4 de julho de 2018

Mid Week MLS - Antevisão

Aproxima-se o dia 4 de Julho, uma das grandes celebrações dos Estados Unidos! Mas não é por essa razão que ficaremos sem mais uma jornada da Major League Soccer, pois a festa do Independence Day faz-se em qualquer lado, inclusive no relvado e nas bancadas!E se um dia de tamanha importância obriga a comemorações igualmente grandiosas, a MLS não faz por menos e apresenta-nos um jogo com potencial para ser uma excelente partida. Esse encontro é, claro, aquele que opõe duas das melhores equipas da actual edição, FC Dallas e Atlanta United.



FC Dallas vs Atlanta United (5 de Julho, 1h00)



Os donos da casa vêm de uma vitória no terreno de Minnesota, jogo no qual mostraram a sua solidez defensiva, controlando a ofensiva da equipa do North Star State. Regressando a casa, vão receber aquela que é, muito provavelmente, a melhor equipa em solo norte-americano. Apesar de jogar na sua própria fortaleza, onde não conhecem o sabor da derrota há 15 jogos (9 na época actual), terão, certamente, que optar por uma abordagem mais ponderada, pois não será um jogo fácil. Dallas tentará, muito provavelmente, fazer por segurar a bola no seu meio campo, onde está Gruezo, um dos jogadores mais consistentes deste conjunto, e fazer uso da sua defesa sólida, na qual se destaca o regresso de Reto Ziegler – que, aliás, não poderia vir em melhor altura – evitando faltas de concentração, pois sabem que Atlanta não as perdoará. Mas como uma equipa não se faz apenas de um bloco mais defensivo, há que destacar o ataque texano, onde jogam Lamah e Urruti, responsáveis por 18 golos cada, desde o início da época anterior. Serão, certamente, parte da estratégia de Dallas para incomodar Atlanta.

E falando de Atlanta, que mais se pode dizer sobre esta equipa? O conjunto liderado por Tata Martino mostra a sua superioridade de forma consistente, incutindo terror nos seus adversários, sendo que a sua mais recente vítima foi a equipa do Orlando City (4-0). Espera-se, como sempre, uma equipa de Atlanta com vontade de mostrar o porquê de serem considerados a melhor equipa do campeonato. No entanto, é de imaginar que estejam mais contidos do que no seu encontro anterior, dado que jogam em terreno alheio e a oposição é de outro calibre.

Nada que deva perturbar demasiado Atlanta, pois o seu sucesso não passa apenas pelo seu poder de fogo. Embora este seja, de facto, avassalador, – dos 38 golos da equipa, 27 dividem-se entre Almiron, Barco e Martinez – a sua solidez defensiva também é reconhecida. Com nomes como Parkhurst e Escobar na linha mais atrasada e Larentowicz no meio campo, sendo que este último é conhecido como um médio de boa capacidade defensiva e pelas suas exibições consistentes, torna-se claro o porquê de facturar frente a esta equipa ser uma tarefa árdua.
Este conjunto está carregado de qualidade individual e quererá, certamente, fazer uso desta para incomodar a equipa da casa. Não será exagero afirmar que possuem, sem dúvida, hipóteses de o fazer.

Prognóstico: Uma partida interessante e de elevada importância que poderá pender para qualquer dos lados. Um empate com golos ou mesmo vitória de qualquer uma das equipas poderá ser um resultado a ter em conta. Dependerá bastante da abordagem ao jogo de cada um dos conjuntos, com uma probabilidade para um determinado resultado a desenhar-se durante o decorrer da partida. 

Notas de Interesse e Curiosidades


  • Todas as derrotas de Dallas (2) aconteceram em terreno alheio
  • Alinharam, na última partida, com 5 homegrown players, igualando o recorde por si estabelecido em 2015
  • A equipa texana sofre, em média, apenas 0.9 golos por cada jogo em casa
  • Atlanta tentará contrariar essa eficácia defensiva com uma média de 1.4 golos por cada jogo na condição de visitante
  • O sucesso atrai espectadores, sendo que Atlanta alinhou perante uma assistência de 71,392 pessoas na recepção ao Orlando City. A segunda maior assistência da história da época regular da MLS.

LA Galaxy vs DC United (5 de Julho, 3h30)



Uma partida entre  duas  equipas  que,  a acreditar nos números, não gostam nada de defender. Não se tratará tanto de não gostar, certamente, mas de incapacidade na hora de o fazer.

A jogar em casa, temos os Galaxy, conhecidos pela sua capacidade de atrair nomes grandes do futebol mundial (ainda que em fases tardias da carreira), mas isso nem sempre se traduz em sucesso dentro das quatro linhas. A sua forma recente não é propriamente inspiradora, e não fossem Zlatan Ibrahimovic e Ola Kamara – que, de resto, estará ausente devido a lesão – a terem pontaria, a sua posição na tabela poderia ser ainda mais baixa. O facto de os irmãos Dos Santos estarem ausentes por ocasião do Campeonato do Mundo também contribui, de certa forma, para este registo defensivo, pois a sua ausência traduz-se em menor segurança a meio campo, mesmo não sendo estes jogadores propriamente defensivos.

Mas se referirmos motivos para estas performances menos positivas por parte do conjunto da cidade dos anjos, é obrigatório referir um nome: Sigi Schmid. Um nome conhecido de seguidores da MLS, Schmid parece ter parado no tempo. Após sucessos com os Columbus Crew e algumas boas épocas com os Seattle Sounders, este treinador parece relutante em adaptar-se às mudanças que aconteceram e continuam a acontecer. Criticado, durante os seus últimos tempos como responsável máximo dos Sounders, Schmid também não parece estar a dar aos adeptos dos Galaxy muitas razões para se sentirem felizes. Resta saber se decidirá proceder a mudanças ou se continuará a insistir no mesmo, correndo o risco ter uma história curta ao comando da sua actual equipa.

De resto, podemos definir os Galaxy como uma equipa que, tal como o seu adversário, prefere adaptar um pouco o seu jogo consoante o adversário que enfrenta (ao contrário de equipas como Atlanta ou Houston, que têm um estilo mais ou menos definidos, variando apenas em alguns detalhes e estratégias).

Do lado de D.C., não há muito a dizer. Continuam nas profundezas da tabela e não parece que saiam de lá tão cedo. A qualidade existe mas ainda não está a ser totalmente aproveitada. Conseguem causar dificuldades aos seus adversários, é certo, mas acabam por sofrer com alguns erros infantis em alturas cruciais. O seu último encontro, frente aos New England Revolution, espelha bem esta situação.

Prognóstico: Golos, esta partida deverá ter golos. É impossível não o dizer quando temos defesas bastante permissivas dos dois lados e a presença do sempre temível Zlatan Ibrahimovic. Relativamente a resultados, os Galaxy terão algum favoritismo, mesmo com a ausência de Kamara. Zlatan e companhia serão, certamente, capazes de fazer o gosto ao pé algumas vezes, mas não se pode pensar que D.C. não fará o mesmo.

Notas de interesse e Curiosidades


  • D.C. United venceu, desde 2001, apenas uma vez no terreno dos Galaxy.
  • Asad leva 7 golos em 13 jogos pela a equipa da capital. Uma evolução quando comparado pelos seus 7 golos em 32 jogos pelos Atlanta United.
  • A equipa visitante faz o gosto ao pé há 8 jogos, apesar de ter vencido apenas 2 deles.

Colorado Rapids vs Seattle Sounders (5 de Julho, 2h00)



Mais duas equipas que vivem épocas bastante atribuladas. Do lado da equipa anfitriã, temos um Colorado com um plantel em fase de reconstrução e sem grandes aspirações, que vai somando vários desaires. Deve salientar-se, no entanto, que lograram vencer as suas duas últimas partidas, pelo que estarão mais aliviados e moralizados do que a equipa que recebem no seu estádio. Apesar disso, não é de esperar uma qualidade exibicional de topo, pois esta equipa dos Rapids mostra ser bastante limitada, não tendo deslumbrado nos seus últimos 6 pontos e não deverá fugir ao seu estilo contra-atacante.

Abordando os Sounders, temos uma equipa ferida no seu orgulho após terem sofrido uma derrota caseira às mãos dos seus grandes rivais, os Portland Timbers. Como era de esperar, jogaram com mais coração do que organização, mas esse coração, ainda que forte, acabou por não ser suficiente perante o poderio da equipa visitante que só não tornou o jogo pior para o anfitrião pois facilitou em situações nas quais não o deveria ter feito.

Assim sendo, os Sounders quererão fazer os possíveis para travar de vez esta série negativa e tentar entrar pela porta (cada vez mais pequena) que lhes pode salvar a época. Em teoria, nada seria melhor do que defrontar uma das piores equipas da liga, não fossem os Sounders da época actual uns sérios candidatos a essa distinção. Apesar disso, a equipa deixou algumas boas indicações no seu último encontro, e o seu registo como visitante no terreno dos Colorado Rapids é bastante positivo. Algo que pode também jogar a favor dos Sounders é o facto de a equipa de Colorado ser bastante faltosa, o que pode ser vantajoso na hora de aproveitar bolas paradas.

Prognóstico: Jogo complicado. Colorado, apesar da vantagem caseira, não é uma equipa muito finalizadora, e defronta uns Sounders que, apesar da desastrosa época que estão a fazer, sofrem pouquíssimos golos. A equipa de Seattle será, teoricamente, mais forte no ataque do que o seu anfitrião, mas o seu aparente medo em acertar com a baliza poderá ser problemático para as suas aspirações. Apesar disso, dadas as fragilidades de ambos os conjuntos, é possível imaginar que ambas as equipas acabem por marcar um golo. Um empate é a mais forte das possibilidades. No entanto, a ter que apontar um possível vencedor, será Seattle, sendo que Lodeiro e Dempsey podem fazer a diferença.

Notas de interesse e Curiosidades


  • Os Sounders sofrem golos há 8 jogos consecutivos. Caso sofram golos nesta jornada, igualam o seu anterior recorde de 9 partidas consecutivas a verem as suas redes a baloiçar.
  • Seattle venceu os últimos 5 encontros frente aos Rapids.
  • Com Lodeiro em campo, Seattle consegue marcar, em média, 1,1 golos por jogo. Sem Lodeiro, essa média desce para 0.30.
  • Colorado sofreu mais de 2 golos por partida nos seus últimos 6 jogos como anfitrião.


Sem comentários:

Enviar um comentário