2 de novembro de 2018

Premier League: 11ª Jornada - Antevisão


Bournemouth x Manchester United

(3 de Novembro, 12h30 - Dean Court, Bournemouth)


História principal: Eficácia, de parte a parte. Já sabemos que prever um clássico ou um dérbi nunca é tarefa fácil, mas este é daqueles jogos que nos fazem mesmo coçar a cabeça. A razão parece um bocado óbvia - o atual momento formidável da equipa da casa.

O Bournemouth está a apresentar uma energia inacreditável e uma organização acima da média e, por isso, o United terá de tirar o máximo proveito das suas oportunidades que podem mesmo ser muito poucas. Também não acredito que os homens de Eddie Howe assumam a mesma postura de todos os jogos, portanto será de esperar um conjunto um pouco mais "retraído", em contra ataque", e à espera de aproveitar desde cedo os "buracos" oferecidos pela defesa adversária.

É verdade que a última vez que o Bournemouth conseguiu um resultado positivo frente ao United já remonta a 2015, mas têm aqui uma excelente oportunidade para contrariar o histórico mais recente.

O nosso ponto de vista: A forma apática com que o United se tem apresentado esta temporada já não é notícia mas ultimamente, de forma lenta, tem mostrado alguns sinais de melhoria - ainda assim, as constantes alterações no 11 colocam um grande ponto de interrogação na minha análise. É notória, finalmente, uma formação mais ofensiva, a ocupar mais espaços no meio campo adversário e a procurar o golo com mais frequência, mas os processos continuam todos eles demasiado lentos. 

Independentemente da estratégia ou da qualidade dos jogadores, a energia, a determinação e a vontade são cruciais para o desenrolar dos acontecimentos e isso são coisas que não faltam ao Bournemouth - diría mesmo que é a grande diferença este os 2 conjuntos. 

Apesar do sucesso dos reds nas últimas duas deslocações a este terreno - bastante suadas, por sinal - conto ver novamente um United cauteloso e defensivo, muito devido ao terreno (dimensão), ao ambiente e, claro, ao respeito por aquilo que a turma de Eddie Howe está a produzir. Do outro lado, espera-se uma equipa perfeitamente confortável em entregar a bola ao adversário, focada e determinada em fechar todos os espaços, e cientes das constantes desconcentrações da defesa adversária para, assim, fazerem uso dos seus contra golpes extremamente rápidos.

Prognóstico: A equipa que mostrar mais ousadia na procura pelos 3 pontos, com maior espírito de sacrifício e que mais suar dentro das 4 linhas, é a equipa que levará de vencida a partida. 

O Manchester é favorito no papel mas creio que o Bournemouth terá uma oportunidade de ouro para colocar os media novamente em cima do técnico português.
A minha aposta é que o Bournemouth não irá perder este jogo e que o empate parece o desfecho mais provável, apesar de não descartar a hipótese de vitória. Empate com golos, Bournemouth para marcar o 1º golo e golos nos últimos 15 minutos são os mercados mais interessantes para atacar.

Pequeno destaque ainda para Martial - o jovem francês tem mostrado tremenda qualidade e será, novamente, peça fundamental para desbloquear a defesa adversária - portanto, apostar num golo da sua autoria pode ser um bom risco.

Cardiff x Leicester

(3 de Novembro, 15h - Cardiff City, Cardiff)


História principal: Uma vitória em memória de Vichai. É com uma enorme tristeza que o mundo e o futebol disseram adeus a Vichai Srivaddhanaprabha, depois do seu helicóptero se ter despenhado após partida com o West Ham. O agora ex dono do clube deixou a sua marca não só no futebol inglês mas também no futebol mundial, fazendo com que todos pudéssemos acreditar que as "histórias da Cinderellas" ainda podem acontecer.

A melhor maneira de o homenagear é mesmo com uma vitória. O Leicester tudo fará para vencer este jogo, que ninguém duvide disso, e têm mais do que capacidades para o conseguir. O Cardiff respeitará ao máximo este momento delicado do adversário mas, jogando em casa, não poderão facilitar e os 3 pontos são um objetivo - até porque todos os pontos são fundamentais na luta pela permanência.

O nosso ponto de vista: Está mais do que visto que o Cardiff será uma equipa de fundo da tabela e que a situação se irá manter durante toda a temporada, um conjunto que não oferece muita resistência e que só por "milagre" irá escapar à despromoção. O Leicester é a típica equipa do meio da tabela que vai jogando o campeonato segundo a "onda" que apanhar. É verdade que não vencem há 3 jogos mas os sinais não são de todo negativos - têm criado várias oportunidades e o futebol que apresentam tem rasgos de qualidade, apesar de alguma inconsistência. 

Aquilo que espero é um conjunto forasteiro com as energias renovadas e especialmente determinados a vencer esta partida, muito ofensivos desde o 1º minuto e a criar várias oportunidades de golo com o adversário junto às "cordas". Depois de um maior ímpeto inicial, acredito que o Cardiff consiga equilibrar as contas mas a iniciativa partirá quase sempre do adversário e não tenho dúvidas que serão a melhor equipa dentro do campo. As bolas paradas e um ou outro contra ataque serão a forma através da qual os homens da casa procurarão surpreender.

Prognóstico: Apesar dos últimos resultados menos positivos, acredito que o Leicester é favorito e vencerá este encontro. Caso consigam alguma consistência defensiva, creio mesmo num handicap de -1,5 - isto é, que vençam por 2 golos ou mais.

O Cardiff, de facto, não oferece grandes vantagens e só conseguirão algo desta partida se o Leicester o permitir ou se estiverem tremendamente desinspirados. +2,5 golos, +1,5 golos ao intervalo, Leicester para marcar +1,5 golos, Vardy para marcar e haver um golo de cabeça são os mercados mais interessantes.

Arsenal x Liverpool

(3 de Novembro, 17h30 - Emirates Stadium, Londres)


História principal: Competência na transição defensiva. As partidas entre Arsenal e Liverpool já nos habituaram a fantásticos festivais de golos e futebol espetáculo, sempre fluído e com claro pendor ofensivo. Não me parece que esta nova edição vá ser diferente, nem mesmo com a mudança de treinador no conjunto da casa. Na verdade, os problemas dos gunners parecem ser um pouco os mesmos - a equipa mostra muita qualidade nos setores mais avançados mas a defesa continua muito permeável e insegura de si própria.

Do outro lado do campo estará um claro candidato a este título da Premier League. O Liverpool tem vindo a perder algum "gás" exibicional mas a maturidade que a equipa apresenta é realmente diferente daquela com a qual nos temos vindo a deparar nos últimos anos. A maior incógnita prende-se talvez com a grande rotatividade na zona central, onde Klopp tem feito muitos ajustes e ainda não parece ter encontrado a fórmula perfeita.

O nosso ponto de vista: Há uma coisa que Emery trouxe de novo a este Arsenal que há muito não tinha com Wenger - atitude. A equipa, é um facto, joga para ganhar e a pensar sempre nos 3 pontos. Seja dentro ou fora de portas, há claramente uma postura positiva e isso nota-se no rendimento de jogadores como Özil e Lacazette. A grande lacuna, essa sim, continua a ser o rendimento defensivo que não dá grandes garantias e afasta um pouco a equipa do lote de potenciais vencedores.

Aquilo que se espera é uma 1ª fase de partida onde a posse de bola vai ser muito rebatida, com um jogo algo partido, muitos ataques de parte a parte, e com os índices de intensidade a baixarem com o decorrer dos minutos. Tanto um como o outro conjunto são extremamente fortes no último terço - o Arsenal mais em posse, o Liverpool mais em transição - portanto o fator chave passará por perceber qual das equipas será mais competente em segurar a outra. Diria que o Arsenal está mais vulnerável nesse aspeto e o Liverpool tem mais condições para sorrir no final da partida.

Lanço aqui uma nota especial para Lacazette e Aubameyang que, a meu ver, têm obrigatoriamente que marcar presença no campo ao mesmo tempo! São dois jogadores de extrema qualidade e que funcionam muito bem entre si. A equipa ganha muito com a presença de ambos e o adversário vê-se obrigado a ter uma aitude muito mais cautelosa na hora de encarar a partida.

Prognóstico: É um jogo de tripla, onde qualquer um dos resultados não será grande surpresa. Diria apenas que não me parece que o Liverpool saia derrota deste jogo, jogo esse que terá mais de 3,5 golos e que a melhor opção é mesmo apostar em LIVE. 

Wolves x Tottenham

(3 de Novembro, 19h45 - Molineux Stadium, Wolverhampton)


História principal: Paciência e manter o "motor a correr". Uma coisa é certa, Nuno Espírito Santo, quando chega a estes jogos de grau de dificuldade maior, sabe o valor da sua equipa e monta sempre uma estratégia defensivamente sólida - o objetivo é que os craques do Tottenham não possam brilhar.

A paciência será, sem dúvida, a chave deste jogo, uma vez que se o Tottenham quiser os 3 pontos terá que ter calma e manter a concentração intacta durante os 90 minutos. A partir disto, se conseguirem manter os níveis físicos e exibicionais que mostraram na partida com o West Ham a meio da semana, então terão maior facilidade em desmontar este Wolves.

Duas partidas sem vencer não é alarmante, mas a derrota da última jornada caiu um pouco mal porque se esperava muito mais da equipa. Se conseguirem aguentar a turma de Pocchetino e sacar pelo menos 1 ponto, então rapidamente farão as pazes com os seus adeptos. Afinal de contas, estamos perante um conjunto que empatou em Old Trafford e aguentou a avalanche de Pep Guardiola.

O nosso ponto de vista: Temos abordado esta equipa do Tottenham algumas vezes nas nossas antevisões mas a novidade é que Pocchetino pode finalmente contar com Dele Ali e Eriksen juntos para comandarem as "tropas". Este é um boost muito importante e, com este "pequeno" detalhe, podemos contar com uns spurs muito mais sérios.

No meio de algumas incógnitas, há aspetos que são relativamente mais fáceis de prever: o Wolves apresentar-se-á defensivamente muito forte, com um sistema montado onde a prioridade é fechar todos os espaços, especialmente aqueles por onde andam Lucas Moura, Lamela e Dele Ali. Em suma, uma equipa que só sairá para o ataque em caso de desposicionamento do adversário. Do outro lado teremos um Tottenham com controlo da bola e do jogo, fazendo-a circular entre os extremos do campo e à espera do momento certo para visar a baliza à guarda de Rui Patrício - caso contrário, colocam-se "a jeito".

Eric Dier deverá ser titular mas Harry Winks tem mostrado muita qualidade neste estilo implementado pelo técnico argentino e, portanto, talvez fosse melhor opção, uma vez que controla bem o ritmo do jogo e tem uma qualidade de passe acima da média. Se o Tottenham continuar a mostrar dificuldades em manter os índices de concentração, principalmente no que ao controlo da partida diz respeito, então o Wolves poderá adaptar a sua estratégia e pressionar um pouco mais em cima com o objetivo de criar desconforto e apatia no adversário - tal como conseguiu fazer nos jogos com as duas formações de Manchester.

Prognóstico: Está tudo nas mãos do Tottenham - as peças fundamentais estão de volta e, ofensivamente, tornam-se numa força claramente maior. Se mantiverem a seriedade que se lhes pede, bem como a concentração durante os 90 minutos, conseguirão os 3 pontos com relativa tranquilidade.

Apesar de todo o esforço e dos obstáculos que o Wolves possa colocar em andamento, dificilmente alcançarão mais do que assustar Harry Kane e companhia. Tottenham para marcar o 1º golo, +1,5 golos para o Tottenham e Lucas Moura para marcar são os mercados a explorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário