12 de outubro de 2018

MLS - 33ª Jornada (Parte 1) - Antevisão

Los Angeles FC vs Houston Dynamo

(13 de Outubro, 03:00 - Banc of Californa Stadium, Los Angeles, CA)


História principal: Duas equipas que, em tempos, lutaram quase lado a lado por uma boa classificação na conferência oeste, encontram-se novamente mas, desta vez, em situações muito distintas.
De um lado temos os Los Angeles FC, os recém-chegados e prontos a lançar um ataque à MLS Cup, enquanto que, do outro, temos um conjunto de Houston que, apesar de uma recente melhoria na sua forma, já só joga pelo orgulho.

O nosso ponto de vista: Ambos os conjuntos viram uma segunda metade de época um pouco atribulada, com especial destaque para os texanos. Enquanto LAFC se manteve relativamente forte e conseguiu recuperar de alguns resultados menos bons, Houston afundou por completo e não voltou a mostrar algumas das capacidades que evidenciara anteriormente.
Desta forma, antevemos uma equipa de Los Angeles forte e decidida, sem ausências de relevo a registar, a olhar para um jogo de domínio, querendo mostrar a sua superioridade caseira, algo que deverá acontecer de forma relativamente natural.
Houston verá a sua já complicada tarefa ainda mais dificultada pelas ausências de Senderos (lesão), Peña, Elis, Alvarez e Quioto (ausentes devido a compromissos internacionais). O campo e a bola estão, claramente, do lado dos da casa.

Prognóstico: Vitória para LAFC. Não esperamos uma equipa de Houston com grandes argumentos para dificultar a vida aos californianos, especialmente sendo este conjunto tão afectado por ausências
À primeira vista, este encontro tem tudo para superar a barra dos 2,5 golos, podendo mesmo +3,5 ser uma possibilidade (recomendamos, no entanto, algum cuidado). Tanto Vela como Rossi ou Diomande poderão ter boas oportunidades de figurar na lista de marcadores deste encontro. 

Notas de Interesse
  • LAFC apenas perdeu por uma vez nos últimos 6 encontros.
  • No seu último encontro, também fora de portas, a equipa de Houston saiu derrotada por 4-1.
  • LAFC marca, por cada jogo em casa, 1,7 golos, sofrendo apenas 0,7.
  • Já Houston sofre, por cada jogo fora de portas, 1,9 golos, marcando 1,1.
  • Este é o segundo encontro entre estas duas equipas. O primeiro, em Junho de este ano, terminou empatado (2-2).

Minnesota United vs Colorado Rapids

(13 de Outubro, 19:00 - TCF Bank Stadium, Minneapolis, MN)


História principal: Poderíamos dizer que se trata de um encontro entre duas das equipas menos talentosas da conferência oeste, mas a verdade é que existem diferenças óbvias entre estes dois conjuntos. Com ambos a jogar já apenas pelo orgulho, mostrar-se-ão os Rapids mais ousados do que é normal, mesmo sabendo que jogar em Minneapolis não é tarefa fácil?

O nosso ponto de vista: Minnesota é a melhor equipa, especialmente a jogar em casa. Defensivamente, os Loons não são muito mais inspiradores do que a equipa que recebem no seu estádio, mas quando olhamos para a parte ofensiva, a história é bastante diferente. Com um meio campo mais sólido que o dos Rapids e com o génio de Darwin Quintero e Miguel Ibarra (a presença deste último, neste encontro, ainda se encontra em dúvida), Minnesota consegue dificultar bastante a vida a uma grande parte das equipas que recebe no seu reduto, cujo relvado também contribui para as dificuldades sentidas pelos visitantes
Não será surpresa, portanto, ver os Rapids a passar por dificuldades neste encontro, especialmente se considerarmos a ausência de Kellyn Acosta e a série negativa dos homens do Colorado, que já vai em 7 jogos sem qualquer ponto conquistado.
Irão os Rapids optar pela sua habitual estratégia de tentar fazer com que o seu adversário não possa jogar? Acreditamos que sim, embora isso não se afigure tarefa fácil perante uma equipa de Minnesota que irá, certamente, tentar controlar os acontecimentos e ter o domínio do encontro desde bem cedo.

Prognóstico: Vitória caseira para os Loons. Colorado mostra falta de qualidade, organização e vontade para fazer frente a equipas que estejam acima do nível de San Jose ou Orlando, pelo que acreditamos que apenas um dia excepcionalmente mau de Minnesota resultará num resultado positivo para os visitantes.
Quanto a golos, Quintero é sempre uma possibilidade para a lista de marcadores, mas não se pode descartar Ibarra. +2,5 poderá ser, também, um mercado a explorar, ainda que recomendemos observação da partida para essa aposta.

Notas de Interesse
  • Minnesota sofre 1,3 golos por cada jogo realizado em casa, marcando 1,9.
  • Colorado mostra problemas em marcar fora de casa, com apenas 0,7 golos por jogo, sofrendo 2,1.
  • Em média, Minnesota marca mais 0,5 golos que os Rapids.
  • Em 15 encontros realizados fora de casa, os Rapids apenas venceram por uma vez.
  • Apenas mais 4 equipas da conferência oeste vencem tantos encontros caseiros como Minnesota (10)

D.C. United vs FC Dallas

(13 de Outubro, 21:55 - Audi Field, Washington, D.C.)


História principal: Uma vitória para qualquer uma destas equipas equivale a um passo de gigante na luta pelos seus objectivos. Conseguindo 3 pontos, D.C. poderá saltar já para o grupo dos playoffs, enquanto Dallas fica muito perto de garantir o primeiro lugar na conferência oeste, especialmente em caso de resultado negativo de LAFC.
Uma partida que promete ser interessante, com nenhuma das equipas a querer sair derrotada.

O nosso ponto de vista: Estamos perante duas equipas com qualidade, embora reconheçamos mais mérito defensivo aos texanos. 
D.C. entra para este jogo sem Junior Moreno e Ulises Segura, mas ainda com qualidade mais do que suficiente para causar calafrios à equipa de Dallas. Bill Hamid tem mostrado segurança na baliza, enquanto Acosta, Arriola e Rooney têm assinado excelentes exibições e assegurado que o Audi Field se mantém um terreno complicado para a maioria dos visitantes.
No entanto, deve recordar-se que Dallas, dentro dos padrões da MLS, possui um registo respeitável no que diz respeito a jogos fora de casa (6V-5D-4E), que se alia a um plantel sólido e relativamente completo. Com bastante equilíbrio entre sectores e alguma qualidade em todos eles, esta equipa do Texas poderá ser um adversário complicado para Rooney e companhia.
Olhando para a equipa da casa, sabemos que são capazes de se resguardar e jogar de forma mais pragmática caso seja necessário, pelo que imaginamos que essa possa ser a estratégia de Ben Olsen caso Dallas se mostre muito atacante e pressionante, de modo a dar o golpe em contra-ataque ou em desatenções do adversário. Outra possibilidade passa por uma sobrecarga ofensiva inicial de D.C., de forma a conseguir uma vantagem que obrigue o adversário a expor-se a lances perigosos.

Prognóstico: Recomenda-se live-betting. Olhamos para D.C. como favoritos à vitória, dado o factor casa e a sua forma recente, mas uma equipa como Dallas nunca deve ser totalmente descartada. O facto de nenhuma das equipas querer sofrer uma derrota neste encontro poderá, também, criar condições favoráveis a um empate.
Quanto a golos, Rooney, Acosta ou Urruti para marcar poderão ser boas apostas, assim como o mercado de golos para ambas as equipas. Em caso de jogo defensivo por parte de D.C., Dallas poderá ter dificuldade em marcar mais do que um golo.

Notas de Interesse
  • D.C. marca 2,3 golos por cada jogo realizado em casa, sofrendo 1,1.
  • Dallas mostra algum equilíbrio fora de casa, marcando 1,3 golos por jogo e sofrendo 1,5.
  • A presença de Nick DeLeon, jogador da equipa da casa, ainda não está garantida.
  • Nos últimos cinco encontros entre ambas as equipas, Dallas venceu por quatro vezes, mas apenas uma dessas vitórias se registou fora de casa.

New England Revolution vs Orlando City

(14 de Outubro, 00:30 - Gillette Stadium, Foxborough, MA)



História principal: A já há muito anunciada eliminação de Orlando City da luta pelos playoffs foi, finalmente, confirmada na jornada anterior. Assim sendo, será que os homens da Florida mostrarão menos nervosismo e maior capacidade frente a uma equipa de New England que necessita dos 3 pontos a todo custo?

O nosso ponto de vista: Com toda a sinceridade, este encontro é jogado por duas equipas que já só jogam o seu orgulho. Matematicamente falando, os Revs ainda têm hipóteses de atingir os playoffs, mas apenas um verdadeiro milagre tornará isso possível e os jogadores estão conscientes de tal.
Dito isto, a equipa da casa quererá, certamente, terminar a época em boa forma e tentar esquecer os fantasmas de uma temporada que, a certo ponto, parecia ir ter um final feliz, pelo que antevemos uns Revs com uma estratégia mais atacante mas não totalmente descuidada, até porque irão jogar sem Herivaux e Delamea, dois jogadores um tanto importantes para o conjunto orientado por Brad Friedel.
Acerca de Orlando, pouco se espera de uma equipa que não marca há quatro encontros e não vence há, pelo menos, seis e que se apresentará sem dois dos seus melhores jogadores (Dom Dwyer e Yoshi Yotún). Talvez a consumação da eliminação sirva como alavanca para a equipa sacudir alguma da tensão e partir para um fim de época com dignidade, ainda que as probabilidades estejam contra si.

Prognóstico: Vitória para New England. Jogando em casa, os Revs deverão vencer o encontro. Existe a possibilidade de Orlando não facilitar a tarefa, mas acreditamos que a equipa da casa deve acabar por vencer o jogo.
Relativamente a golos, Bunbury ou Agudelo poderão acabar na lista de marcadores, ainda que Penilla ou Fagúndez também possam ser hipóteses a considerar, dependendo da forma como os Revs se apresentarem em campo. Não se tratando de um jogo entre equipas goleadoras, +2,5 afigura-se como uma aposta a ser feita com observação da partida.

Notas de Interesse
  • Orlando nunca venceu em casa de New England.
  • No último jogo realizado entre ambas as equipas, verificou-se um empate a três bolas.
  • Os últimos cinco encontros realizados entre estas equipas contaram sempre com mais de 3,5 golos.
  • Em caso de derrota, New England fica fora dos playoffs.
  • Os Revs marcam 1,7 golos por cada jogo realizado no Gillette Stadium, sofrendo 1,3.
  • Orlando sofre 2,7 golos por cada jogo realizado fora de portas, marcando apenas 1.
  • Nenhuma das equipas registou uma vitória nos últimos 4 encontros.

Sem comentários:

Enviar um comentário