18 de janeiro de 2019

Premier League - 23ª Jornada - Antevisão

Após uma semana na qual não nos foi possível trazer-vos a tradicional antevisão de algumas partidas da Premier League, facto pelo qual pedimos, desde já, as nossas desculpas, estamos de volta com a nossa habitual análise e sugestões. Desfrutem de mais uma jornada daquela que é, segundo várias opiniões, a melhor liga do mundo!

Manchester United vs Brighton & Hove Albion

Sábado, 19 de Janeiro, 15:00 - Old Trafford, Manchester


História principal: Mourinho saiu e Pogba (entre outros) mostram-se muito mais capazes e cheios de vontade. Ninguém acreditará numa coincidência, mas também é necessário dar algum crédito a Solskjær, pois se alguns nomes conhecem o ADN do Manchester United, o norueguês é um deles. Embora ainda limitados por algumas lacunas no plantel, os red devils têm vindo a assinalar uma recuperação notável, preparando-se para se tornar numa verdadeira dor de cabeça para os seus adversários durante o resto da temporada.

Quanto ao Brighton, talvez sejam uma das maiores surpresas da Premier League, pelo menos até agora. Apontados à complicada luta pela manutenção, a equipa de Chris Hughton tem-se mostrado capaz de superar os seus adversários graças à concentração e disciplina. Estão no seu melhor quando jogam no seu próprio terreno, não sendo tão perigosos quando disputam partidas fora de casa, mas não são um conjunto a subestimar.


Ponto de vista: Não posso descartar totalmente o Brighton, mas a verdade é que parar este Manchester United, especialmente em Old Trafford, não parece, neste momento, ser uma tarefa muito fácil para a maioria das equipas. Uma tarefa complicada - mas não impossível - para os seagulls, sem sombra de dúvida.

Acredito que a turma de Solskjær continuará a mostrar um futebol confiante e de qualidade, com jogadas rápidas e a um toque, empurrado pelo trabalho de equipa. Isto deverá impulsionar a marcha positiva dos red devils, mas o norueguês será inteligente se abordar este jogo com alguma precaução, porque acredito que Chris Hughton preparará a sua equipa para enfrentar esta partida de forma cuidadosa e com foco no contra-ataque. Mesmo não se mostrando tão atrevidos como nos jogos caseiros, um deslize frente a este Manchester United poderá revelar-se fatal para o resultado final.

Destaque para Paul Pogba, que viu o seu jogo transformar-se nas últimas semanas. Este jogo será mais um bom teste às suas capacidades de carregar a equipa, e independentemente da opinião que se tenha acerca do francês, muito poucos duvidarão de que ele possui qualidade para tal.


Prognóstico: Vitória para o United. Com base no que foi dito, poderá parecer ousado antecipar uma vitória por 2 ou mais golos, mas acredito nessa possibilidade. 

Sugestões para apostadores: +1,5 golos para o Manchester United e +2,5 no total. Para os mais ousados, Pogba na lista de marcadores e possibilidade de vermos uma grande penalidade a ser assinalada.


Arsenal vs Chelsea

Sábado, 19 de Janeiro, 17:30 - Emirates Stadium, Londres


História principal: Onde já vimos este Arsenal? A resposta é, claro, nas épocas anteriores. Num tradicional estilo arsenalista, a equipa de Emery tinha vindo a acumular algumas vitórias pouco convincentes e essa sorte parece ter acabado. Este jogo com o Chelsea tanto poderá servir para agudizar o problema como trazer uma bolsa de ar aos gunners, mas uma coisa é certa, a saída de Wenger parece não ter tido grandes efeitos práticos.

Do outro lado da barricada, o Chelsea de Sarri tem mostrado um futebol apelativo, de qualidade, mas que sofre pela falta de um goleador. Correm rumores de que Higuaín poderá estar a caminho de Stamford Bridge, algo que poderá ajudar os blues na segunda metade da época, mas isso é de pouco interesse para esta partida. A qualidade está lá, mas será que o Chelsea consegue marcar os golos que levarão os 3 pontos para o seu terreno?


Ponto de vista: Como já foi referido, falta a este Chelsea uma verdadeira força finalizadora. Dito isto, é obrigatório notar que um trio atacante com Pedro, Hazard e Willian é altamente móvel e causa lágrimas de terror à maioria dos adversários, pelo que o Arsenal terá bastante com que se entreter antes de pensar em atacar. Aliás, considerando a relativa lentidão e permeabilidade da defesa dos gunners, diria que estes poderão mesmo ter sérios problemas nas suas linhas mais recuadas.

A equipa de Emery, apesar de jogar em casa, deverá mostrar-se desconfortável no jogo até conseguir chegar à vantagem ou acompanhar o seu adversário, algo que não deverá ser tarefa fácil, pois este Chelsea está ao mais alto nível no que toca ao jogo em posse e possuem um meio-campo recheado de jogadores possuidores de uma alta qualidade de passe e grande aptidão para ditar o ritmo de jogo a seu bel-prazer.

Contudo, o Arsenal quererá mostrar que manda na sua casa, ou pelo menos tentar, pelo que tentarão pressionar o adversário. Se o conseguirão fazer com sucesso, isso já é outro assunto, mas parece-me certo que entrarão na partida de forma a tentar apanhar os blues de surpresa.

Destaque negativo para a insistência de Emery em dar poucos minutos a Aubameyang e Lacazette, pelo menos dada a qualidade de ambos, o que faz com que os gunners percam capacidade de ter bola e criar oportunidades de perigo. Iwobi possui qualidade, mas não tem as capacidades criadoras dos seus dois colegas de equipa.


Prognóstico: Não acredito que o Chelsea perca este encontro. Sendo um clássico, há sempre alguma incerteza no ar, pois estes jogos são assim mesmo, mas os homens de Sarri entram para este encontro com melhores hipóteses de vencer. Emery terá que mudar a sua forma de pensar se quiser retirar algo positivo deste jogo.


Sugestões para apostadores: +1,5 golos para o Chelsea, +2,5 golos no total, golos para ambas as equipas e Chelsea para marcar o primeiro golo do encontro. Para quem gosta de arriscar mais um pouco, Hazard e Pedro na lista de marcadores e resultado correcto de 1-2 a favor do Chelsea.


Fulham vs Tottenham Hotspur

Domingo, 20 de Janeiro, 16:00 - Craven Cottage, Londres 


História principal: Dizer que a época está a correr mal ao Fulham é assinalar o óbvio. Não que a previsão fosse totalmente distinta da realidade, até porque estava claro que a actual administração dos cottagers insistia em tentar dar um passo maior que a perna, e já sabemos como esse tipo de situações costuma acabar - ninguém gosta de tendinites. Ranieri substituiu Jokanovic, mas está claro que o problema não estava no treinador e o italiano não é nenhum santo milagreiro. A cada jornada que passa, o tempo para dar a volta a esta situação vai-se esgotando.

O seu adversário, desta feita, é o Tottenham, que abandonou os seus tremores do início de temporada e tem mostrado um bom nível. O seu último jogo terminou em derrota, mas mais por culpa de De Gea do que do próprio Manchester United. Os spurs entrarão para este jogo com os olhos na vitória e, em condições normais, terão grandes probabilidades de a conseguir.


Ponto de vista: Olhando para este Fulham, parece-nos que a grande ameaça para o adversário é mesmo... o estádio. Craven Cottage é um estádio à antiga, com dimensões de campo pouco generosas para equipas como os spurs, que gostam de ter a bola no pé e trocá-la com rapidez. Não será surpresa ver a equipa de Ranieri a fechar-se na defesa, apostando no contra-ataque para punir eventuais erros defensivos do seu oponente.

Com a fraca qualidade demonstrada, a posse de bola deverá pertencer maioritariamente ao Tottenham, que dominarão os acontecimentos durante grande parte do encontro. Dito isto, e como foi referido acima, a falta de espaço para jogar poderá complicar um pouco a vida ao Tottenham. Paciência e persistência serão importantes para o meio campo dos spurs, sendo que jogar com extremos velocistas poderá ser a chave para a equipa de Pochettino causar desorganização nas linhas adversárias. Acredito que o homem forte do Tottenham pondere jogar com Ali a 10 e Eriksen no meio-campo, ao invés de jogar com o dinamarquês encostado à linha onde não consegue jogar na totalidade das suas capacidades.


Prognóstico: Vitória para o Tottenham. Quanto mais cedo conseguirem marcar e resolver o encontro, melhor, pois isso abrirá espaços na defesa do Fulham e permitirá aos forasteiros controlar o jogo de forma mais tranquila. Dada a precária situação dos cottagers, estes não se importarão de defender com tudo de forma a segurar um empate.


Sugestões para apostadores: +1,5 golos para o Tottenham e Tottenham a vencer ao intervalo. Para os mais corajosos, Tottenham para vencer por 2 ou mais golos, existência de golo de cabeça e Son e/ou Dele Alli na lista de marcadores. 



Sem comentários:

Enviar um comentário