aaron Gordon e claro, Victor Oladipo. Este último é a grande prova de que algo está muito mal em Orlando. Hezonja é mais um da lista que se está a tornar extensa. Um jogador que saiu de Barcelona rotulado de génio e a quem os os olheiros chamavam uma versão melhorada de JR Smith no seu prime. Felizmente, ainda sai jovem e a tempo de mudar.
O croata assinou pelos New York Knicks onde terá um lugar na rotação e bons minutos à sua espera. No jogo atual o europeu pode fazer 3 posições e a lesão de Porzingis pode abrir uma vaga na posição número 4. Com bons minutos, uma melhor organização e um excelente treinador em Dave Fizdale esperasse que Hezonja continue a boa forma com que acabou a época passada.


Listamos assim os nossos 5 Small Forwards e também os ballhandlers já que na próxima análise a esta Free Agency analisaremos pela primeira vez os bigs, especificamente Power Forwards.

Sem comentários:

Enviar um comentário