28 de maio de 2018

STANLEY CUP - A grande final

Depois de meses de luta e sofrimento, alegrias e tristezas, desilusões e surpresas, a grande final da Stanley Cup chegou.
 Estamos a assistir, neste ano a algo inédito, com Vegas Golden Knights e Washington Capitals na final.


Os Golden Knights chegaram à NHL esta temporada e ninguém os esperava ver nestas andanças. A equipa de Vegas são a segunda equipa a chegar à final da Stanley Cup no seu ano de estreia, depois dos St. Louis Blues em 1967.
Os Capitals, em quase 45 de existência vão jogar a sua segunda final.

Os Vegas Golden Knights construíram o seu plantel num Draft especial, o chamado Expansion Draft. As equipas já existentes protegeram as suas estrelas e pouco "material" restou aos Golden Knights para atacarem, para já, os Playoffs. O nome mais sonante a sair desse Draft foi Marc-Fleury, guarda-redes vencedor de 2 Stanley Cup´s  com os Pittsburgh Penguins.

Ao longo da temporada os Golden Knights foram surpreendendo e os jogadores, considerados desperdiçados nas suas antigas equipas, estavam agora a construir a sua historia naquele novo franchise, e a contribuir para uma máquina bem oleada.
Estava tudo a encaixar bem chegando a vencer a sua divisão e estabelecendo um novo recorde de pontos para equipas estreantes na NHL.
À entrada para os Playoffs, a equipa de Vegas já era um dos favoritos à vitória final. Para lá chegarem, deixaram para trás LA Kings (4-0), San Jose Sharks (4-2) e os Winnipeg Jets (4-1).
Os pontos fortes desta equipa estão no seu jogo de dinâmicas bastante rápidas, uma pressão bastante elevada nos minutos inicias e após os golos que marcam, o que tem dado frutos deixando as equipas adversárias um pouco "abananadas". Seja em casa ou fora, a confiança desta equipa mantêm-se intocável, mas destaque para o registo caseiro dos Golden Knights, uma derrota em sete jogos disputados.

Os Washington Capitals estão na sua segunda final da Stanley Cup. Na sua única final, em 1994, foram "esmagados" pelos Detroit Red Wings e perderam a série por 4-0.

A chegada de Alexander Ovechkin, a uma equipa que nunca contou com grandes estrelas, parecia poder mudar essa situação para a equipa da capital. "Ovi", como é chamado no mundo do hockey, confirmou o seu valor e passava as temporadas a fazer mais de 40 golos e a registar, quase sempre, mais de 60 pontos.
Mas os Capitals e o seu "Golden Boy" pareciam perseguidos por alguma malapata e sempre que chegavam as decisões dos Playoff, a equipa claudicava e nunca passava à segunda ronda. Mas este ano foi diferente.
Os Capitals deixaram para trás Columbus Blue Jackets (4-2), Pittsburgh Penguins (4-2) e Tampa Bay Lighning (4-3) para chegar à final da Stanley Cup.
Os Capitals têm a oportunidade de ganhar a sua 1º Stanley Cup, Ovechkin procura também cimentar o seu nome na história da NHL e calar quem critica a sua liderança como capitão, e as piadas sobre nunca ter sido campeão. Os Washington têm a seu favor um positivíssimo registo fora de casa, vencendo 8 jogos em 10 disputados. Têm ainda uma enorme consistência defensiva.

Resumindo, espera-se que seja uma final bastante bem disputada entre duas equipas com fome de glória, procurando a sua primeira Stanley Cup.
A final começa com dois jogos em Las Vegas, seguindo depois para mais dois na capital. Devido ao facto de que os Golden Knights terem vantagem nos pontos da temporada regular, os jogos 5 e 7 acontecem em Vegas, por consequência, o 6 será em Washington.
O jogo 1 está marcado para o dia 28 de Maio (madrugada de Segunda para Terça em Portugal).
Podem acompanhar os jogos na Sportv.

Desfrutem desta final.

Sem comentários:

Enviar um comentário