26 de setembro de 2017

NBA Análise - Oklahoma City Thunder

Então people tudo bem? Como avisei ontem na nossa página do Facebook, hoje vou lançar o primeiro artigo de análise sobre equipa/s da NBA, vou começar pelos OKC pois acho uma das mais interessantes equipas de falar, vou adorar ver como esta equipa se vai desenvolver e como vão realmente se comportar durante a época.

Oklahoma City Thunder



Recorde ano passado: 47-35

Novas aquisições: 
  • Paul George 
  • Raymond Felton
  • Carmelo Anthony
Saídas:
  • Victor Oladipo
  • Domantas Sabonis
  • Taj Gibson
  • Doug Mcdermott
  • Enes Kanter
Depois do abandono de Kevin Durant a equipa dos OKC ficou bastante fragilizada e Russel Westbrook teve que tomar contas das despesas, ficou sem ajuda de qualquer tipo de jogador de calibre "all-star" e rodeado de companheiros que eram fracos atiradores, mas mesmo assim a sua atitude, determinação e energia sem fim fizeram com que acabasse em lugar de Playoff, apesar de terem sido imediatamente eliminados, e com um excelente recorde de quase 50 vitórias! Portanto a direção de Oklahoma sabia bem o que tinha que fazer este ano para manter Westbrook satisfeito e permitir que ele tenha ajuda para que consiga ganhar o titulo da NBA após a conquista do prémio de MVP da Liga.
Após várias negociações foi conseguido fechar uma troca que trouxe a ex-estrela de Indiana e um dos melhores jogadores da Liga para Oklahoma, falamos de Paul George! Estamos perante um excelente jogador ofensiva e defensivamente, um jogador que marca pontos com bastante facilidade (média á volta dos 23 pts por jogo) e um jogador que aparece e brilha em momentos decisivos! Paul George era exatamente aquilo que Westbrook precisava, um "all-star" com créditos firmados na liga, com experiência e capaz de elevar os OKC ao próximo patamar. MAS por incrível que pareça e contra todas as expectativas os excelentes diretores da equipa fizeram outra troca absolutamente magnifica que acabou por fazer com que Carmelo Anthony, ex-estrela dos NY Knicks e um excelente jogador da Liga, aterrasse em Oklahoma. 
Com esta aquisição fica então formado um "Big 3" em Oklahoma, um inicio de uma nova era que promete ser maravilhosa para os seus adeptos, mas com as trocas que foram feitas e os jogadores que tiveram de abdicar os OKC contraíram um problema que poderá ter contornos negativos a longo prazo que é a falta de profundidade no plantel, a falta de opções vindas do banco, este que é um dos mais importantes aspetos para uma equipa que ambiciona ser campeã!

Tudo isto no papel é fascinante e incrível mas o que interessa é como as coisas vão realmente funcionar dentro de campo e temos exemplos de grandes jogadores da Liga que se juntaram para atacar o titulo e não tiveram sucesso, por exemplo, os Lakers 12'-13' ou os LA Clippers durante estes últimos anos. Ainda mais difícil é prever o que realmente vão conseguir fazer estas 3 estrelas juntas, isto porque estamos perante 3 jogadores de perímetro que adoram e estão habituados a ter a bola e serem decisivos. Na NBA moderna quando é formado um core de "Big 3", isto é 3 jogadores de calibre "all-star", é composto por 2 jogadores de perímetro e 1 poste como, por exemplo, os Miami fizeram com Wade, Lebron e Bosh, os Spurs com Ginobili, Parker e Duncan ou como os Bulls de Jordan, Pippen e Rodman, mas estes OKC estão a fazer algo que ainda não foi feito, um core de 3 jogadores de perímetro que, como já disse, adoram ter a bola na sua posse, daí ser muito difícil de prever como realmente as coisas irão se desenvolver. 



Na minha óptica existem alguns pontos interessantes que podem ser comentados e discutidos:
  • Serão os OKC capazes de chegarem, pelo menos, ás finais de conferência?
  • Depois de um ano em que foi eleito MVP com médias de triplo-duplo, como é que o Westbrook se vai adaptar aos seus novos colegas? Será que vai manter o seu estilo de jogo ou vai assumir um papel de facilitador?
  • Será esta equipa capaz de ombrear e eventualmente ganhar aos Golden State Warriors?
  • Que contribuição podemos esperar de Carmelo e Paul George?
Estas são algumas questões e pontos que vão ser respondidas e abordadas ao longo da época mas os seguidores podem já dar o seu palpite!!

Para finalizar esta pequena análise vou só deixar aqui o meu palpite sobre o melhor e pior cenário possível que pode acontecer aos OKC.

Melhor cenário - Os Oklahoma City Thunder chegam ás Finals atraindo, assim, Paul George e Carmelo a ficarem por mais uns tempos.
Pior cenário - Os Oklahoma chegam aos playoffs mas são imediatamente eliminados.

MUITO OBRIGADO A TODOS E ESPERO VER COMENTÁRIOS NO FACEBOOK!! 

Sem comentários:

Enviar um comentário