3 de novembro de 2018

MLS - Playoffs - Meias-Finais de Conferência

Columbus Crew vs New York Red Bulls

(4 de Novembro, 20:00 - MAPFRE Stadium, Columbus, OH)


História principal: Após afastar os favoritos D.C. United, os Crew recebem agora os Bulls, vencedores da Supporters' Shield, num jogo onde tentarão contornar o desgaste e adquirir margem de manobra para encarar a segunda mão destas meias-finais. Não sendo uma equipa desconhecedora de vitórias em situações de aparente desvantagem, poderão os homens de Gregg Berhalter colocar-se em posição de levar os Bulls a uma segunda mão plena de nervos?

O nosso ponto de vista: Tal como em qualquer outro jogo desta primeira mão, a gestão do cansaço poderá ser o ponto mais importante para as aspirações dos conjuntos que jogam em casa. Tendo, no caso de Columbus, apenas 2 dias de descanso contra os 6 do seu adversário, a tarefa de Berhalter não se revela nada fácil, especialmente se considerarmos que os Crew disputaram 120 minutos de jogo.

Antevemos uma equipa de Columbus equilibrada, como é seu costume, mas talvez um pouco mais conservadora do que seria normal ver num jogo caseiro, fruto da possível gestão de esforço que Berhalter poderá levar a cabo. Não podemos, de forma alguma, ignorar Zardes ou Higuaín, mas é possível que nenhum deles mostre o mesmo fulgor que mostraria nas melhores condições física, sendo que o primeiro poderá ver-se, por vezes, sozinho e desamparado na frente do ataque dos Crew.

Os Bulls, conscientes da vantagem de jogar a segunda mão no seu terreno, não deverão querer entrar em loucuras, sendo possível que façam um jogo de gestão e paciência, mantendo Columbus à distância e tentando aproveitar erros causados pela falta de frescura e concentração. Chris Armas não dá indicações de ser um treinador de mentalidade ofensiva, pelo que não imaginamos uma mudança brusca na forma de jogar da sua equipa.

Prognóstico: O equilíbrio que caracteriza os Crew e o factor casa fazem com que os vejamos com um ligeiro favoritismo para esta primeira mão. No entanto, dada a qualidade, solidez e frescura dos Bulls, um empate ou mesmo uma vitória forasteira não são cenários a descartar. Parece-nos uma boa partida para live-betting

Notas de Interesse
  • Nos últimos cinco encontros entre ambas as equipas, Columbus apenas não marcou por uma vez, enquanto os Bulls o fizeram sempre.
  • Duas vitórias para cada lado e um empate, é o saldo de ambos os conjuntos nesses cinco encontros, sendo que apenas os Crew lograram vencer um jogo fora.
  • Na presente época, os Bulls ainda não venceram Columbus.
  • Os Crew sofrem, em média, 1.2 golos por cada encontro realizado em casa, marcando 1,9.
  • Os Bulls sofrem, em média, 1,4 golos por cada encontro realizado fora de portas, marcando 1,5 na mesma situação.

Portland Timbers vs Seattle Sounders

(4 de Novembro, 22:30 - Providence Park, Portland, OR)


História principal: Vencendo em Dallas, os Timbers garantiram a passagem às meias-finais de conferência, onde defrontarão os Sounders, naquela que promete ser uma eliminatória de grande espectáculo. Intensidade e altas temperaturas estarão asseguradas pela rivalidade, mas conseguirão os Timbers usar esse combustível para ombrear com uns Sounders em excelente forma e com menos cansaço nas pernas e vingar a derrota sofrida em finais de Agosto?

O nosso ponto de vista: O encontro onde o cansaço se notará menos, na nossa opinião. Não o podemos ignorar, de forma alguma, mas tratando-se de uma partida entre rivais, é de esperar que os Timbers usem e abusem de todas as reservas de energia que ainda possuem, pois há mais em jogo do que apenas conseguir uma vantagem útil para a segunda mão. Poderá argumentar-se que não deveria ser assim, mas as emoções acabam sempre por ter uma palavra a dizer.

Os Timbers não mudarão a sua forma de jogar. Compactos e sólidos, os homens de Savarese apostarão em manter Seattle longe da sua baliza e tentar lançar contra-ataques venenosos, a sua grande arma. Há que notar, contudo, que Mabiala se encontra suspenso após expulsão no jogo frente a Dallas, pelo que Savarese terá que ter esse pequeno extra em conta.

Seattle é mais do que capaz de vencer esta eliminatória no seu terreno, pelo que não imaginamos que se apresentem dispostos a cometer loucuras para vencer a partida. Não desperdiçarão essa oportunidade, caso surja, mas é possível que se contentem em frustrar os seus grandes rivais e voltar para casa sem uma derrota, algo que, dado o seu registo defensivo, é perfeitamente possível. Solidez, cautela e matreirice, é o que esperamos dos Sounders para este encontro.

Prognóstico: As características do jogo levam-nos a dar favoritismo a Portland, embora consideremos um empate um resultado bastante possível. Vitória de Seattle não é impossível, especialmente caso o cansaço dos Timbers se faça sentir demasiado, mas não nos parece o desfecho mais provável.

Como sempre, Valeri será um jogador a ter em conta, assim como Lodeiro e Ruidíaz. Juntamente com Ebobisse, qualquer um deles poderá acabar na lista de marcadores.

Notas de Interesse
  • Nos últimos cinco encontros, Portland venceu por duas vezes, enquanto Seattle apenas conseguiu uma vitória.
  • Em nove jogos disputados em Portland, Seattle venceu apenas três, contra seis dos Timbers.
  • Portland marca, em média, 1,8 golos por cada jogo realizado no Providence Park, sofrendo apenas 0,8.
  • Jogando fora de casa, Seattle marca, em média, 1,1 golos por jogo, sofrendo 1,3.


New York City FC vs Atlanta United

(5 de Novembro, 00:30 - Yankee Stadium, New York, NY)


História principal: Os Bronx Blues parecem ter recuperado, finalmente, do seu longo período de inconsistência e mostram-se capazes de complicar as contas à maioria das equipas que façam uma visita ao Yankee Stadium. Com Atlanta ainda a recuperar do golpe que foi perder a Supporters' Shield no último dia da época e a braços com o que pode ser o início de uma fase menos boa, esta primeira mão poderá ser da máxima importância no apuramento de um dos finalistas da conferência este.

O nosso ponto de vista: Possivelmente o jogo com maior potencial de entretenimento. Apesar de menos frescos, os jogadores que Torrent tem à sua disposição têm todas as qualidades para ser uma pedra no sapato do seu adversário, especialmente considerando a vantagem de jogar em casa, num terreno bastante complicado para a maioria dos adversários. 

Esperamos uma equipa de New York com vontade de vencer, consciente de que fazê-lo em Atlanta não será fácil. Apesar da menor frescura, Torrent deverá optar por uma estratégia mais ofensiva, com vista a aproveitar todas as vantagens que o Yankee Stadium oferece e tentar chegar rapidamente à liderança do marcador. Face a um adversário como Atlanta, mesmo considerando a possibilidade de se encontrarem numa fase mais negativa, ir para uma segunda mão fora de casa sem uma vantagem confortável poderá ser o equivalente a uma derrota, e Torrent saberá bem disso. 

Problemas à parte, Tata Martino estará consciente de que o seu adversário irá tentar vencer e deverá preparar a sua equipa para jogar de forma pragmática e um pouco mais contida do que o habitual. Procurarão vencer, caso seja possível, especialmente caso possam contar com Almirón, mas não é expectável que os homens da Geórgia visitem a Big Apple para atacar de forma desenfreada. Uma abordagem mais focada em contra-ataques letais deverá ser a estratégia mais provável.

Prognóstico: Vitória para New York. Não descartamos Atlanta, mas a antiga equipa de Patrick Vieira parece estar a melhorar e possui um excelente registo caseiro, pelo que uma vitória parece ser o desfecho mais provável.

Após ter marcado no último encontro, David Villa poderá estar pronto para o fazer novamente, mas o mesmo se poderá dizer de jogadores como Villalba ou, caso jogue, Almirón.

Notas de Interesse
  • Atlanta nunca venceu no Yankee Stadium.
  • NYCFC sofre, em média, apenas 0,6 golos por cada jogo realizado em casa, marcando 2,2.
  • Atlanta marca, em média, 1.6 golos por cada jogo realizado fora, sofrendo 1,5 na mesma situação.
  • Com 10 vitórias em 17 jogos fora de casa, Atlanta conseguiu igualar o 3º melhor registo de sempre no que respeita ao número de vitórias em terreno alheio durante uma época.
  • Na presente época, ainda nenhuma das equipas saiu vitoriosa de embates entre si.

Real Salt Lake vs Sporting Kansas City

(5 de Novembro, 03:00 - Rio Tinto Stadium, Sandy, UT)


História principal: Muito poucos esperariam ver Salt Lake nas meias-finais, mas a verdade é que cá estão e terão pela frente os vencedores da sua conferência, Sporting Kansas City. Jogando a primeira mão em casa, conseguirão os homens comandados por Mike Petke desafiar as probabilidades e conseguir uma vantagem confortável, arriscando-se assim a contrariar (mais uma vez) os cépticos?

O nosso ponto de vista: Como referimos no nosso pequeno resumo da partida entre Salt Lake e LAFC, continuamos um pouco cépticos em relação às possibilidades desta equipa conseguir chegar à final de conferência ou final da MLS Cup. Dito isto, deve notar-se que irão jogar em casa contra uma equipa que consideram rival, pelo que existirá motivação extra para este encontro, isto além da elevada carga de moral que o conjunto já aparenta ter.

Salt Lake saberá que confiar novamente na possibilidade de uma vitória fora de portas poderá ser abusar da sorte, pelo que tentarão vencer o encontro. Dificilmente jogarão um futebol imensamente atacante, até porque o adversário e o cansaço não o deverão permitir, mas não podemos descurar a capacidade que Kreilach, Savarino ou Plata têm para influenciar um jogo. Conseguindo alguma solidez defensiva (o que parece ser um pouco problemático para esta equipa) Salt Lake poderá obter um resultado positivo.

Kansas City, à imagem das outras equipas que se qualificaram directamente para as meias-finais, dificilmente irá encarar esta partida fora de portas com o objectivo de golear. Como nos outros casos, qualquer resultado que não seja uma derrota será um resultado positivo, pelo que a estratégia de Peter Vermes deverá passar por manter o estilo de jogo equilibrado que caracteriza o seu conjunto, apostando na solidez defensiva para frustrar Salt Lake e conseguir aproveitar quaisquer erros que cometam. No entanto, e dado o resultado dos anfitriões frente a LAFC, Vermes saberá que é necessário ter algum cuidado.

Prognóstico: Ligeiro favoritismo para Salt Lake, fruto do factor casa e elevada moral. Contudo, e apesar do seu registo negativo neste terreno, Kansas City tem todas as hipóteses de sair de Sandy com um bom resultado em mãos, pelo que não devem ser ignorados. Recomendamos atenção ao rumo do jogo.

Quanto a golos, Kreilach, Savarino ou Russell e Sallói são nomes a ter em conta.

Notas de Interesse
  • Nos últimos cinco encontros entre ambas as equipas, RSL venceu por duas vezes, contra apenas uma vitória de SKC.
  • Nesses cinco encontros, SKC nunca conseguiu vencer em casa de Salt Lake.
  • Salt Lake mostra-se forte em casa, com 2,2 golos por encontro, sofrendo 1,4.
  • Jogando fora de portas, SKC marca, em média, 1,8 golos por encontro, sofrendo 1,4.

Sem comentários:

Enviar um comentário