2 de novembro de 2018

MLS - Playoffs - Primeira Fase (Resumo)

Os últimos dias trouxeram-nos a primeira fase dos playoffs da MLS, com boas partidas, entretenimento e algumas surpresas pelo meio. Sem mais demoras, oferecemo-vos um mui pequeno e resumido apanhado do que sucedeu em cada um dos estádios.


New York City 3-1 Philadelphia Union

Fonte: Twitter @NYCFC

Num jogo com alguns golos de fazer água na boca, não foi surpresa verificar a superioridade de NYCFC no seu próprio terreno. Estando no melhor da sua forma, a equipa de Torrent mostra-se muito difícil de bater no Yankee Stadium, sendo que os Union pouco fizeram para contrariar essa tendência - uma quase repetição do encontro realizado dias antes, a contar para a última jornada da fase regular da MLS. 

De forma bastante previsível, David Villa e companheiros seguem para as meias-finais de conferência, onde irão medir forças com Atlanta.

Análise de prognóstico: Correcto. Como avançámos, NYCFC venceu de forma tranquila. Os Union ainda tentaram dar um ar da sua graça, mas sem sucesso, sendo que a sua participação no post-season termina mesmo por aqui.

FC Dallas 1-2 Portland Timbers

Fonte: Twitter @TimbersFC

Dallas vinha a mostrar-se a um nível pouco aceitável e, por isso, apontávamos os Timbers como vencedores mais prováveis. Assim aconteceu, com Diego Valeri a ser instrumental e a provar que a decisão de Savarese de descansar os principais jogadores na última jornada da fase regular e arriscar jogar fora de casa foi, sem dúvida, uma decisão acertada.

Nem tudo foi fácil para os Timbers, no entanto. Apesar da sua eficácia e concentração, foi necessário saber sofrer, especialmente após a expulsão de Mabiala, no início da segunda parte. No entanto, e apesar da aparente vantagem, a terrível displicência dos texanos no momento da finalização fez com que os visitantes seguissem mesmo para a fase seguinte, onde vão defrontar os seus grandes rivais, os Seattle Sounders.

Análise de prognóstico: Parcialmente correcto. Portland venceu, tal como antecipámos, num encontro onde ambas as equipas dispuseram de oportunidades. No entanto, apontámos para a possibilidade de prolongamento, algo que não veio a acontecer. 

D.C. United (2)2-2(3) Columbus Crew


Fonte: Twitter @ColumbusCrewSC
Todas as histórias, por mais encantadoras que sejam, têm um fim, e assim terminou o conto de fadas da equipa da capital norte-americana. Num encontro que se esperava que vencessem, apesar da reconhecida qualidade do adversário, D.C. não esteve realmente ao nível que evidenciou em jogos anteriores, algo que Columbus soube aproveitar da melhor forma, tendo mesmo controlado a partida em várias ocasiões.

O encontro chegaria ao fim do tempo regulamentar com o resultado em 1-1, obrigando à realização de prolongamento, período esse que daria origem a mais 2 golos. Higuaín, que já tinha marcado antes, colocou Columbus a vencer, mas Nick DeLeon acabaria por empatar já na recta final do tempo extra, levando a decisão para os pontapés da marca de grande-penalidade, onde Columbus acabaria por prevalecer.

Rooney destacou-se pela negativa ao falhar um dos pontapés decisivos, mas a maior nódoa cairá sobre DeLeon, que condenou à sua equipa à eliminação com um pontapé na direcção da Estação Espacial Internacional.

Análise de prognóstico: Errado. Columbus não era uma equipa a ignorar, de forma alguma, mas confiávamos na capacidade de D.C. para se superiorizar neste encontro caseiro, o que acabou por não acontecer. Os Crew seguem para as meias finais de conferência e podem mostrar-se um osso duro de roer, até mesmo para os Red Bulls.

Los Angeles FC 2-3 Real Salt Lake

Fonte: Twitter @realsaltlake

A surpresa das surpresas. Penso que muito pouca gente acreditaria numa vitória dos forasteiros neste encontro, e com razão. Em teoria, LAFC era a equipa superior e as estatísticas não favoreciam minimamente Salt Lake. Mas, como sabemos, a bola é redonda e rola para os dois lados, tendo o potencial de, por vezes, tornar a estatística algo irrelevante.

Numa partida que, à primeira vista, foi dominada pelos homens da casa, Salt Lake mostrou uma eficácia tremenda - com destaque especial para Kreilach - e beneficiou de uma boa dose de sorte para sair com o único resultado que interessava, sem que os esforços dos homens de Bob Bradley conseguissem virar o jogo a seu favor.

Os homens do Utah seguem para a próxima fase, onde vão defrontar Kansas City. No que diz respeito a LAFC, não foi a melhor forma de terminar aquela que parecia uma época promissora. Destaque negativo, também, para a fraca atitude dos adeptos da equipa da casa.

Análise de prognóstico: Errado. Los Angeles tinha tudo para vencer, tendo mesmo dominado a partida, mas o resultado acabaria por ser outro. Ao contrário de Columbus, no entanto, continuamos algo cépticos em relação às reais possibilidades de Salt Lake conseguir uma playoff run longa.





Sem comentários:

Enviar um comentário