31 de outubro de 2018

Jogadores a ter debaixo de olho em 2018/2019

A nossa época de previsões continua e depois de termos analisado algumas equipas que podem ter uma prestação diferente do esperado, está agora na hora de olhar para individualidades. Destes jogadores podemos esperar uma breakout season, um retorno à forma ou até mesmo uma grande desilusão. Sem mais demoras, vamos ao que interessa.




Zach LaVine, Chicago Bulls




Por alguma razão, sinto que que Zach LaVine é o nome mais falado nos meus artigos no geral. O seu novo contrato dividiu as opiniões de adeptos e jornalistas sendo que a grande parte destes pensa que este foi demasiado bem pago. Eu, por outro lado, tenho a mesma fé que a direção dos Bulls. Nesta próxima temporada, LaVine estará rodeado por uma equipa melhor e pronta a crescer em conjunto. Estando agora saudável, melhor adaptado e com uma época inteira pela frente, espero, no mínimo, um Zach LaVine mais eficiente e, acima de tudo, com melhores números no departamento das assistências. Há uma mão cheia de jogadores com muito a provar e LaVine é um deles, conseguirá?

Isaiah Thomas, Denver Nuggets




Quão grande pode um tombo de uma só época ser? Isaiah parece saber a resposta. Há pouco mais de um ano atrás, Isaiah pedia um camião da Prosegur, e conseguiu, porque um camião da Prosegur só transporta dois milhões de cada vez e acabou por receber um contrato mínimo no valor de 2 milhões de doláres. Perguntando a qualquer pessoa depois dos Playoffs de 2017 e parecia certo que IT receberia um max-contract mas o caso foi muito diferente. Depois de ser trocado para Cleveland, mal jogou até ter sido despachado para Los Angeles onde por um minuto parecia que as coisas estavam a melhorar. No entanto, acabaria por voltar à estaca zero.
Entra nesta época numa nova equipa, os Denver Nuggets. Esta associação tem tudo para correr bem. Os Nuggets precisavam de um Point Guard suplente com urgência e Thomas precisava de uma equipa que lhe desse bons minutos. Dito isto, "The King of the 4th" deverá voltar ao papel de sexto homem que o fez crescer em Boston. O sucesso dificilmente será o mesmo, mas estando Isaiah comprometido com este papel e poderemos vê-lo como vencedor do prémio "Sixth Man of the Year" no fim da época.

Jamal Murray, Denver Nuggets




Ora sem sair do Colorado passamos do suplente para o titular. A certa altura na época passada, Jamal Murray pegou fogo com uma série de jogos seguidos em que encheu a coluna dos pontos. Meter a bola no cesto é exatamente aquilo que esperamos dele, no entanto, tendo passado a ser o indiscutível base titular de Denver, os seus números no que toca a fazer os outros jogar são, sem meias palavras, vergonhosos.
Creio que se trata de uma época make-or-break para o produto de Kentucky. Será sempre um jogador sólido, mas esta temporada ditará se este conseguirá dar um salto e eventualmente tornar-se uma estrela ou apenas um scorer dinâmico. Os grandes pontos de interrogação surgem no seu playmaking e na sua defesa. Numa equipa em que a defesa é quase inexistente, será que Murray conseguirá ter algum impacto?

Carmelo Anthony, Houston Rockets




Cá vamos nós outra vez. A reputação de Carmelo Anthony está uma autêntica confusão neste momento. É certo que as pontuações do jogo NBA2K acabam por não interessar, mas depois de lhe ser dado um 79, os comentários são simplesmente discrepantes. Se há quem peça respeito e um 85 para Melo, também há quem diga que ele não mereça mais que um 74. Tudo isto é irrelevante, mas reflete uma realidade, a de que Melo tem meio mundo a duvidar dele, com o fator acrescido de que já esteve no topo desta liga. Num sistema em que não encaixa na perfeição (dos jogadores que mais lança de meia distância na equipa que menos lança daí na história da NBA) conseguirá relançar a carreira ou continuará a ter a fama de "cancro" de balneário? Difícil dizer.

Kevin Knox, New York Knicks




A Summer League é normalmente uma demonstração de talentos da qual não podemos tirar grandes conclusões. A oposição é muito mais fraca do que será na NBA mas há sempre um jogador ou outro que desponta e nos faz esquecer tudo isto. Este ano, Kevin Knox. Ninguém esperava que o rookie apresentasse este tipo de qualidade. Se já se sabia que este era uma besta atlética ninguém esperaria a qualidade de lançamento que o novo Knickerbocker mostrou. Numa equipa em que a grande estrela da equipa, Kristaps Porzingis, poderá estar a época inteira sem pisar o soalho, Knox deverá ser o grande foco do ataque de Nova Iorque. É certo que não se espera grande coisa dos Knicks esta época mas já se espera uma grande contribuição do ex-Kentucky Wildcat. É uma grande aposta para Rookie of the Year.

Markelle Fultz, Philadelhpia 76ers




Pura e simplesmente o jogador com mais a provar nesta liga. Um dos casos mais estranhos da história do basquetebol, é complicado explicar o que se passou com aquele que foi a primeira escolha no Draft da época passada. É certo que houve uma lesão no ombro mas os rumores dizem que Fultz teve um problema mental e que tudo junto o fez "desaprender" a lançar. No entanto, tudo isto parece estar ultrapassado. Houveram equipas a perguntar pelos seus serviços este verão e os reports dizem que este era (quase) intocável e que seria para jogar bons minutos e a titular nesta época. As boas notícias não acabam aqui. Depois de vários treinos com o famoso treinador individual Drew Hanlen, fotos, vídeos e o próprio Hanlen são testemunho que o lançamento de Fultz está reconstruído. Hanlen chega mesmo a dizer que depois de ver os progressos do mais jovem jogador de sempre a fazer um triplo-duplo na NBA consegue afirmar que este será All-Star este ano. Claro que isto é altamente duvidoso, mas o talento é abundante demais para não dar nada. A minha grande aposta para "Most Improved Player of the Year".

Jakob Poetl, San Antonio Spurs




Negócios enormes a meio do verão estão a começar a tornar-se um hábito. Nestes negócios enormes há sempre mais uma peça ou outra a mudar de equipa para além das estrelas. Em alguns casos, acontece que levam um diamante escondido. Acredito que esse diamante esteja pronto a ser polido por Greg Popovich, e acredito que esse diamante é Jabok Poetl.
Na última época, Jakob Poetl mostrou que pode ser uma mais valia nesta liga. Ainda que com minutos extremamente limitados, teve excelentes estatísticas avançadas. Tornou-se num fan favorite em Toronto mas nem assim conseguia mais minutos. Ora esta troca foi a melhor coisa que lhe podia ter acontecido e cai na equipa perfeita. Os Spurs são a equipa que melhor consegue tirar rendimento de qualquer jogador, transformando um jogador de G-League numa peça de rotação a qualquer altura. Para além disto, têm um gosto especial por jogadores internacionais, como é o caso do austríaco Poetl. Numa equipa em que Pau Gasol já não vai para novo, é preciso um novo Center no 5 titular e não deverá demorar até ao meio da época para Poetl agarrar o lugar.


Haverá alguém que nos está a escapar? Algum jogador que nos surpreenderá ou que nos deixará desiludido? Haverá sempre surpresas numa época que está mesmo ao virar da esquina!

MLS - Playoffs - Primeira Fase

New York City FC vs Philadelphia Union

(31 de Outubro, 23:00 - Yankee Stadium, New York, NY)



História principal: Após vencer Philadelphia no último jogo da época regular, a equipa do Bronx volta a receber o mesmo adversário, dias depois, desta feita a contar para a primeira fase dos playoffs. Será este jogo uma repetição daquele que encerrou a fase anterior, ou terão os Union corrigido os erros cometidos?

O nosso ponto de vista: A superioridade da equipa de Domenèc Torrent dificilmente poderá ser posta em causa. Dito isso, esta equipa do Bronx tem mostrado grandes sinais de inconsistência desde que Patrick Vieira saiu para o Nice, pelo que nem sempre se torna fácil prever o que o seu próximo jogo trará. O factor casa - e o Yankee Stadium é um terreno com características que complicam a vida aos adversários - poderá fazer a diferença.

Philadelphia chega a este encontro após uma derrota por 3-1, precisamente às mãos desta equipa dos NYCFC. Os Union, embora não se tenham mostrado como o conjunto mais consistente da época, mostraram alguma solidez na recta final da fase regular, apenas traída por alguns erros naturais de uma equipa que sofre pela falta de experiência em algumas posições. Se têm argumentos para vencer o adversário no seu próprio terreno? Nós acreditamos que sim, embora não se revele uma tarefa fácil de executar.

Quanto ao jogo em si, é mais do que óbvio que nenhuma das equipas quererá perder. A formação forasteira poderá jogar um pouco mais na expectativa e de forma mais cautelosa, mas defender e esperar por ajuda divina não será a melhor das estratégias, e . O vencedor passa à próxima fase, e ambas as equipas quererão ser esse vencedor.

Quem passa e quem fica? O favoritismo está com NYCFC. Jogando de acordo com as suas capacidades, este conjunto deverá vencer os Union de forma tranquila. Não descartamos totalmente Philadelphia, até porque, num jogo desta natureza, erros e falhas de estratégia podem deitar tudo a perder para os favoritos.
+2,5 golos poderá ser um mercado a ter em conta.

Notas de Interesse
  • Este é o primeiro jogo entre New York e Philadelphia no post-season.
  • NYCFC marca, em média, 2,1 golos por cada jogo realizado em casa, sofrendo apenas 0,6.
  • Philadelphia marca, em média, 1,2 golos por cada jogo realizado fora de portas, sofrendo 1,8 na mesma condição.


FC Dallas vs Portland Timbers

(1 de Novembro, 01:30 - Toyota Stadium, Frisco, TX)



História principal: Savarese preferiu fazer alinhar uns Timbers de segunda linha no derradeiro encontro da fase regular, tendo isso levado a uma derrota frente aos Whitecaps. Essa opção de gestão faz com que os Timbers tenham que jogar este encontro fora de casa, o que é uma clara desvantagem. Poderá o descanso dado ao plantel principal ser a chave para afastar Dallas e seguir para as meias-finais? Certo é que, de uma forma ou de outra, os texanos não facilitarão a vida aos Timbers.

O nosso ponto de vista: A equipa de Dallas fez por manter a sua forma inconsistente que caracterizou os últimos meses e terminou a fase regular da pior forma possível, ao sair com uma derrota do terreno do Rapids. Com um plantel que seria capaz de melhor, questionamo-nos acerca daquilo que este conjunto poderá fazer nos playoffs - iremos ver uma equipa nova, motivada e pronta a causar estragos, ou um conjunto abalado que poderá revelar dificuldades nos jogos do post-season? Nós acreditamos mais na segunda hipótese.

Portland chega a este encontro na condição de visitante após Giovanni Savarese ter decidido que a boa forma física era melhor do que jogar em casa. Tendo em conta a natureza da MLS, esse juízo poderia ser questionado, mas considerando a inconsistência de Dallas, é possível que o venezuelano não esteja a pensar mal de todo, até porque contar com jogadores como Blanco e Valeri com algum descanso nas pernas é uma vantagem que qualquer treinador desta liga gostaria de ter.

Os Timbers deverão apostar num jogo mais sólido e defensivo, com base no contra-ataque. É, aliás, a única forma de os Timbers conseguirem resultados, pois acontecem catástrofes quando tentam jogar de outra forma. Bastará a Dallas anular as iniciativas de contra-ataque do seu adversário para ter o controlo da partida, pelo que imaginamos que será essa a estratégia principal dos texanos.


Quem passa e quem fica? Atribuímos o favoritismo aos Timbers. Apesar da importância do factor casa, a equipa de Dallas mostra pouca qualidade de jogo, algo que poderá ser problemático frente a uma equipa com jogadores como Valeri e Blanco, especialmente estando estes com descanso nas pernas. O encontro deverá ser, no entanto, algo equilibrado, e não descartamos a hipótese de chegar a prolongamento. Poderá ser uma boa partida para live betting.


Notas de Interesse
  • Portland sofre, em média, 2,1 golos por cada jogo realizado fora de casa, marcando apenas 1,4.
  • Dallas tem um registo de 1,9 golos marcado por cada jogo realizado em casa, sofrendo 1,1 na mesma condição.
  • Os Timbers perderam apenas dois dos últimos seis encontros.
  • Os últimos três encontros disputados por Dallas resultaram em derrotas.


D.C. United vs Columbus Crew

(2 de Novembro, 00:00 - Audi Field, Washington, D.C.)



História principal: A turma de Ben Olsen já mostrou que é uma equipa dificílima de bater quando joga no seu próprio terreno. Com essa vantagem e com Rooney em boa forma, a tarefa poderá parecer fácil perante uma equipa de Columbus que não se mostra muito concretizadora, mas há que ter cuidado, pois já não estamos na época regular. Nos playoffs, como em qualquer fase a eliminar, os erros pagam-se muito caros.

O nosso ponto de vista: Dificilmente se poderá contrariar a ideia de que D.C. é uma espécie de comboio de alta velocidade e, consequentemente, não é um conjunto fácil de parar. É justo dizer que beneficiaram da vantagem de 15 jogos caseiros - quase sem interrupção - para chegar aos playoffs, mas também é preciso notar que, como equipa, o conjunto orientado por Ben Olsen ajustou-se e melhorou bastante em relação ao que era quando iniciou a época. Com a moral em alta, Rooney a mostrar que veio para jogar e ajudar a elevar o nível dos seus colegas de equipa e mais um jogo caseiro, D.C. tem tudo para seguir para a próxima fase.

Os Crew chegam a este jogo como underdogs, mas nem por isso serão menos perigosos. Um conjunto sem grandes individualidades, Columbus faz do equilíbrio a chave do seu sucesso, aliado - talvez demasiado - aos golos de Zardes. A tarefa frente a D.C. mostra-se complicada, mas caso seja possível manter o equilíbrio e a solidez defensiva enquanto se faz chegar a bola ao matador de serviço, então os Crew terão, certamente, uma palavra a dizer.

D.C. estará plenamente consciente do valor de Columbus e não imaginamos Ben Olsen a facilitar. Embora possua argumentos para tentar dominar o encontro, acreditamos que D.C., mesmo não jogando de forma demasiado defensiva, irá manter algum pragmatismo na sua abordagem ao jogo, pois arriscar demasiado e deixar Zardes sozinho poderá revelar-se fatal. Caberá aos Crew contrariar o jogo de D.C. e conseguir criar as oportunidades de golo que poderão fazer a diferença.

Quem passa e quem fica? Vitória para o United. Embora reconheçamos valor e hipóteses aos Crew, acreditamos que D.C., abordando o jogo de forma sensata, vencerá de forma natural.
Com nenhuma das equipas interessada num empate, dada a natureza do jogo, +1,5 golos poderá ser algo a ter em conta, ou até mesmo +2,5, para os mais aventureiros.

Notas de Interesse
  • D.C. não perdeu qualquer um dos seus últimos seis encontros
  • Columbus venceu apenas dois dos seus últimos seis jogos disputados
  • Em média, D.C. marca 2,2 golos por cada jogo realizado em casa, sofrendo 1.
  • Os Crew sofrem, em média, 1,4 golos por cada jogo realizado fora de portas, marcando apenas 0,6.


Los Angeles FC vs Real Salt Lake

(2 de Novembro, 02:30 - Banc of California Stadium, Los Angeles, CA)


História principal: Tendo conseguido chegar aos playoffs por uma unha negra, à custa da capitulação dos Galaxy, a equipa de Mike Petke procura agora avançar para a ronda seguinte. A tarefa não será fácil, pois terão que defrontar um Los Angeles FC que se mostra muito forte no seu terreno e que terá a final da MLS Cup como alvo principal.

O nosso ponto de vista: Não fosse uma fase menos positiva após o meio da época, e esta equipa de Los Angeles talvez não estivesse a disputar esta fase, mas sim já nas meias-finais de conferência. Dizemos isto porque, de facto, esta equipa possui qualidade para tal, tendo sido traída por uma fase negativa e alguns erros imperdoáveis em jogos chave, sendo os encontros disputados frente aos Galaxy um perfeito exemplo. Apesar disso, essa fase parece estar ultrapassada e a equipa de Bob Bradley apresenta-se nos playoffs como um sério candidato a ir até ao fim. Com a qualidade do plantel e com a vantagem do factor casa, vencer Salt Lake deverá ser uma tarefa fácil.

Salt Lake escapou, quase por milagre, ao destino que sofreu na época anterior, tendo conseguido qualificar-se para os playoffs graças à fantástica capitulação dos Galaxy frente a Houston. Contudo, não se atribua este feito a mera sorte, pois a equipa de Mike Petke revela-se competente e perigosa, pelo menos quando joga no seu terreno. Jogando fora de casa, o cenário é outro, com Salt Lake a mostrar grandes dificuldades em vencer jogos, apesar do plantel relativamente interessante que possui. Assim sendo, e mesmo não descartando totalmente os homens do Utah, se uma equipa de Los Angeles não os tirou dos playoffs, outra deverá fazê-lo.

O jogo deverá mostrar uma equipa de Los Angeles a tentar dominar o jogo e controlar os acontecimentos, fazendo por marcar golos e resolver a questão de forma rápida, até porque qualidade para isso não lhes falta. Salt Lake, se quer ter hipóteses de voltar a passar pelo buraco da agulha, vai ter que saber sofrer e revelar uma solidez defensiva que ainda não conseguiu mostrar até agora.

Quem passa e quem fica? Los Angeles deverá vencer este encontro de forma tranquila. Embora estejamos perante uma equipa de Salt Lake que poderá estar moralizada pela sua sorte e se trate de um jogo com características diferentes, acreditamos que a fragilidade defensiva dos forasteiros acabará por se mostrar.
+2,5 golos poderá ser algo a considerar, assim como um golo para Carlos Vela. Handicap -1,5 para LAFC poderá ser um mercado a explorar pelos mais aventureiros.

Notas de Interesse
  • Com 58 golos sofridos, Salt Lake tem o pior registo defensivo entre todas as equipas qualificadas para os playoffs
  • Em contraste, com 68 golos marcados, LAFC possui o segundo melhor ataque entre as equipas que compõe o grupo, sendo esse valor apenas ultrapassado por Atlanta.
  • 11 - Este é o número de derrotas fora de casa para a equipa de Salt Lake, o pior registo entre as equipas que jogam esta fase.
  • Los Angeles apenas perdeu um jogo no seu terreno.
  • Em média, LAFC marca 1,9 golos por cada jogo realizado em casa, sofrendo 0,9.
  • Salt Lake marca 1 golo por cada jogo realizado fora de casa, sofrendo 2 na mesma situação.

30 de outubro de 2018

MLS - Playoffs

Como será do conhecimento da maioria das pessoas, os norte-americanos têm uma forma muito própria de fazer as coisas, gostando de lhes aplicar uma identidade e sensação de grandeza que é muito sua. Ora, adivinharam! Nem o futebol, jogo que move milhões de pessoas na Europa, escapa à americanização quando jogado nas terras do Uncle Sam, ainda que existam outras razões envolvidas nesse processo.

Quem acompanha a MLS e outras ligas desportivas americanas (pense-se em NBA, NFL, NHL, etc) não precisará de grandes explicações, sabendo perfeitamente daquilo que falamos, mas quem é novo nestas andanças poderá querer alguns esclarecimentos, pelo que vamos aproveitar o aproximar dos playoffs para falar sobre eles.

O que são os Playoffs?


Os playoffs, também conhecidos como o post-season, é o nome dado à fase que sucede à época regular. No futebol que conhecemos (entenda-se europeu), a competição termina após a última jornada a contar para a classificação geral, ao contrário do que sucede na Major League Soccer.

Na MLS, após findada a fase a contar para a tabela classificativa, que decide o vencedor da Supporters' Shield, os 6 primeiros classificados de cada conferência seguem para a fase seguinte, os playoffs, onde decorrem jogos em formato de eliminatórias, até se apurar os vencedores de cada conferência e os finalistas da MLS Cup, aquele que é, de facto, o troféu máximo do futebol norte-americano.

Isto quer dizer que o 6º classificado pode acabar como campeão e que não há motivação acrescida para acabar a época regular em primeiro? Sim e não.

Sim, o 6º classificado de qualquer uma das conferências pode terminar a época como vencedor da MLS Cup - um pouco à imagem de como o 6º classificado de algumas divisões secundárias inglesas pode garantir a subida à divisão seguinte.

Não, não quer dizer que não existe motivação acrescida para competir por lugares superiores. Além da óbvia ambição de conquistar a Supporters' Shield, terminar em lugares superiores pode trazer vantagens às equipas que o conseguem, dada a forma como o apuramento para os playoffs está desenhado, sendo isso fácil de observar mais abaixo.


Playoffs - Quem se qualifica?

  • Os primeiros 6 classificados de cada conferência
  • 1º e 2º classificados qualificam-se directamente para a segunda fase ou meias-finais de conferência.
  • 3º, 4º, 5º e 6º classificados qualificam-se para a primeira fase a eliminar. 

Quem defronta quem?


De acordo com a MLS, na primeira fase dos playoffs (1 jogo apenas).
  • O 3º Classificado defronta o 6º Classificado 
  • O 4º Classificado defronta o 5º Classificado
Como bónus por terem terminado a época num lugar superior ao do seu adversário, o 3º e o 4º classificados beneficiam da vantagem de disputarem estes encontros no seu próprio estádio.


Na segunda fase, ou meias-finais da conferência (2 jogos):
  • A equipa vencedora na ronda anterior, com a pior classificação geral, defronta a melhor equipa já automaticamente apurada para esta fase, ou seja, o 1º classificado.
  • A equipa vencedora na ronda anterior, com a melhor classificação geral, defronta a pior equipa já automaticamente apurada para esta fase, ou seja, o 2º classificado.
  • Esta fase é disputada a duas mãos, com a equipa que transita da ronda anterior a jogar o primeiro encontro em casa, seguindo-se um encontro em fora de portas.
  • Em caso de empate no conjunto da eliminatória, aplica-se a regra de golos marcados fora* ou, se necessário, prolongamento + grandes penalidades.

Na terceira fase, ou final de conferência (2 jogos): 
  • As duas equipas vencedoras da ronda anterior defrontam-se em dois encontros.
  • Como na ronda anterior, a equipa com a pior classificação geral recebe o primeiro encontro, jogando o segundo em casa do adversário.
  • Os critérios de desempate são semelhantes aos da segunda fase.
  • O vencedor desta fase é coroado campeão de conferência e segue para a final da MLS Cup
 MLS Cup - Final (1 jogo):
  • Neste encontro defrontam-se os vencedores de cada conferência, apurados na ronda anterior.
  • De acordo com as regras da MLS actualmente em vigor, o jogo será jogado em casa da equipa que obteve mais pontos durante a época regular.
  • Em caso de empate no final dos 90 minutos, o jogo prolonga-se até aos 120 minutos (duas partes de 15 minutos). Se o empate vigorar no final do prolongamento, seguem-se as grandes penalidades.
 
* Em caso de prolongamento, golos marcados fora de casa deixam de ter peso. Em caso de empate na eliminatória no final dos 120 minutos, o jogo segue para desempate por grandes penalidades.

28 de outubro de 2018

Série A: 10ª Jornada - Antevisão


AC Milan x Sampdória

(28 de Outubro, 17h00 - San Siro, Milão)


História principal: Saúde mental. Depois de uma série de resultados relativamente mais positivos, o Milan voltou a cair na sua "graça" e soma agora 2 derrotas consecutivas em outros tantos jogos. O desaire no derbi de Milão foi desapontante mas a foi a derrota caseira com o Bétis, a contar para a Liga Europa, que mais causou insatisfação entre os adeptos da equipa. Os homens de Gattuso continuam a falhar redondamente em afirmarem-se como um conjunto de valor e a crítica já não parece ter muitas esperanças num futuro risonho.

A Sampdoria, muito pelo contrário, tem mostrado imensa consistência e competência nesta nova edição da Série A, uma equipa sempre difícil de bater e com excelentes recursos ofensivos na hora de procurar o resultado. Esta visita ao San Siro, contudo, não se adivinha nada fácil. A grande incógnita será mesmo a saúde mental da equipa da casa, uma vez que não sabemos o quanto estes últimos resultados irão afetar a performance neste desafio.

O nosso ponto de vista: O Milan tem o objetivo e a obrigação de comandar a partida desde o início. Os 3 pontos, sempre importantes, são ainda mais essenciais para a turma da casa e terão que assumir essa postura desde o início. Ainda que de forma pouco objetiva, é natural que controlem a posse de bola durante grande parte do encontro, enquanto que o adversário procurará sair em contra golpe e aproveitar as constantes desconcentrações da equipa milanesa.

Absolutamente fundamental será a forma paciente como o Milan conseguirá "furar" a defesa da Samp, sabendo que qualquer erro será aproveitado da melhor forma pelo adversário. A Sampadoria não terá problemas em entregar a posse, mas também não hesitará na hora de criar superioridade numérica no último terço. O trio ofensivo composto por Quagliarella, Defrel e Caprari irá colocar a defesa do Milan em sentido durante os 90 minutos e dificilmente deixarão o marcador em branco. 

Prognóstico: Partida extremamente difícil de prever mas creio que o Milan dará a volta por cima aos últimos acontecimentos e irá conquistar uma importante vitória pela margem mínima. Todavia, fica a plena noção de que a Samp pode muito bem surpreender e sair de Milão com os 3 pontos. Dado que não acredito que alguma das equipas não faça pelo menos 1 golo, +2,5 parece-me um mercado bastante provável.

Napoli x Roma

(28 de Outubro, 19h30 - San Paolo, Nápoles)


História principal: Competência na transição defensiva. Depois daquele início um pouco mais atribulado e algo inconsistente, o poderio da equipa napolitana já não é surpresa para ninguém e têm mantido um ótimo resisto, tanto na principal competição interna, como fora de Itália, onde conseguiram um excelente empate no terreno do PSG - num jogo onde a vitória só fugiu aos 93 minutos.

Do outro lado está um conjunto que, no mesmo prisma, apresenta um historial menos positivo. A Roma tem mostrado imensas dificuldades em mostrar um futebol consistente, principalmente no que toca ao momento defensivo. A equipa não consegue manter uma série de bons resultados durante muito tento e prova disso foi a derrota caseira com a surpreendente Spal na última jornada. Ainda assim, estes jogos costumam puxar pelo "nervo" dos jogadores e são uma motivação extra que certamente melhorará o desempenho de todos.

O nosso ponto de vista: O Napoli irá colocar toda a sua habilidade/qualidade dentro das 4 linhas e conseguirá superiorizar-se a um conjunto romano que continua a dar pouca confiança na transição defensiva. Os constantes erros de transição tem colocado a equipa em cheque, o que tem custado alguns resultados que, à partida, seriam passíveis de 3 pontos.

A junta à extrema capacidade de conseguir manter a posse de bola, a formação da casa tem uma facilidade enorme em construir ataques de transição rápida e será aí que o jogo ficará decidido. Como um "predador" que guarda as suas energias para as usar no momento certo, o Napoli irá aproveitar esses mesmos lances para aniquilar a defesa romana e impossibilitar a hipótese de resposta.

Prognóstico: Vitória algo tranquila para a turma de Ancelotti. Acredito que vencerão a partida por uma margem de 2 golos, sem que nunca coloquem em causa os 3 pontos em momento algum. Não me admirava que a Roma, inclusive, ficasse em branco no marcador. Mertens irá ser um dos jogadores a constar na lista de marcadores. Vitória do Napoli ao intervalo também pareço uma boa aposta.

Lazio x Internazionale

(29 de Outubro, 19h30 - Stadio Olímpico, Roma)


História principal: Espírito combativo. Este será, muito provavelmente, o jogo mais emocionante e interessante desta 10ª jornada. São duas formações em bom momento de forma, que têm colecionado uma boa série de resultados e que procuram aqui consumar a sua posição na tabela classificativa.

A Lazio é uma das melhores equipas a jogar no seu reduto e esta será a grande prova às melhorias que a turma de Spaletti tem evidenciado nos últimos tempos. Será, sem dúvida, o maior teste à competência da equipa e teremos a oportunidade de ver aquele que é o real valor do plantel. A deslocação adivinha-se extremamente complicado e será preciso o melhor Inter do ano para levar de vencida a partida.

O nosso ponto de vista: Espero um encontro muito combativo, principalmente na zona do miolo, com muitos duelos individuais e sem grandes oportunidades claras de parte a parte. Será interessante perceber quem terá a maior vontade de assumir as despesas da posse mas creio que não será declarada, nem de um lado, nem do outro, durante grande parte do jogo.

O "fator x" será mesmo a postura das equipas no campo e a forma como cada uma delas terá atrevimento suficiente para procurar a vitória. Parece-me que o receio de não conquistar qualquer ponto será maior do que a vontade de levar os 3 pontos e isso irá notar-se na fluidez do próprio jogo. A maior irreverência, ainda assim, deverá partir dos homens da casa que deverão ter a melhores oportunidades, ainda que escassas, para se superiorizarem no marcador.

Prognóstico: Antes mais, parece-me que este será um daqueles jogos em que apostar em LIVE será a melhor opção. Contudo, a ter que prever, diria que a partida irá terminar empatada e que não haverão mais de 2 golos. 

27 de outubro de 2018

MLS - 34ª Jornada - Antevisão

 

Sporting Kansas City vs Los Angeles FC

(28 de Outubro, 20:30 - Children's Mercy Park, Kansas City, KS)


História principal: Duas equipas à procura do 1º lugar na conferência oeste defrontam-se nesta última jornada, sabendo que uma derrota pode ter implicações muito sérias em relação ao lugar que irão ocupar nos playoffs. 

Após vencer Dallas, Kansas City sabe que um empate será, à partida, suficiente para assegurar o primeiro lugar, mas vão receber uma equipa de Los Angeles que quer deixar uma forte marca naquela que é a sua primeira época na MLS. Um encontro que promete ser interessante!

O nosso ponto de vista: Estes dois conjuntos tiveram, até aqui, um percurso um tanto semelhante, com quebras de forma acentuadas a meio da época, recuperando na recta final da regular season. São conjuntos fortes, sendo que Kansas City prima pelo seu equilibrio enquanto Los Angeles tem, como ponto forte, a sua linha ofensiva - mas não se pense que as suas linhas mais recuadas não possuem qualidade.

Jogando ao seu melhor nível, ambas as equipas têm o potencial para criar um ambiente de jogo que agradará a qualquer adepto. Para este encontro, prevemos que os homens da casa procurem fazer o seu típico jogo equilibrado e seguro, controlando os acontecimentos e tentando não dar muitos espaços aos visitantes, enquanto aproveitam as suas oportunidades. As mãos seguras de Tim Melia poderão ter extrema importância.

LAFC tentará contrariar essa táctica, certamente, até porque só a vitória interessa, e contará com nomes como Carlos Vela e Adama Diomande na sua linha mais avançada, jogadores que podem fazer a diferença na hora de definir um resultado.

Mesmo com a decisão da Supporters' Shield a ter lugar em campos alheios, recomendamos que sigam esta partida, pois tem tudo para entreter!

Prognóstico: Los Angeles está longe de ser uma equipa fraca. Como foi dito, estes dois conjuntos estão em níveis muito semelhantes, pelo que live betting poderá ser a melhor estratégia. Dito isto, dada a importância da partida e o factor casa, acreditamos que Kansas City não perde este encontro e acabará a época regular como 1º classificado da conferência oeste.

Notas de Interesse
  • Kansas City marca 2 golos por cada jogo realizado em casa, sofrendo 1 na mesma situação.
  • LAFC marca 2,2 golos por cada jogo realizado fora, sofrendo o mesmo número de golos em semelhante condição.
  • No único encontro realizado entre estes dois conjuntos, Kansas City venceu LAFC por 0-2, em jogo realizado no Banc of California Stadium.
  • Tim Melia (SKC) já conta com 13 jogos sem sofrer golos

Los Angeles Galaxy vs Houston Dynamo

(28 de Outubro, 20:30 - StubHub Center, Carson, CA)



História principal: Vencer é a palavra de ordem. Com a derrota de Salt Lake em Portland e tendo vencido em Minneapolis, os Galaxy ficaram a depender de si mesmos para conseguir chegar aos playoffs, necessitando de vencer Houston para o garantir.

Com uma forma recente relativamente encorajadora e a fechar a época regular com um jogo em casa, tudo parece estar a favor de Zlatan e companhia, mas há que ter algum cuidado com equipas que só jogam pelo orgulho.

O nosso ponto de vista: Os Galaxy parecem uma equipa totalmente diferente com Dominic Kinnear. Não se trata de um milagre, nem as suas lacunas desapareceram por completo, mas as falhas de concentração e desorganização táctica que se viam, por vezes, com Sigi Schmid, parecem ter sido reduzidas, sendo que esta equipa consegue mostrar-se mais ameaçadora e jogar mais de acordo com os jogadores que possui.

Houston, após ter conseguido uma pequena pausa na sua série desastrosa, está de volta às derrotas, tendo aqui uma missão bastante complicada. Bater uma equipa dos Galaxy que está motivada e lançada na sua corrida aos playoffs não vai ser fácil, especialmente tratando-se de um jogo fora de portas. Poderão ter algumas hipóteses caso não concedam muito espaço em lances de bola parada, mas a situação não parece favorável aos texanos.

Antevemos uma equipa dos Galaxy a jogar de forma atacante e com ideias de dominar o encontro, pois só assim conseguirão salvar a sua época. Houston não tem nada a perder, pelo que não imaginamos que a sua estratégia passe por se encolher na defesa e ficar à espera daquilo que vier. Não apostamos em ver uma equipa de Houston a atacar de forma avassaladora, mas tentarão, certamente, criar alguns calafrios aos homens da casa.

Prognóstico: Vitória para os Galaxy e consequente qualificação para o post-season. Mesmo com Giovani dos Santos em dúvida, os Galaxy de Kinnear têm mostrado que a sua qualidade é suficiente para vencer este jogo e conseguir salvar aquilo que, a certa altura, parecia ser uma época para esquecer.

+2,5 golos poderá ser algo a considerar, assim como golos para Zlatan e/ou Alessandrini e Manotas


Notas de Interesse
  • Os Galaxy marcam, em média, 2,2 golos por cada jogo realizado em casa, sofrendo 1,5.
  • Houston marca, em média, 1,2 golos por cada partida realizada fora de portas, sofrendo 2 golos na mesma condição.
  • Em 12 jogos realizados entre estas duas equipas, em Los Angeles, os Galaxy venceram por 5 vezes, contra 3 do adversário.
  • Os Galaxy venceram por 2 vezes nos últimos 5 encontros entre estes dois conjuntos, contra apenas um triunfo de Houston.


New York Red Bulls vs Orlando City

(28 de Outubro, 20:30 - Red Bull Arena, Harrison, NJ)



História principal: Os Red Bulls recebem Orlando nesta última jornada da época regular, sabendo que só um triunfo interessa se têm ambições de vencer Supporters' Shield.

Não estando apenas dependentes de si próprios, os Bulls contam com a vantagem de jogar em casa, frente a um conjunto fraco, enquanto os seus mais directos rivais pela taça terão que se deslocar até ao Canadá. Será isso suficiente para que o troféu viaje até à Red Bull Arena?

O nosso ponto de vista: Não há grande necessidade de fazer comparações aprofundadas entre estas duas equipas, pois a diferença entre ambas é bem visível, com os Red Bulls a serem imensamente superiores.

Dito isto, e estando conscientes da necessidade de vencer, os Bulls não entrarão em campo sem cuidados e a atropelar o adversário. Mesmo estando perante um conjunto muito mais fraco, é certo que Chris Armas quererá ter alguma cautela e jogar de forma objectiva, - tem sido, aliás, uma das imagens de marca dos Bulls de Armas, sólidos, objectivos e eficazes - convidando Orlando a deslumbrar-se um pouco, aproveitando depois os espaços dados pelos visitantes.

Com a qualidade que possuem e sendo capazes de vencer jogos complicados em terreno alheio, é difícil dar grandes hipóteses a Orlando, embora a qualidade de jogadores como Yotun, Kljestan e Dwyer seja sempre um factor a ter em conta - algo que, de resto, dificilmente terá escapado a Chris Armas.

Prognóstico: Vitória para os Red Bulls. Não vemos capacidade suficiente na equipa de Orlando para conseguir pontos na Red Bull Arena, sendo que isso apenas acontecerá caso a equipa da casa acuse a pressão de forma quase impensável. Arriscamos dizer que, neste momento, os Red Bulls estão mais bem posicionados para garantir a Supporters' Shield, pois Atlanta não terá um jogo fácil em Toronto.

Quanto a golos, +1,5 parece ser uma boa aposta, sendo que +2,5 não é de descartar. Wright-Phillips tem estado um pouco apagado, mas este poderá ser um bom jogo para voltar aos golos.


Notas de Interesse
  • Em 4 encontros jogados em casa dos Red Bulls, Orlando apenas venceu 1, contra 3 vitórias da equipa da casa.
  • Nos últimos 6 encontros, Orlando apenas venceu por uma vez, sofrendo 4 derrotas.
  • Jogando na Red Bull Arena, a equipa da casa marca, em média, 2,2 golos por encontro, sofrendo apenas 0,6, evidenciando enorme solidez defensiva.
  • Orlando mostra dificuldades em marcar golos fora de casa, com uma média de 0,9 golos por jogo, sofrendo 2,7.


Toronto FC vs Atlanta United

(28 de Outubro, 20:30 - BMO Field, Toronto, ON)



História principal: Correndo o risco de repetir a mesma expressão, só a vitória interessa! Não é possível resumir este encontro de outra forma, pois Atlanta não pode perder pontos neste jogo e ficar à espera que o mesmo aconteça aos Red Bulls (que, por sinal, têm a vida facilitada, já que o seu adversário é Orlando).

Querendo acabar a época em alta, a equipa de Toronto adoraria estragar a festa aos homens de Tata Martino, mas conseguirão os canadianos pôr travão à sua série de derrotas consecutivas?

O nosso ponto de vista: Atlanta é a equipa superior, sem qualquer dúvida, mas isso, só por si, nada garante. Ninguém questiona a capacidade de Tata Martino, ou a qualidade de jogdores como Barco, Martínez, Parkhurst ou Guzan, todos pedras importantes do sucesso e domínio deste conjunto. No entanto, deve notar-se que Toronto, apesar da fraca época, não é uma equipa composta por jogadores fracos, pelo contrário. Nomes como Giovinco, Bradley e Osorio devem ser tidos em conta, especialmente num encontro jogado em solo canadiano.

Atlanta deverá jogar de forma mais pragmática, como é característico desta equipa em jogos fora de casa, e defrontará uma equipa de Toronto que não tem nada a perder. Um homem não faz uma equipa, mas a recente quebra de forma de Josef Martínez poderá ser algo preocupante para uma equipa que nunca venceu Toronto. Fica também a dúvida em relação ao efeito que o anúncio da saída de Tata Martino, após o final da época, poderá ter neste conjunto, embora tal pudesse ser adivinhado há algumas semanas.

Do lado da casa, os canadianos quererão vencer a partida e o seu estilo de jogo deverá reflectir isso mesmo, algo que dará oportunidade aos forasteiros de aplicar contra-ataques mortíferos. Isto poderá trazer dificuldades a Toronto, dadas as suas vulnerabilidades defensivas, e Atlanta estará consciente disso.

Conseguirão os homens da Geórgia vencer e levar a Supporters' Shield para casa? Têm boas possibilidades, mas o histórico - que vale o que vale - não favorece tal cenário.

Prognóstico: A existir um vencedor, apontamos para Atlanta. Trata-se de uma equipa superior e com um bom registo em jogos fora de casa, pelo que é difícil atribuir o favoritismo a Toronto, muito devido às suas terríveis fragilidades defensivas. Contudo, há que salientar que Atlanta nunca venceu Toronto, sendo isso algo que pode ter efeitos negativos na moral da equipa. Live betting poderá ser uma boa estratégia.

Quanto a golos, +2,5 poderá ser um mercado a explorar, assim como golos para Giovinco e/ou Osorio e Ezequiel Barco. 


Notas de Interesse
  • Todos os jogos entre estas duas equipas terminaram empatados a duas bolas
  • Toronto marca, em média, 2,2 golos por cada jogo realizado no BMO Field, sofrendo 1,8
  • Atlanta marca, em média, 1,7 golos por cada jogo realizado fora de portas, sofrendo 1,3 na mesma condição.
  • Almirón e Villalba, dois importantes jogadores de Atlanta, continuam de fora devido a lesão.
  • Nos últimos 6 jogos, Toronto conta com 4 derrotas, tendo vencido apenas 2.

26 de outubro de 2018

Premier League: 10ª Jornada - Antevisão

 

Fulham FC vs AFC Bournemouth

(27 de Outubro, 15:00 - Craven Cottage, Londres)



História principal: A pausa internacional talvez não tenha feito muito bem ao Bournemouth, pelo menos a julgar pelo que fizeram na semana anterior. Embora tenham sido a força dominante durante grande parte do jogo, o desperdício ofensivo e um desligar da equipa na recta final do encontro poderiam ter tido consequências bem mais graves. Poderá isso servir de catalisador para a equipa voltar aos bons resultados? Fica a questão.

Do lado da casa temos o Fulham, equipa que esbanjou dinheiro como se não houvesse amanhã e deseja assumir-se como equipa que quer lutar por lugares europeus. Como dar passos maiores do que a perna não costuma correr bem, não é surpresa ver esta equipa a desiludir. Precisa-se de uma vitória com alguma urgência.

O nosso ponto de vista: Acreditamos que este encontro não vem nada em boa altura para os homens da casa. Se é verdade que o Bournemouth é, tradicionalmente, muito mais ameaçador quando joga no seu terreno, também é verdade que o Fulham conseguiu a proeza de sofrer 4 golos daquela que é, possivelmente, a equipa mais fraca do campeonato, o Cardiff City. O factor casa poderá ter alguma influência, mas será difícil conseguir um resultado positivo sem uma reacção por parte dos jogadores.

Apesar do mau momento do Fulham, a equipa do Bournemouth deverá manter-se fiel à sua forma de jogar fora de portas. Mais cautelosos e com uma maior aposta no contra-ataque, serão um adversário a ter em conta, mesmo estando condicionados pelo tamanho do terreno de jogo em Craven Cottage.

Quanto ao jogo, antevemos uma primeira parte na qual o Fulham irá tentar de tudo para conseguir o golo inaugural. Dada a aparente ansiedade da equipa londrina, Eddie Howe não terá problemas em usá-la e tentar ampliá-la, de forma a criar erros que o seu Bournemouth possa explorar.
Esta equipa do Fulham joga, de momento, com o coração e sem raciocínio, pelo que não deverão ter vida fácil caso o Bournemouth mantenha a sua solidez defensiva.

Prognóstico: Apesar do factor casa beneficiar o Fulham, acreditamos que o Bournemouth não perde esta partida. Poderão mesmo sair com os 3 pontos caso se revelem eficazes e aproveitem os erros do seu adversário, pois este não parece ter grande capacidade de resposta.
Marcando primeiro, o Fulham jogará mais à vontade, mas isso talvez não seja suficiente para vencer a partida.
+2,5 golos, +2,5 Cartões amarelos e golo para Nathan Aké poderão ser mercados a explorar.





Manchester United vs Everton

(28 de Outubro, 16:00 - Old Trafford, Manchester)


História principal: Não é segredo que o United e Mourinho passam por um momento menos bom. Com lacunas visíveis na equipa, entre outras coisas, a confiança vai-se desvanecendo, o que faz com que este United esteja numa posição bastante abaixo do seu real valor. É necessário levantar a moral e criar confiança para que a equipa consiga atingir um nível superior, pelo menos até ser possível resolver os problemas de plantel. Conseguirá Mourinho atingir esse objectivo? A segunda parte realizada em Stamford Bridge leva a crer que sim, mas um mau resultado neste encontro pode deitar tudo a perder... e o adversário promete não facilitar a tarefa.

Este Everton, após um início um pouco mais lento, parece ter entrado na senda dos bons resultados e já leva 3 vitórias consecutivas. Há que notar que, apesar disso, as exibições não têm sido fantásticas, evidenciando fragilidades no sector defensivo, mas isso não torna este conjunto menos perigoso. Uma partida interessante.

O nosso ponto de vista: Não é segredo que as equipas de Marco Silva parecem elevar-se sempre que entram em jogos deste tipo. Fazem boas exibições e mostram-se sérios, concentrados e compactos, capazes de causar dores de cabeça ao adversário. Um bom exemplo disso será o encontro frente ao Arsenal, no qual o Everton se mostrou como a melhor equipa em campo, apesar da derrota. Acreditamos que o plano de jogo de Marco Silva, para este encontro, não seja muito diferente, sendo que poderá resultar em algo positivo caso a equipa seja eficaz e concretize as suas chances.

José Mourinho quererá voltar a ter razões para mandar calar os jornalistas, mas para isso acontecer vai precisar de mostrar que este United quer e pode mudar. Uma boa forma de o fazer seria jogar da mesma forma que se apresentou na segunda parte da partida frente ao Chelsea, com um jogo mais ofensivo e fluido, contrastando com o que parece ser habitual nas suas equipas. Não é segredo que os adeptos preferem o "plano B", e, ao que parece, quem não gosta dele são mesmo os adversários.

Contudo, não imaginamos que Mourinho abandone as suas filosofias tão depressa. Prevemos uma primeira parte com um United mais cauteloso e defensivo, tentando abrandar o ritmo de jogo ao seu gosto e sem colocar muitos homens no ataque, deixando Lukaku um pouco isolado na frente. Marco Silva deverá contar com esta abordagem, pelo que o Everton não estará muito desconfortável e irá esperar pelos Red Devils no seu próprio meio campo, limitando bastante os espaços aos homens de Mourinho.
Antevemos um Manchester United mais ofensivo na segunda parte caso o nulo se mantenha, ou na eventualidade de sofrerem um golo.

Prognóstico: O Everton tem capacidades para baralhar o jogo e mostra-se a bom nível quando joga frente a equipas grandes. Dito isto, a sua defesa compromete maiores ambições, pelo que acreditamos que não sairão daqui com 3 pontos. A nossa aposta é que o United não perde este encontro, podendo mesmo vencê-lo, ainda que pela margem mínima.
Não descartamos, contudo, um golo dos homens de Marco Silva.
+2,5 golos, -1,5 golos na primeira parte e United para marcar um golo de fora da área parecem ser apostas a considerar. Pogba para figurar na lista de marcadores poderá ser, também, um mercado interessante.




Tottenham Hotspur vs Manchester City

(29 de Outubro, 20:00 - Wembley Stadium, Londres)



História principal: Este Manchester City pode ainda não se encontrar na mesma forma avassaladora que evidenciou na época anterior, mas ninguém questiona o seu valor nem o seu potencial, especialmente após uma convincente vitória na Ucrânia, frente ao Shakhtar Donetsk.

O Tottenham mostra-se um pouco contrário ao que foi dito sobre o City. Estando alguns furos abaixo do que mostrou na época transacta, esta equipa começa a ser questionada, especialmente pelas suas exibições. Os resultados vão aparecendo, é certo, mas até quando? A falta de contratações não pode servir como desculpa, este conjunto tem qualidade para jogar de forma mais segura e tranquila, podendo vir a sofrer graves dissabores caso não consigam melhorar. 

Apesar de jogarem em casa - ainda que emprestada - a questão que se coloca é mesmo quanto tempo conseguirão os Spurs aguentar? E conseguirão reagir a uma desvantagem?

O nosso ponto de vista: Os Spurs têm mostrado consistência na qualidade das suas primeiras-partes. Todas (ou quase todas) são fracas, sendo que isso poderá ser a sua sentença de morte num jogo como este. Dar 45 minutos de avanço a um Manchester City é pedir para chegar ao intervalo já sem grandes hipóteses de conseguir um único ponto, pois Guardiola sabe explorar todos esses pormenores que podem dar vantagem à sua equipa.

Acreditamos que o Tottenham não irá mudar e que irá manter os seus problemas defensivos, tornando o jogo fácil para os Citizens. A forma como a equipa de Guardiola troca a bola deverá ser mais do que suficiente para desmontar o conjunto orientado por Pochettino, que deverá ver a partida a ser controlada pelo seu adversário. Não vemos os Spurs como grande ameaça, mas não os vamos descartar de imediato, até porque têm qualidade para marcar golos, algo que, a acontecer antes de um golo dos visitantes, poderá dar outra dinâmica à partida.

Prognóstico: Vitória para o Manchester City. Não nos parece que os homens de Pochettino consigam impedir os Citizens de levar os 3 pontos para Manchester. Dito isto, deverá ser um bom espectáculo para os amantes de futebol.
Possível handicap de -1,5 para a equipa de Guardiola, +2,5 golos no total e City a vencer ao intervalo. Aguero e/ou Bernardo Silva poderão figurar na lista de marcadores, assim como Lucas Moura e/ou Eriksen.