14 de junho de 2018

ANTEVISÃO: Portugal x Espanha | Argentina x Islândia

O Velho Duelo



Portugal e Espanha vão disputar aquele que é, em teoria, o melhor jogo da 1ª semana do Mundial. O encontro irá realizar-se dia 15 (sexta feira) pelas 19 horas, em Sochi. Os outros membros do grupo são o Irão e Marrocos, portanto, tudo leva a crer que esta partida irá também ela decidir o 1º lugar do mesmo, a não ser que surja alguma surpresa, e das grandes.

Já bem conhecida, a filosofia portuguesa passa por um estilo de jogo mais pragmático, calculista e defensive minded. Fernando Santos é leal às suas ideias e não nos parece que algo vá mudar, principalmente quando o adversário é a poderosa "vizinha". Contudo, e com o desenrolar dos acontecimentos, terá de adaptar os seus mecanismos às suas necessidades. 

A maior dúvida estará em perceber se a Seleção portuguesa irá alinhar em 4-4-2 ou em 4-3-3. Na nossa opinião, a aposta deve passar por Gonçalo Guedes como companheiro de Cristiano Ronaldo e, assim, manter o meio campo a 4. O jovem do Valencia tem uma capacidade física tremenda e um espírito de entrega e de sacrifício enorme, logo não terá problemas em andar num constante "vai e vem", sendo o primeiro homem de pressão a Busquets ou quem jogar a médio mais recuado.

Já a Seleção espanhola complicou-nos um bocadinho a vida com o despedimento, à última da hora, de Julen Lopetegui. Ainda assim, com estas noticias a serem lanças apenas a 2 dias do início da competição, não nos parece que a estratégia da equipa vá mudar radicalmente para o jogo com Portugal. Em 4-3-3, que ofensivamente se torna facilmente num 4-2-3-1, e com Isco a liderar os timings de jogo, é o que se espera neste 1º e grande desafio.

A Espanha tem sido muito coesa e forte defensivamente - mesmo não pressionando tão alto como outras seleções, sentem-se confortáveis a posicionar o seu bloco um pouco acima do meio campo. A estratégia é esperar pelo erro do adversário, com os espaços sempre muito bem fechados. Como tal, será muito difícil para Portugal encontrar fio de jogo entre linhas.

Prognóstico: Aquilo que se prevê é uma autêntica batalha tática. Não serão de esperar muitos golos, uma vez que ambas as equipas só irão arriscar "tudo" numa situação de controlo quase total, o que dificilmente irá acontecer. Se é verdade que o ataque espanhol se desdobra de forma bastante mais fluída, também podemos elogiar a forma como Portugal consegue criar um bloco muito compacto e que certamente irá dificultar a rapidez de manobras de Isco e companhia.

Para quem gosta de apostar, o nosso palpite vai para o mercado dos -2,5 golos. Parece-nos a opção mais segura, tendo em conta que a Seleção portuguesa é bem capaz de aguentar a avalanche da Roja e conseguir resgatar um empate da partida. Ainda assim, o mais provável será uma vitória espanhola pela margem mínima. 

Talento individual ou trabalho coletivo?



Os principais contornos de apuramento do grupo D podem muito bem ter inicio neste jogo. Dia 16 (sábado) pelas 15h, em Moscovo, Argentina e Islândia vão marcar encontro naquele que será o 1º grande teste à convocatória de Sampaoli. A Croácia parece partir como grande favorita à passagem aos oitavos e a Nigéria, apesar de contar com algumas boas figuras, não será um grande entrave às aspirações das restantes equipas.

A melhor forma de identificar os oponentes, é destacar o talento individual da Seleção argentina  e elogiar a solidez coletiva dos islandeses. É verdade que ambos os conjuntos não atravessam a sua melhor formas mas, à partida para o grande início da competição, a adrenalina está no máximo e a ânsia de vencer o jogo inaugural é enorme - principalmente porque a vitória pode embalar qualquer uma das seleções para a qualificação.

De um lado, temos a controversa Alviceleste que tem vivido sob enorme pressão aos ombros. Este pode ser o último Mundial de Messi e, apesar dos adeptos estarem sempre com a equipa, a situação tem vindo a agravar-se ao ponto de já se "pedir a cabeça" do treinador. As escolhas foram muito questionadas e as exibições claramente sofríveis para uma equipa de quem se espera muito, ainda mais quando se exige que a grande figura (Messi) possa brilhar com bons assets ao seu lado.

Do outro lado, a Islândia vem de uma fantástica participação no Euro 2016 onde não só ultrapassaram a fase de grupos, como eliminaram a Inglaterra numa caminhada até aos quartos de final. Sem grandes qualidades individuais no plantel, têm valores e ideais muito fortes e sintetizados. A plena noção das suas capacidades têm permitido uma grande evolução nos últimos anos e a sua grande arma é a união - juntos criam uma "fortaleza" muito aguerrida e difícil de derrubar.

Prognóstico: Quanto às expetativas em si, os islandeses não terão o mínimo problema em oferecer as despesas do jogo aos argentinos. O trabalho de casa está feito e a preparação para este embate há muito que está afinada (cultura nórdica), portanto irão aguardar que a criatividade do ataque argentino volte a colapsar e aproveitar uma ou outra transição para apanha-los em contrapé. A Argentina, aqui e ali, irá tentar fazer uso dos rasgos individuais dos seus enormes talentos, mas as linhas irão estar demasiado curtas para que estes possam surgir com frequência.

O prognóstico mais fiável, tal como no Portugal x Espanha, será os -2,5 golos devido à intensa luta a meio campo. É muito complicado escolher um vencedor mas diríamos que a Argentina terá ligeiro favoritismo. Para apostadores mais ousados, Messi ou Otamendi para marcar parecem bons palpites, uma vez que nos parece provável que os sul americanos marquem de bola parada.

Sem comentários:

Enviar um comentário