11 de outubro de 2017

NBA Análise - Clippers & Celtics

What's up people? Mais um dia mais um artigo, hoje quero vos falar de 2 equipas que mexeram muito para esta temporada (Clippers e Celtics) e que é dificíl ter uma opinião completamente fundamentada até os ver jogar.
A NBA está se a aproximar e não vou dar uma análise mais detalhada em certas equipas, porque não há muito para falar ou são incógnitas, em vez disso na sexta-feira lançarei um artigo a falar das equipas restantes em geral, com uma ou duas frases para os seguidores terem mais ou menos noção do que esperar e das suas capacidades, e para quem quiser uma opinião mais fundamentada sobre uma equipa não abordada em detalhe poderá deixar um comentário e eu terei o maior prazer em responder!!


LA Clippers



Recorde ano passado: 51-31

Entradas: 
  • Patrick Beverley
  • Sam Dekker
  • Danilo Gallinari
  • Montrezl Harrell
  • Lou Williams
  • Milos Teodosic
  • Brice Johnson
Saída: 
  • Chris Paul
  • Jamal Crawford
  • JJ Redick
  • Luc Mbah a Moute
  • Raymond Felton
  • Marreese Speights
  • Brandon Bass
Sim, as mudanças foram muitas para estes Clippers, a saída de Chris Paul marcou o fim de uma era, uma era de Big 3, e então tiveram que reconstruir rapidamente um plantel para se manterem competitivos numa conferência sobrelotada de talento. Perder o melhor, ou um dos melhores, bases da Liga é muito difícil mas substitui-lo deve ser ainda mais complicado, na troca com os Houston conseguiram ir buscar Patrick Beverley, o melhor base defensivo da liga, o que muito bom para os Clippers tendo em conta que os seus problemas defensivos são alguns. Sofreram também a perda do seu melhor jogador vindo do banco, Jamal Crawford, o seu atirador, JJ Redick, e duas boas peças do banco, Raymond Felton e Marreese Speights, no entanto conseguiram colmatar bem essas perdas. Para sexto homem, a figura principal a sair do banco, foram buscar Lou Williams, este que o ano passado ficou em 2º lugar na atribuição do prémio Melhor Sexto Homem do Ano. Para atirador foram buscar um jogador de alto nível na NBA, Danilo Gallinari, não é tão bom quanto JJ mas é mais completo e versátil. Como perderam CP3 tiveram que ir buscar dois jogadores que compensassem de certa forma os seus atributos, já falei do Beverley sendo o melhor base defensor da liga mas isso não chega, é preciso ter também alguém que tenha alto QI basquetebolístico e que tenha uma enorme capacidade de passe, daí terem ido buscar Milos Teodosic. Milos deve ser um dos melhores passadores que actualmente joga basquetebol, foi uma aquisição de valor e que vai provar ser muito útil para os Clippers, ter alguém que encontre facilmente colegas, especialmente as duas torres Griffin e DeAndre!

Até agora os Clippers sempre foram vistos como uma equipa "incapaz". Faziam uma boa época regular mas saíam sempre demasiado cedo nos Playoffs, era uma equipa incapaz de levar o seu jogo ao próximo patamar nos grandes palcos, nos jogos difíceis, quando existem uma grande pressão, etc. Isto tudo com um plantel de luxo! Este ano as expectativas baixaram, a pressão baixou e provavelmente isso pode jogar a favor deles, têm menos estrelas no plantel mas têm mais e melhores opções, têm um leque enorme com capacidades e poderão fazer uma melhor gestão, mas com o historial desta equipa eu não meto as mãos no fogo. Creio que serão uma equipa relativamente boa mas não ao mesmo nível dos últimos anos, a fase de integração desta peças novas será crucial e a forma como irão encaixar também, pois tudo é bonito no papel mas dentro de campo é totalmente diferente, são inúmeros os factores que influenciam o sucesso de uma equipa para além de terem ou não bons jogadores, por isso é mesmo esperar para ver.
Creio que não irão conseguir a marca de 50 vitórias e vão ter um início de época complicado, irão lutar pelos últimos lugares de acesso aos Playoffs mas acho que existem melhores equipas do que eles!

Boston Celtics



Recorde ano passado: 53-29

Entradas: 
  • Kyrie Irving
  • Jayson Tatum
  • Gordon Hayward
  • Marcus Morris
  • Aaron Baynes
Saídas:
  • Isaiah Thomas
  • Avery Bradley
  • Jae Crowder
  • Kelly Olynyk
  • Amir Johnson
  • Jonas Jerebko
Do seu 5 inicial do ano passado só resta 1! Isaiah Thomas saiu, Avery Bradley foi estupidamente trocado, Jae Crowder foi para os Cavs no negócio de Kyrie e Amir Johnson preferiu abraçar um projeto em Philadelphia. As mudanças foram drásticas e para melhor...ou pelo menos é em papel.
Os Celtics o ano passado asseguraram o primeiro lugar da conferência Este e conseguiram chegar á Final da mesma, no entanto, eram os primeiros classificados mais frágeis que já vimos nos últimos tempos, ok que jogavam bem em equipa e tinham um espírito muito própria e por isso conseguiram chegar onde chegaram, mas tecnicamente falando tinham falhas que não se pode ter numa equipa que ambiciona mais. Não eram fantásticos nem eram os piores, simplesmente eram uma boa equipa banal que apostou forte na época regular mas que chegou aos Playoffs e desde logo as suas fraquezas foram expostas. 
A sua direcção é de alto nível, uma das melhores, e não andam a dormir e perceberam que se querem destronar o reinado de Lebron teriam de ir buscar jogadores de nível all-star com credenciais dadas e firmadas! 

Kyrie para espanto de todos assumiu durante o verão o seu desejo de abandonar os Cavs porque queria ser a estrela principal numa outra equipa, queria ter a sua própria equipa e ser o protagonista. Os Celtics não demoraram em atacar e conseguiram mesmo concluir negócio com os Cavs. Gordon Hayward foi adquirido na Free Agency, este amor e sedução já durava há algum tempo e finalmente os Celtics conseguiram trazer a estrela dos Jazz para Boston, mas para isso tiveram que libertar jogadores por causa do teto salarial e consequência disso foi terem que trocar Avery Bradley. Disse anteriormente que foi estupidamente trocado porque é o melhor shooting guard defensor da liga, capaz de parar qualquer um e uma peça fundamental da defesa! Podemos também abordar esta troca por outro ponto de vista, aquele de objetivos a longo prazo e, então, visto desse ponto de vista deixar sair Bradley acaba por ser bom, os Celtics têm jovens com enorme potencial no banco que precisam de minutos e têm uma alta margem progressão.
Marcus Morris foi quem veio como resultado da troca de Bradley para os Pistons, é um jogador extremamente trabalhador para jogar ao lado de Al Horford, é um jogador que não se importa de fazer o trabalho sujo da equipa e com a sua capacidade fisíca tentará atenuar os problemas de ressaltos e defesa interior dos Celtics!
No Draft, os Celtics, não podiam ter escolhido melhor jovem, Jayson Tatum! Este rapaz é um monstro, é extremo-poste com enorme capacidade atlética, bom defesa, bom atirador e consegue meter pontos de variadas forma e com enorme facilidade. Este rapaz já foi até comparado a Paul Pierce, lenda dos Celtics, e Pierce chegou a dizer que quando tinha a idade de Tatum não era tão bom quanto ele. É um prodígio da NBA e certamente terá uma carreira de alto sucesso, sucessor provavelmente do legado de Lebron a par de Ben Simmons dos Philadelhpia 76ers.

O que podemos esperar dos Celtics? Sucesso! Creio que vão ser ainda melhores, desta vez com um nível de experiência e maturidade mais elevado mesmo que seja com jogadores mais novos. As novas aquisições já têm imensa experiência na NBA e em Playoffs e isso ajudará imenso. Ajudará diretamente e indiretamente no sentido de servirem de exemplo para os talentos mais jovens.
Acredito que superem o seu recorde de vitórias do ano passado e estarão certamente na discussão pelo primeiro lugar da Este com certeza.

MUITO OBRIGADO E ATÉ Á PRÓXIMA!
Já sabem, qualquer dúvida comentem no Facebook e terei todo o prazer em responder.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário