17 de julho de 2018

J-League - 16ª Jornada - Antevisão



Boa noite, caríssimos! Agora que a interrupção no campeonato japonês está a terminar, damos um saltinho ao país do sol nascente e trazemo-vos uma pequena antevisão de algumas partidas que achamos ser interessantes.


Alerta: A J-League retoma agora a sua actividade normal após uma pausa de algumas semanas. As antevisões aqui feitas tentam combinar essa pausa com os momentos de forma que as equipas evidenciavam antes da mesma, pelo que pode existir um maior grau de incerteza quanto aos resultados finais, pelo menos nas primeiras 2 a 3 jornadas.


Sanfrecce Hiroshima vs Gamba Osaka
(
18 de Julho, 11h00 - Edion Stadium Hiroshima)




História principal: Como anfitrião, temos o líder absoluto, Sanfrecce Hiroshima, que mostra ser a melhor equipa da actual edição da J-League. Bem organizados e jogando de forma ponderada, esta equipa não só procura ter o controlo do jogo e ditar o que se passa em campo, como também é capaz de se adaptar a situações adversas. Não se encontram no 1º lugar, com 9 pontos de avanço para o 2º classificado, apenas por sorte. O seu colectivo é forte de uma ponta à outra, mostrando-se competente na defesa e eficaz no ataque. Nesta equipa, temível para qualquer adversário interno, destacam-se nomes como Mizumoto e Nogami nas linhas mais recuadas, Shibasaki no papel de maestro e Patric como artilheiro de serviço.
Do outro lado, temos a equipa do Gamba Osaka, sobre a qual não há muito a dizer, pois as estatísticas falam por si. Actualmente em zona de descida, não são capazes de manter grande consistência nem parece provável que isso venha a mudar tão cedo. Konno e Endo são dois nomes conhecidos do futebol japonês, mas já mostram sinais de estarem para além do seu melhor.

O nosso ponto de vista: A equipa de Hiroshima quererá manter a liderança do campeonato e não deverá facilitar a vida ao adversário. Farão, certamente, por controlar o jogo e o que acontece dentro das quatro linhas, tentando não dar à formação do Gamba Osaka grande margem de manobra. Pelo seu lado, a equipa forasteira tentará contrariar esta situação e talvez partir para contra-ataques. A sua defesa, embora longe de ser surpreendente, não se conta entre as piores 5 classificadas de toda a liga.

Prognóstico: Após uma longa pausa, as coisas podem ficar um pouco baralhadas. No entanto, em condições normais, a equipa de Hiroshima sairá vencedora. +2,5 golos poderá ser uma boa aposta, tanto por possível goleada da formação caseira como por um golo da equipa forasteira.


Urawa Red Diamonds vs Nagoya Grampus Eight
(
18 de Julho, 11h30 - Saitama Stadium 2002)




História principal: Consistência. Uma palavra muito usada quando de fala de futebol, mas que não parece existir no dicionário da equipa de Saitama, nem mesmo 一貫性, a sua forma japonesa. Uma verdadeira montanha russa, esta equipa é capaz de assumir candidaturas ao título, afundando-se na tabela nas partes finais da época, ou começando épocas em má forma e terminando em grande. Este ano não é excepção, e encontram-se num desapontante 14º lugar, mas com um interessante registo de apenas 13 golos sofridos, colocando-se entre as melhores defesas da competição. Do outro lado da moeda, são também um dos piores ataques em prova. Para quem acompanha as nossas análises da Major League Soccer, é possível estabelecer aqui quase uma espécie de paralelismo entre esta equipa e os Seattle Sounders da época actual. Embora talvez não possuam a qualidade de outros tempos, reconhecemos que esta equipa é capaz de mais e melhor, mas não o conseguirão fazer enquanto não acertarem o seu jogo, especialmente em casa, onde já perderam pontos de forma infantil.
O seu adversário e equipa visitante é o Nagoya Grampus Eight, equipa que é, este ano, o saco de pancada da liga nipónica. Sem grandes argumentos e estratégia de jogo, este conjunto não parece, neste momento, ser capaz de muito mais. Tal como a equipa de Urawa, maior definição no seu jogo poderá ser algo benéfico, juntando isso a um esforço no reforço do plantel.

O nosso ponto de vista: Urawa é, sem dúvida, a equipa superior e espera-se que façam por sair da má posição em que se encontram. Jogando em casa, quererão encostar o adversário às cordas e conquistar os 3 pontos, mas é provável que esperem para ver o que este faz antes de iniciarem uma ofensiva forte. Já a equipa de Nagoya tentará, possivelmente, intimidar o anfitrião e superiorizar-se fisicamente, esperando que Jô tenha uma oportunidade para causar estragos.

Prognóstico: Vitória para Urawa. É uma partida que não podem perder, especialmente se ambicionam sair do fundo da tabela, tendo uma excelente oportunidade frente a uma fraca equipa de Nagoya. Não sendo um portento ofensivo, é arriscado avançar que vençam por 2 ou mais golos, mas a defesa do Grampus pode muito bem permitir tal situação.


Júbilo Iwata vs Kashima Antlers
(
18 de Julho, 11h00 - Shizuoka Stadium ECOPA)




História Principal: Partida interessante, até porque tem alguma história. Foi precisamente num jogo frente ao Júbilo que os Antlers deixaram escapar o título na época transacta, empatando e terminando a época com os mesmos pontos que o Kawasaki Frontale, que se sagrou campeão no desempate por critérios secundários. Tal como acontece com os Urawa Reds, esta equipa do Kashima, conhecida por ser um habitual candidato aos lugares cimeiros da tabela, está irreconhecível e anda a penar pelo 11º lugar, sem que mostrar grandes sinais de melhoria. Não conseguem impor o respeito de outrora e isso verifica-se especialmente em jogos fora de casa, onde se dão muito má imagem de si, sem conseguirem encontrar forma de contrariar essa situação.
Já a equipa de Iwata, que usa uma palavra portuguesa no seu nome, encontra-se a fazer uma época tranquila, dentro daquilo que é normal. Não deslumbram mas não se desgraçam, e fazem por dificultar a vida aos seus adversários mais fortes, atingindo onde dói mais caso estes se descuidem. Não se têm mostrado brilhantes em casa, é certo, mas também estão longe de ser absolutamente horríveis. Nakamura, apesar dos seus 40 anos, ainda poderá ser um jogador a ter em conta para certos momentos da partida.

O nosso ponto de vista: Os Antlers tentarão pôr um fim à sua série negativa, mas do querer e tentar até ao conseguir, vai uma distância considerável. A forma como o farão não é propriamente fácil de antecipar, até porque não parecem minimamente capazes de conseguir o que quer que seja de um jogo fora de portas. Já a equipa do Júbilo tentará, por certo, tirar vantagem destes factos e aproveitar todos os erros e espaços que o seu adversário oferecer.

Prognóstico: Júbilo Iwata não perde esta partida. Se a forma de Kashima, na condição de equipa forasteira, se mantiver, a equipa da casa conseguirá, no mínimo, um empate tranquilo. Uma vitória dos anfitriões também não é de descartar, podendo mesmo ser uma partida que verá o seu resultado ser definido nos minutos finais do encontro.

Sem comentários:

Enviar um comentário