13 de julho de 2018

MLS – 20ª Jornada - Antevisão


Major League Soccer – 20ª Jornada - Antevisão





Saudações, fãs de futebol! Com o fim de semana a aproximar-se a passos largos, cumprimos com o nosso hábito e oferecemo-vos a nossa antevisão relativa a algumas partidas da 20ª jornada da MLS!



New York Red Bulls vs Sporting Kansas City 

(15 de Julho, 00:00 – Red Bull Arena, Harrison, NJ)




História Principal: De volta a casa, os Red Bulls, a braços com um novo ciclo após a saída de Jesse Marsch do comando técnico da equipa, – ainda que, até ver, não menos perigosos graças a essa situação - recebem um Sporting Kansas City que nas últimas semanas tem-se mostrado incapaz de obter o mesmo tipo de resultados que colocaram o conjunto nos lugares cimeiros da tabela.

Ambas as equipas chegam a esta partida após resultados que devem ser considerados negativos, dado que os anfitriões, apesar de algumas boas indicações dadas no segundo tempo, acabaram por sair derrotados no terreno do seu grande rival, os New York City FC, após um grave erro defensivo. No caso de Kansas City, um empate caseiro com uma equipa de Toronto que parece perdida em campo seria um resultado imperdoável, não fosse o seu actual fraco momento de forma e falta de alguns jogadores chave servir de atenuante.

O nosso ponto de vista: Será uma partida que terá a defesa como um dos pontos essenciais, se não o essencial. Espera-se uma equipa visitante a tentar jogar de forma mais pragmática e sem grandes aventuras, fazendo por se manter coesa e tentar minimizar o espaço dado ao adversário, especialmente considerando que este joga em casa e não perdoará uma distracção. Espinoza e Sallói poderão estar de regresso à equipa, após terem cumprido uma partida de suspensão, algo que pode ser importante para SKC.
Do lado dos Red Bulls, devemos ver o seu jogo habitual. Armas dificilmente fará grandes mudanças em relação ao estilo imposto por Marsch (de quem era, aliás, adjunto) e procurará impor o seu domínio caseiro e não permitir grandes liberdades ao seu adversário. A vontade de vencer estará, por certo, redobrada após a derrota frente aos seus grandes rivais.

Prognóstico: Vitória dos Red Bulls. Não se antecipa uma partida fácil, é certo, mas a equipa de Kansas City não é propriamente ameaçadora quando joga na condição de visitante e deverá ter algumas dificuldades para parar uma equipa dos New York Red Bulls que quer vencer a todo custo para evitar perder o comboio da Supporters Shield. Pelo menos um golo dos forasteiros não será totalmente de descartar, embora não seja a mais provável das hipóteses.

Notas de Interesse e Curiosidades

  • A equipa da casa mostra um registo defensivo muito positivo, sofrendo apenas 0,5 golos por cada jogo disputado no seu estádio.
  • Após uma excelente série de jogos que colocaram a equipa nos lugares cimeiros da tabela, o Sporting Kansas City obteve apenas 1 ponto dos últimos 9 possíveis.


New England Revolution vs Los Angeles Galaxy

(15 de Julho, 00:30 - Gillette Stadium, Foxborough, MA)



História principal: A equipa dos Galaxy atravessa o país para defrontar os New England Revolution, uma semana após ter recebido e goleado os Columbus Crew por 4-0, ainda que o resultado indique um nível de superioridade que não existiu. A equipa da casa quererá continuar a sua fase invicta, que já vai em 7 partidas, e espera-se que mostre uma maior tendência ofensiva, ainda que a sua última partida tenha sido uma desilusão para os adeptos da casa, pelo menos no que respeita à qualidade do futebol praticado. Não fosse o seu adversário ter mostrado estar contente com o empate e mostrar poucos argumentos (e vontade) para mexer com o resultado, e poderíamos ter visto algo diferente.

O nosso ponto de vista: São conjuntos um tanto equivalentes, embora os Galaxy possuam, sem sombra de dúvida, mais qualidade individual nos sectores de meio campo e ofensivo. A nível defensivos, ambas as equipas têm evidenciado problemas, sofrendo um considerável número de golos. Se, no caso de New England, isso não tem causado efeitos demasiado negativos, os Galaxy, por sua parte, mostram um historial de desperdício de vantagens no marcador e de derrotas que pode levantar algumas preocupações, e os Revs poderão querer aproveitar esse pormenor.

Os pontos chave deste encontro serão a eficácia ofensiva e a fraqueza defensiva de ambas as equipas. Tanto os Galaxy como os Revs mostram uma boa produção atacante, contrastando com o seu registo defensivo, que é tudo menos impressionante. Com Bunbury, Penilla e Fagúndez de um lado, Zlatan, Kamara e (possivelmente) Alessandrini do outro, aliados a defesas altamente permissivas, golos são practicamente uma certeza, ainda que seja de prever que ambas as equipas tentem adaptar um pouco o seu jogo consoante os acontecimentos – sem nunca, no entanto, perder a sua mentalidade atacante.
Historicamente falando, é de salientar que os Galaxy não têm fama de se dar bem com os ares da Nova Inglaterra, algo que poderá ser uma carga psicológica extra para a equipa forasteira.

Prognóstico: New England beneficia do factor casa e do fraco historial do seu adversário no seu terreno, pelo que parte com um ligeiro favoritismo. No entanto, um empate com golos ou mesmo uma vitória da equipa forasteira não são cenários a excluir, quanto mais não seja pelo superior poder ofensivo dos Galaxy. Para apostadores, será um jogo interessante para live betting, sendo que o mercado de +2,5 golos poderá ser, também, uma boa opção.

Notas de Interesse e Curiosidades

  • Em casa, os New England Revolution contam com 11 vitórias frente aos Galaxy, conta apenas 6 do seu adversário.
  • New England não perde há 7 partidas, no entanto, apenas 3 foram vitórias.
  • Nenhuma das equipas conhece o sabor da derrota desde o mês de Maio.
  • Jonathan e Giovani dos Santos, de volta à equipa desde a jornada passada, poderão ser o extra que os Galaxy necessitam para melhorar a sua forma.


Orlando City vs Toronto FC

(15 de Julho, 01:00 – Orlando City Stadium, Orlando, FL)



História base: Se Kramer vs Kramer é o título de um filme, a película destas duas equipas poderia muito bem chamar-se Crise vs Crise, dada a situação que ambas vivem.
Do lado de Orlando, temos uma equipa sem confiança e que saiu derrotada nos últimos 9 jogos que realizou, algo que custou o lugar ao treinador Jason Kreis e que ameaça seriamente as ambições do projecto futebolístico deste conjunto. James O’Connor, o novo treinador, terá uma difícil missão pela frente, tendo que identificar os principais problemas do seu plantel e reforçá-lo caso pretenda ter melhor sorte que o seu antecessor.

Toronto, os campeões da época anterior, são um grupo que já é nosso conhecido, possuindo um plantel que, em teoria, não justifica a horrível época que estão a realizar. No entanto, bons jogadores, só por si, não garantem vitórias, pelo que Greg Vanney tem cada vez menos tempo para corrigir os problemas que assolam este conjunto, que olha para as tarefas defensivas como uma criança olha para uma sopa de espinafres.

O Nosso Ponto de Vista: Os Leões, apesar do seu mau momento, deixaram algumas impressões positivas no seu último encontro, apesar de terem saído derrotados por uns contundentes 4-1. O’Connor poderá querer tirar algum partido desses pontos positivos e aplicá-los frente a um Toronto que se vê cada vez mais perto do fundo da tabela, e conhecendo o registo defensivo da formação canadiana, isso é perfeitamente possível. Deve notar-se, no entanto, que a performance defensiva da equipa da casa também não é digna de orgulho, pelo contrário. Orlando City conta com 41 golos sofridos em 18 partidas, mais 5 que o seu adversário, mostrando que a sua linha defensiva é especialista em ver jogar.

Toronto parte para este jogo com obrigação de vencer, mesmo jogando fora de casa, o que não se afigura fácil. Possuem um ataque que consegue contrastar com a sua defesa, o que pode ser uma vantagem frente a esta equipa de Orlando, mas terão sempre dificuldades enquanto não encontrarem um equilíbrio.

Prognóstico: É difícil apontar um favorito. Se Toronto é, em teoria, a melhor equipa, possui um ataque que pode fazer a diferença e um historial positivo frente a esta equipa, é verdade que temos um conjunto de Orlando sob nova orientação e que já mostrou algumas indicações de querer mudar a sua sorte. Um empate com golos parece o resultado mais provável, ainda que uma vitória possa sorrir a qualquer uma das equipas.


Notas de Interesse e Curiosidades

  • Orlando sofre, em média, 1,9 golos por cada jogo realizado em casa.
  • Em 18 encontros, venceram apenas 6, saindo derrotados por 11 vezes e obtendo apenas 1 empate.
  • Toronto tem um historial bastante positivo frente a Orlando, tendo vencido 7 das 9 partidas já disputadas entre os dois conjuntos.
  • A única vitória de Orlando frente a Toronto aconteceu, precisamente, quando jogavam na condição de equipa anfitriã.


Los Angeles FC vs Portland Timbers
(15 de Julho, 23:00 - Eurosport - Banc of California Stadium, Los Angeles, CA)


História principal: Duas equipas fortes e a gozar de bons momentos de forma, defrontam-se este fim de semana em Los Angeles. Tanto os Los Angeles FC como os Portland Timbers têm tido razões para se sentirem satisfeitos consigo mesmos, pois têm obtido bons resultados e caminham de forma forte e decidida em direcção aos playoffs.

Do lado da casa, uma equipa que se destaca por ter um dos melhores ataques da MLS, com 41 golos marcados em 18 partidas e fazer do seu estádio uma espécie de fortaleza impenetrável. Nem a ausência de Carlos Vela abrandou a avalanche ofensiva deste conjunto, pelo contrário, permitiu que Diomande se destacasse e ultrapassasse o mexicano na lista de melhores marcadores da equipa. É um conjunto forte que deve ser respeitado e vigiado até aos últimos minutos de um jogo, pois podem sempre marcar um golo.

Certamente conscientes disto, entram em cena os Portland Timbers, invictos há 11 partidas, e que darão o seu máximo para que esse número passe a 12 assim que o juiz da partida acabar com o jogo. A equipa de Savarese é rápida e fisicamente forte – Armenteros, é um excelente exemplo desse último atributo – e sabe jogar de forma a não permitir grandes espaços ao seu oponente, desdobrando-se no ataque quando necessário. Não são uma força goleadora como a equipa da casa, mas isso não os torna menos perigosos, sendo que o seu registo defensivo também mostra uma maior solidez. Não são uma equipa a ser subestimada.

O nosso ponto de vista: Los Angeles deverá entrar em campo com ideias de manter o seu estilo ofensivo e tentar colocar os Timbers numa posição desconfortável, fazendo uso de Diomande e talvez também de Carlos Vela. Feilhaber e Nguyen serão peças fulcrais para a equipa, pois são duas das mais sólidas pedras do seu jogo. Poderemos ver, também, a estreia do nosso conhecido André Horta, que poderá entrar no jogo a partir do banco de suplentes.

Portland não deverá operar grandes mudanças, ainda que talvez pretendam evitar algumas das facilidades dadas à equipa dos San Jose Earthquakes no encontro anterior. Sem muitas dúvidas, o porte físico de Armenteros, aliado à qualidade de jogadores como Asprilla e Valeri, poderá causar dificuldades à equipa da casa, que também não terá tarefa fácil para ultrapassar a defesa dos Timbers. Chara também será um nome a ter em conta pelo conjunto anfitrião, pois não deverá simplificar a tarefa aos atacantes da equipa local.

Prognóstico: O factor casa e a forma recente dos Los Angeles FC fazem deles, de forma normal, favoritos para este encontro. No entanto, não o são por uma larga margem, pois os Timbers mostram ser uma equipa forte e com capacidade para pôr um travão ao registo caseiro invicto do seu adversário. Um empate acaba por ser o resultado mais previsível, embora qualquer uma das equipas tenha argumentos suficientes para sair vencedora. Uma partida a seguir!

Notas de Interesse e Curiosidades

  • A equipa de Los Angeles ainda não conhece o sabor da derrota em partidas realizadas na condição de visitado.
  • Apesar do seu registo defensivo menos brilhante, LAFC sofre, em média, apenas 0.9 golos por cada jogo realizado em casa.
  • Omar Gaber, jogador dos LAFC, foi transferido para o Pyramids FC, da liga Egípcia, após ter requisitado transferência para o seu país natal devido a problemas familiares.
  • No último encontro entre as duas equipas, Portland venceu por 2-1.

Sem comentários:

Enviar um comentário