26 de fevereiro de 2019

A MLS está de volta!

Pois é, a Major League Soccer está prestes a iniciar a sua edição de 2019. Com novas adições de peso, esta temporada promete entreter os adeptos de futebol. Estaremos perante mais uma época de domínio de Atlanta? Ou irão os recém chegados Cincinnati surpreender? O tempo o dirá, e nós estaremos atentos!

Mas claro, não poderíamos iniciar esta temporada sem deixar algumas considerações relativamente aos conjuntos que disputarão a MLS. Sem mais demoras, segue-se uma lista das equipas e aquilo que poderemos, talvez, esperar das mesmas!





Tendo vencido a MLS Cup na temporada passada, e de forma dominante, os homens de Atlanta quererão repetir o sucesso e ser a segunda equipa a conseguir revalidar o título de vencedora na história da competição.
Tendo perdido Tata Martino e Miguel Almirón, seria de pensar que a tarefa poderia estar dificultada, mas a chegada de nomes como Pity Martínez ou Florentin Pogba faz com que o plantel se mantenha sólido e mais do que capaz de produzir grandes exibições, especialmente se Barco, Villalba e Josef Martínez se exibirem ao nível da temporada anterior. Será, também, uma boa oportunidade para Frank de Boer mostrar que não é assim tão mau como os seus últimos projectos o fizeram parecer.

A nossa opinião: Candidatos ao título






Após uma temporada abaixo das expectativas, os Fire terão os seus olhos postos nos lugares de playoff. Se conseguirão lá chegar, isso é outro assunto, mas se Schweinsteiger e Katai se mostrarem em boa forma e a equipa conseguir evitar uma crise de lesões, então talvez seja de esperar uma equipa de Chicago pronta a entrar no post-season.

A nossa opinião: Candidatos aos playoffs



Os recém-chegados à MLS! Com um plantel recheado de jogadores com experiência neste campeonato, Cincinnati parece ter uma base sólida para uma temporada longe dos últimos lugares da tabela, isto apesar de se tratar da sua primeira temporada na MLS. Dito isto, a falta de entrosamento entre os jogadores poderá ser um factor negativo e puxar a equipa para baixo durante a primeira metade da época, especialmente em partidas fora de casa. Não será fácil, mas tendo conseguido capturar jogadores como Fadendo Adi e Greg Garza, é possível que a sua primeira travessia da Major League Soccer se revele relativamente tranquila, especialmente se conseguirem que Darren Mattocks seja eficaz em frente à baliza adversária.

A nossa opinião: Outsiders na corrida pelos playoffs






Sendo uma equipa que, na temporada anterior, se contentava em atrapalhar o adversário em vez de jogar futebol, os Rapids entram em 2019 com vontade de esquecer a travessia pelos fundos da tabela e voltar a ter alguma relevância no panorama geral da MLS. Juntando Kei Kamara, Diego Rubio e Benny Feilhaber a uma equipa que mostrava problemas defensivos e dificuldades em marcar golos poderá resolver imensos problemas.
A qualidade existe, falta saber se será posta em prática ou se o seu estilo de jogo continuará miserável.

A nossa opinião: Outsiders na corrida pelos playoffs






Não, os Crew não vão a lado nenhum, pelo menos no que toca à sua localização. Sem grandes adições ao plantel, a equipa dos Crew mantém-se equilibrada e pronta para complicar a vida aos adversários. Gregg Berhalter poder já não ser o treinador, mas Caleb Porter é um homem com provas dadas. No entanto, a ausência de Valenzuela devido a lesão poderá ser um factor a ter em conta.

A nossa opinião: Candidatos aos playoffs






A temporada anterior terminou de forma desapontante para Dallas. Após uma primeira metade de época positiva, os texanos mostraram-se inconsistentes, tendo conseguido uma vaga nos playoffs mas caindo logo na primeira ronda.
Para a nova época, a equipa de Luchi González aposta na prata da casa e irá alinhar com vários homegrown players. A chegada de nomes como Bryan Acosta e Bressan mostra, também, ambição em continuar nos lugares de acesso ao post-season.
Estratégia arriscada devido à inexperiência de alguns jogadores, mas que poderá dar mais frutos do que inicialmente se possa pensar.

A nossa opinião: Candidatos aos playoffs / Outsiders na corrida pelos playoffs


Uma equipa que brilhou durante a segunda metade de 2018, D.C. poderá ter grandes expectativas para esta temporada. Se, por um lado, é verdade que grande parte desse brilho teve origem no facto de a equipa ter disputado a vasta maioria da sua segunda metade de época em casa, também é verdade que existe qualidade e potencial nesta equipa. 
Caso Rooney e Lucho Acosta consigam repetir a sua dupla de sucesso e Arriola se mostrar a bom nível, então teremos um conjunto poderoso no ataque. No entanto, a defesa não é a mais sólida do campeonato, assim como Hamid não é o guarda-redes mais talentoso nesta liga, e isso poderá ter algum impacto na capacidade da equipa para voar ao nível dos mais fortes.

A nossa opinião: Candidatos aos playoffs




Para vencer é preciso marcar mais golos que o adversário, esta é a máxima do futebol e aquilo que Houston fazia durante a primeira metade da temporada passada. Com uma defesa frágil, os Texanos compensavam com um ataque capaz de fazer estragos, mas que perdeu eficácia com o passar dos meses, culminando num final de temporada bastante negativo.
Na nova época, os jogadores que formavam esse poderoso ataque continuam no plantel, mas a defesa continua a ser uma incógnita, embora tenha sido reforçada. Será o suficiente para apagar o desastre da temporada anterior?

A nossa opinião: Outsiders na corrida pelos playoffs



Após uma época de estreia que poderá ser considerada como uma época de sonho, LAFC tentará usar esse sucesso para construir uma segunda temporada ainda melhor. Não tendo perdido Carlos Vela e Diego Rossi, e com André Horta a poder iniciar uma época na MLS em vez de ser lançado a meio da mesma, os homens de Bob Bradley poderão ser uma das equipas a ter em conta na disputa pelo troféu final.

A nossa opinião: Candidatos ao título



A qualidade estava lá, mas não foi possível chegar aos playoffs, muito por culpa própria. Munidos das mesmas estrelas - e Ibra, que está num nível à parte - e com um treinador que levou o Boca Juniors à final da Libertadores, poderão os Galaxy ser sérios candidatos a vencer a MLS? Talvez ainda não seja desta, mas deverão, sem dúvida, ser um conjunto mais perigoso de defrontar do que na época anterior.
Os duelos entre Galaxy e LAFC prometem continuar a providenciar bastante entretenimento.

A nossa opinião: Candidatos aos playoffs



Terceira época dos Loons na MLS, mais uma época na qual deverão tornar o seu reduto um problema para muitos adversários, mas o que será dos jogos fora de casa? Tendo reforçado um dos seus sectores mais frágeis, a defesa, Minnesota poderá tornar-se uma equipa mais complicada de defrontar do que em temporadas anteriores. Vito Mannone promete mãos seguras entre os postes, tal como Osvaldo Alonso e Ike Opara adicionam experiência e solidez aos sectores mais recuados. Com Quintero no ataque, talvez tenhamos aqui uma boa surpresa.

A nossa opinião: Candidatos aos playoffs 



Com um plantel que não impressiona, os Impact mostraram-se a bom nível na temporada anterior, falhando os playoffs por curta margem. Dito isto, é claríssimo que sem Piatti esta equipa dificilmente teria atingido tal nível.
Tendo adquirido Urruti, os canadianos partem para a actual época com um grupo atacante bastante interessante, apoiado por Saphir Taider. Os sectores defensivos, no entanto, continuam sem impressionar, o que poderá deitar tudo a perder.

A nossa opinião: Outsiders na corrida pelos playoffs


Marcar golos e segurar resultados foram alguns dos problemas mais comuns dos Revs de Brad Friedel durante a época transacta. Se o ataque foi reforçado para que a equipa se torne mais produtiva, incluindo a chegada de Carles Gil, a defesa continua a ser uma incógnita. É possível que isto não seja suficiente para fazer uma época de sucesso.

A nossa opinião: Fora da luta pelo post-season



Domenec Torrent faz aqui a sua estreia numa época totalmente planeada por si, isto no mesmo ano em que a equipa de vê sem David Villa. Contudo, com a entrada de Keaton Parks e de Alexandru Mitrita e a manutenção de outros jogadores chave, os Bronx Blues possuem todas as ferramentas para serem considerados candidatos ao troféu.
Como sempre, esperamos que sejam uma das equipas mais complicadas de derrotar no seu próprio terreno.

A nossa opinião: Candidatos ao título


A temporada anterior fala por si, os Bulls são uma equipa a ter em conta. Não tendo operado mudanças na equipa para a temporada actual, entrosamento não faltará aos homens de Chris Armas, pelo que cabe ao treinador ultrapassar as suas próprias limitações e não cometer os erros cometidos na época anterior. Se o conseguir, então os Red Bulls poderão ser um dos mais sérios candidatos a levantar a MLS Cup.

A nossa opinião: Candidatos ao título 



A chegada de Nani a Orlando tem feito furor, mas falta saber se todo esse burburinho terá resultados práticos. Com épocas a variar entre o horrível e medíocre desde a sua formação, a equipa da Florida está em processo de reconstrução e deu bons sinais durante a pré-época. A defesa, no entanto, continua a ser uma incógnita, assim como a segurança entre os postes, e isso poderá desfazer todo o trabalho criado pelo ataque.

A nossa opinião: Fora da luta pelo post-season / Outsiders na corrida pelos playoffs



Tendo conseguido fazer uma época respeitável na temporada anterior e mantendo-se fiel ao princípio de confiar em alguns jovens, Philadelphia reforçou-se com algumas novas caras, destacando-se o mexicano Marco Fabian. Tendo a solidez da época anterior como base, é de esperar um conjunto que não será fácil de bater, embora se antecipe um início de época a um ritmo mais baixo devido a variações tácticas.
A nossa opinião: Candidatos aos playoffs



Finalistas vencidos da edição anterior, os Timbers conseguiram, apesar disso, chegar a um patamar que muitos não esperariam, especialmente tendo em conta a quebra de forma sofrida na recta final da época regular.
Não se trata de uma equipa fraca, muito pelo contrário, pois Valeri e Blanco estão entre os melhores jogadores da competição. Juntando a isso a adição de Claude Dielna, fica claro que Savarese procura dar mais alguma solidez à sua defesa e tentar repetir o feito de 2018. A evolução de Ebobisse, que dá cada vez mais sinais de se tornar um avançado de qualidade poderá ser outro dos factores chave para a temporada que agora começa.
Conjunto forte e com provas dadas, os Timbers serão uma equipa dura de bater, ainda que o seu histórico diga que podem vir a mostrar alguns períodos de inconsistência.

A nossa opinião: Candidatos aos playoffs 



Tendo conseguido chegar aos playoffs quase por intervenção divina, a equipa de Mike Petke entra para a nova época com um ataque pleno de opções mas, em grande parte, com a mesma defesa que cometeu diversos erros na temporada anterior. Assim sendo, é de acreditar que a época de 2019 poderá ser semelhante à anterior, com um Salt Lake dominante em casa mas com grandes problemas em vencer fora do seu terreno.

A nossa opinião: Outsiders na corrida pelos playoffs



Tendo protagonizado a pior época de sempre da sua história, o caminho dos Earthquakes só poderá ser um, a subida. Dito isto, essa subida poderá ser demasiado íngreme para que esta equipa atinja níveis muito altos. Novas aquisições para as linhas mais recuadas (Marcos López na defesa e Daniel Vega entre os postes) poderão ajudar a que a equipa se mostre mais sólida, podendo dar mais liberdade para Wondolowski fazer o que sabe, marcar golos.
Espera-se uma melhoria, mas talvez ainda não seja desta que conseguem atingir os playoffs, mesmo com um treinador a quem se reconhece talento.

A nossa opinião: Fora da luta pelo post-season



Será esta época mais do mesmo para os Sounders? Clarificando, a equipa de Seattle tem como tradição começar as épocas de forma lenta e desastrada, melhorando consideravelmente na segunda metade da temporada e atacando os playoffs com uma força capaz de fazer tremer os melhores candidatos ao troféu.
Este ano, no entanto, talvez não seja assim, pois Ruidíaz já mostrou que golos são coisa que sabe fazer e os Sounders têm todos os argumentos necessários para se mostrarem agressivos desde o primeiro dia. Talvez não sejam os mais claros candidatos ao título, mas não deverão ficar muito longe dos melhores lugares.

A nossa opinião: Candidatos aos playoffs






Ao contrário de outro Sporting nosso conhecido, o de Kansas City tem protagonizado épocas de bom futebol e resultados a condizer. Com um plantel bastante equilibrado e pleno de soluções, não é de imaginar que a saída de Ike Opara cause grandes problemas ao conjunto liderado por Peter Vermes.
Poderá ser arriscado, mas diríamos que estamos perante uma equipa que, ainda que de uma forma que possa não parecer tão clara para alguns, tem capacidades para uma corrida pelo troféu final.

A nossa opinião: Candidatos aos playoffs/Outsiders na luta pelo título



Após o descalabro defensivo que foi a época anterior, durante a qual comparámos a defesa canadiana a uma imensidão de coisas com conotação negativa, Toronto quererá corrigir a triste imagem deixada em 2018 e assumir-se como equipa a ter em conta em 2019.
Infelizmente, do querer ao fazer ainda vai uma distância considerável, pelo que a missão não se afigura fácil, especialmente sem Giovinco. As aquisições de Laurent Ciman e Nick DeLeon poderão ajudar a resolver alguns dos problemas, mas não é certo que isso seja suficiente. Nota para a associação do nome de Ricardo Quaresma ao conjunto canadiano.

A nossa opinião: Outsiders na luta pelos playoffs



Terminamos com os Whitecaps, o conjunto canadiano que operou uma autêntica revolução no seu plantel para atacar a época de 2019. Marc dos Santos terá alguns jogadores de qualidade, como Montero e Hwang, para tentar competir na MLS, mas a grande quantidade de entradas no plantel poderá, também, jogar contra si.
Se há algo que é certo, é que este ambicioso plano não se revela nada fácil, tendo boas hipóteses de resultar em mais uma época desapontante. O tempo dirá como este conjunto vai evoluir.

A nossa opinião: Fora da luta pelo post-season.









Sem comentários:

Enviar um comentário