7 de julho de 2018

ANTEVISÃO: Suécia x Inglaterra | Rússia x Croácia


Num encontro bastante provável, Suécia e Inglaterra vão medir forças nos Quartos de Final de um Mundial. As 2 seleções do norte da Europa, com muitas semelhanças à vista, vão entrar em campo este sábado (dia 7), pelas 15h, em Samara.


História principal: Com 2 equipas que baseiam as suas forças na capacidade física e no futebol mais direto, a grande "chave" passará pelas mãos daquela que for mais competente e focada em manter a posse de bola. Apesar da Inglaterra ter qualidade e argumentos para isso, não nos parecem que ponham de lado a sua filosofia típica dos seus campeonatos. Com espaço, são capazes de implementar e desenhar boas jogadas de ataque, mas acreditamos que o "queijo e o pão" estarão nas mãos suecas. O pragmatismo e o estilo de jogo conservador fazem-nos crer que chegam mais preparados para ganhar vantagem neste jogo. É, acima de tudo, uma Seleção que tem uma organização defensiva brutal e, quando se fecham, são uma "muralha" extremamente difícil de atravessar. Além disso, têm os atributos físicos necessários para aguentar os ingleses e uma melhor noção do que é ter a bola no pé, rente ao relvado e sem "esticar" em demasia - algo que evoluíram bastante ao longo da competição.

O nosso ponto de vista: A Inglaterra irá entrar com tudo na partida e tentar tomar conta do ritmo da mesma. Durante os primeiros minutos, a Suécia irá ceder-lhe mesmo protagonismo mas, com o decorrer do tempo, irão equilibrar as ações a meio campo e contrariar as iniciativas adversárias. Isto é, numa 1ª fase irão apostar no contra golpe e, com a partida mais estabilizada, farão circular a bola de forma mais efetiva. Por sua vez, os ingleses terão de estar altamente atentos ao seu posicionamento ou, caso contrário, a Suécia irá quebrar a estrutura delineada com alguma facilidade.

Prognóstico: Os suecos irão carimbar passagem para as Meias Finais. São uma equipa mais equilibrada e com melhor conexão entre setores. Estão mais preparados para receber aquilo que o jogo implicar e, em último recurso, defendem com tudo o que tiverem - e nisso são muito bons! Espera-se, ainda assim, uma partida muito equilibrada e com incerteza no resultado até ao final, não descartando a possibilidade de prolongamento e eventuais grandes penalidades. Mais de 1,5 golos parece o mercado mais sólido.



A anfitriã do torneio, e uma das grandes surpresas até agora, volta a competir, também ela, este sábado. Pela frente estará a Croácia de Zlatko Dalic e o embate está marcado para as 19h, em Sochi.


História principal: Equilíbrio e competência. A Croácia, desde cedo, mostrou ser uma das melhores seleções deste Mundial e espera-se mais do mesmo. A equipa é super equilibrada em todos os seus setores, muito unida, muita entreajuda entre companheiros e linhas muito bem organizadas. O meio campo, como núcleo deste esquema, tem um papel importantíssimo na definição dos vários momentos do jogo, tanto ajudando a retrair o adversário, como a construir o ataque desde a zona mais recuada até ao último terço. A Rússia, por si só, já é uma surpresa desta competição que a própria está a organizar e não nos parece que consigam retirar muito mais disto.

O nosso ponto de vista: Os croatas irão controlar a partida de princípio ao fim. A bola irá girar ao ritmo que estes bem entenderem e a paciência será a chave para quebrar a Rússia no momento certo. Os russos, por seu lado, irão fazer uma exibição baseada nos últimos sucesso, isto é, muito parecida àquela que protagonizaram com a Espanha. Irão dar, sem problemas, a posse de bola a Modric e companhia e esperar por um ou outro momento de descontração/distração. A esperança reside na qualidade individual dos homens mais ofensivos como Golovin ou Cheryshev que, por ventura, possam sacar um "coelho da cartola". Ainda assim, a competência e foco que a Seleção tem demonstrado, faz-nos acreditar que nunca irão estar em verdadeiras dificuldades durante o jogo.

Prognóstico: A nossa previsão é que a Rússia não conseguirá atingir as redes de Subasic nenhuma vez. A Croácia irá carimbar a passagem às Meias Finais com uma vitória por 2 ou 3 golos sem resposta. Golo de Mandzukic a qualquer altura pode ser um bom mercado também.

Sem comentários:

Enviar um comentário