6 de outubro de 2017

NBA Análise - Timberwolves & Rockets

Boas pessoal, hoje trago para vocês uma análise sobre duas equipas que estarão certamente no topo da conferência Oeste e que darão muito que falar. 

Minnesota Timberwolves



Recorde ano passado: 31-51

Entradas: 
  • Jimmy Butler
  • Jamal Crawford
  • Taj Gibson
  • Jeff Teague
Saídas: 
  • Zach LaVine
  • Ricky Rubio
  • Kris Dunn
A última vez que os Timberwolves chegaram aos Playoffs foi na época de 2004, na qual chegaram até ás finais de conferência mas acabaram por ser eliminados pelos super Lakers da época! Desde essa altura que a equipa de Minnesota não chega sequer perto do último lugar de acesso aos playoffs, tem sido uns 13 anos duros e difíceis para os adeptos, a equipa tem tido constantes dificuldades em acertar nas escolhas do Draft e a atrair "vedetas" que possam colocá-los no próximo patamar. O plano sempre foi quase claro, reconstrução até atingirem os playoffs de forma a atrair os melhores da liga para um mercado pequeno e uma equipa com pouca história, isto devido a só terem chegado á NBA em 1989. Mas apesar de terem um plano a sua execução foi sempre muito má, daí sempre que começavam um plano tinham depois que deitar tudo por terra e começar de novo ou fazer remendos. Tiveram perto de conseguir algo especial quando draftaram a actual estrela dos Cavs, Kevin Love, mas nunca conseguiram alcançar os seus objetivos, muito porque também não o conseguiram rodear com talento suficiente, e então em 2014 trocaram-no pela escolha número 1 do Draft que pertencia aos Cavs. 

A partir do ano de 2014 é que as coisas começam a ficar com bons contornos ao acertar em cheio na escolha de Andrew Wiggins, era o começo de uma nova era! Nos anos seguintes conseguiram-no rodear com Karl-Anthony Towns, Zach LaVine e Kris Dunn, mas a cada ano que passava a expectativa era de chegar aos playoffs e falhavam redondamente. A temporada passada contrataram uma grande treinador da liga, Tom Thibodeau, que é conhecido por ter excelentes trabalhos com jovens jogadores, mas até ele próprio disse que com tanta juventude não era possível fazer muito mais, a equipa necessitava de veteranos, experiência e especialmente de um jogador de calibre all-star para potencializar ao máximo os diamantes em bruto que ainda tinha (Wiggins e KAT). E é aqui que chegamos á previsão da próxima temporada.
Após estas exigências do experiente treinador finalmente a direção dos Minnesota começou a funcionar bem e a fazer as escolhas certas. Abdicaram de jovens promessas, LaVine e Dunn, mas foram buscar um jogador de calibre all-star, um craque, um jogador que não só é capaz de marcar 30 pontos com toda a facilidade como também tem uma capacidade defensiva enorme, uma das lacunas dos Timberwolves nos últimos anos, e esse jogador é Jimmy Butler. Conseguiram ir buscar um experiente base que conhece e compreende bem o jogo e tem um QI basquetebolístico como poucos, aliando também o facto de já ter jogado sob o comando de Thibodeau, falamos de Jeff Teague. Outra lacuna dos Timberwolves era o banco, era pobre e não tinham grandes alternativas, com a contratação de Jamal Crawford creio que essa lacuna pode estar de certa forma colmatada, este jogador é todos anos apontado ao prémio de melhor 6º jogador e tem uma qualidade enorme apesar dos seus 37 anos. Por fim e para dar ainda mais experiência a este jovem plantel conseguiram ir buscar Taj Gibson, um fabuloso jogador, não conseguimos ver isso pelas suas stats mas sim pelo trabalho que mostra em campo, a sua entrega e determinação e a sua inteligência! Creio que Taj irá ser uma peça fundamental de auxílio a KAT, creio que a defesa fica mais sólida desta forma e o ataque ganha mais um jogador que trabalha 100% em prol da equipa!!

Para concluir, creio que estes Timberwolves formaram um Big 3 de elite e de alta qualidade, um Big 3 que pode marcar uma dinastia e certamente irá marcar a era de maior sucesso na sua história! A sua qualidade atual e a sua margem de progressão são grandes, esta equipa promete e acredito firmemente que irão corresponder a todas as expectativas, o treinador é de elite e irão causa muitas dores de cabeça a equipas já estabelecidas como, Houston, GSW, Cavs, Spurs, etc. Certamente que irão garantir um lugar nos Playoffs e superar de longe o seu recorde do ano passado, aposto mesmo numa equipa de 50 vitórias!

Houston Rockets



Recorde ano passado: 55-27

Entradas: 
  • Chris Paul
  • PJ Tucker
  • Luc Mbah a Moute
  • Tarik Black
Saídas:
  • Sam Dekker
  • Patrick Beverley
Os Rockets vêm de uma época absolutamente positiva, no início da temporada passada todos pensavam neles como uma equipa de Playoff mas nada de mais, no entanto isso foi um pensamento errado. Mike D'Antoni, o treinador, adotou um estilo rápido, ofensivo e triplista que funcionou ás mil maravilhas, moveu outra vez James Harden para shooting guard e colocando ao seu lado um dos melhores defesas da liga, Patrick Beverley. Harden mesmo assim comandava os ataques e tinha um espírito fantástico de partilha da bola, era capaz de mudar o chip a qualquer momento ou ser marcador de pontos e facilitador ao mesmo tempo, marcar 50 pontos e mesmo assim conseguir entre 10 a 13 assistências! Estas performances colocaram os Rockets numa excelente posição para desafiar os Golden State Warriors, mas isso não se sucedeu devido á falta de qualidade defensiva da equipa. Esta filosofia ofensiva típica de D'Antoni baseia-se em marcar mais 1 ponto que o adversário e funciona muito bem contra a maioria das equipas da liga mas quando toca a defrontar equipas da verdadeira elite é um pouco mais complicado, daí a terem sido eliminados nas meia-finais da conferência pelos Spurs.
Uma coisa é certa, os Rockets conseguiram isto tudo só com Harden, o que quero dizer com isto? É que eles tiveram um excelente temporada, onde era verdadeiramente entusiasmante vê-los jogar e houve até ao fim a verdadeira hipótese de irem até ás finais de conferência, só com um all star, não é que os colegas de Harden sejam maus muito pelo contrário mas, simplesmente, não são de calibre all star, não são jogadores que consigam decidir jogos por si próprios ou comandar a equipa quando Harden não o consegue por algum motivo, daí o grande objetivo desta temporada era trazer um jogador desse calibre para Houston, assim ainda mais temíveis se tornavam!

As negociações começaram cedo e foram eles os protagonistas da primeira "blockbuster trade" da offseason, conseguindo contratar Chris Paul. Chris Paul estava a terminar contrato com os LA Clippers e o seu desejo de sair era grande e para terem algo em troca os Clippers estavam disposto a negociar propostas por um dos melhores bases da liga sem qualquer tipo de dúvida, se não o melhor mesmo. Tendo em conta todos esses factos foi conseguida uma troca envolvendo 3 equipas (Nuggets, LA Clippers e Houston) para levar CP3 para o Texas abdicando "apenas" de Beverley e Sam Dekker. É verdade que perderam o melhor base defensivo da liga mas por outro lado ganharam o base mais completo da NBA!
Para colmatar essa perda de algum poderio defensivo os Rockets asseguraram a contratação de um excelente extremo defensivo, PJ Tucker, creio que com este jogador os Houston elevam-se certamente a outro patamar, não se trata de um all star, não, mas a sua capacidade defensiva é muito boa e vindo ele do banco ou começando no 5 inicial será um pesadelo para os atacantes adversários.

Esta equipa dos Rockets já era sólida e boa, com a inclusão destas novas peças irão certamente ser mais ameaçadores e melhores. É uma equipa já estabelecida e não terá que ter um grande tempo de adaptação porque as bases estão todas lá da época passada, as novas peças são poucas e creio que são de fácil adaptação, portanto creio que irão ter uma vantagem inicial muito maior sobre equipas como Timberwolves ou OKC.
A conferência Oeste já sobrelotada de qualidade e isso pode ter efeitos no número de vitórias, no entanto, acredito que melhorem o seu recorde de 55 vitórias, são muito capazes disso e têm peças para isso!
A questão central será: Como é que Harden e Paul irão coexistir? Como é que ambos jogadores que adoram ter bola se vão adaptar a um estilo de jogo com menos posses? 

MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO E ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!!!
Comentários e perguntas no Facebook.  

  

Sem comentários:

Enviar um comentário